A cantora e compositora brasiliense Catarina Bastos se apresenta no Quintal Green Bar na próxima, quarta, dia 13 de novembro, levando o melhor de sua arte, que inclui música e poesia

Catarina Bastos, cantora e compositora da cidade, fará apresentação especial com diversos ritmos, que fazem parte de sua rica identidade musical. A apresentação será uma pequena mostra de seu primeiro disco, “Um Canto, Um Jardim”, a ser lançado em 2020, onde reúne música e poesia, tendo como temas principais os elementos da natureza e seus símbolos, e ritmos inspirados nas músicas tradicionais do Brasil, da Colômbia e de outras partes da América Latina, além da música chinesa antiga, indígena e africana. Com o show intitulado “Catarina in Forró-Latin”, Catarina também irá apresentar em seu repertório forró, salsa, música afro colombiana, entre outros gêneros musicais da América Latina, e estará acompanhada do violinista Flávio Café e do percussionista Alessandro Moska. O show acontece no Quintal Green Bar (CLN 207), no dia 13 de novembro, quarta-feira, às 20h.

Festival da Rádio Nacional FM 2019

Recentemente, a sua música “Canoeiro”, produzida pelo músico colombiano Teto Ocampo, foi classificada para o Festival da Rádio Nacional, concorrendo, por um processo de votação popular, para se apresentar no festival ao final de novembro.

Neste link, você pode ouvir sua canção e participar da votação até 15/11: http://radios.ebc.com.br/festivaldemusica/

Sobre Catarina

Música, compositora, poeta e pesquisadora de música e tradições do Brasil e do mundo, iniciou-se na música como autodidata aos 10 anos de idade, no piano. Depois de dois anos estudando piano clássico, passou a tocar violão, aos 12 anos, ao princípio também como autodidata, depois estudando nas principais escolas de música de Brasília, onde nasceu. Estudou Técnicas de Canto Popular, de 2005 a 2008, junto a um programa de História da Música Brasileira, em Brasília, na escola Tupiniquimusical, recém-inaugurada na época por professores da Escola de Música de Brasília e da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello.

Na Escola de Brasileira de Choro de Brasília, mais tarde foi professora de violão para crianças e da disciplina teórica e prática que criou, Música e Cultura Popular Brasileira, de 2016 a maio de 2019, ensinando história da música e formação cultural do Brasil e práticas de canto popular para adultos. Paralelo à música, graduou-se em Antropologia na Universidade de Brasília, focando seus estudos na Etnomusicologia. Recém-formada, viveu na Colômbia, de 2009 a novembro de 2015, conhecendo de perto a cultura e a música desse país e sua relação com ritmos e tradições do Brasil e de outras partes do mundo, enriquecendo seus conhecimentos e experiências no mundo da música.

Lá se apresentava regularmente em ambientes brasileiros, cantando e tocando violão, e dava aulas de canto popular para estrangeiros através da música brasileira. De volta ao Brasil, criou a sua escola, Música e Cultura Brasileira, onde dá cursos de canto e violão, além de eventuais oficinas e workshops de história da música e tradições do Brasil, entre outros, e vem se dedicando a suas composições, iniciadas na Colômbia, e escreve poesia, tanto para as apresentações com os alunos quanto como um elemento essencial em sua música, sendo seus principais temas e inspirações, tanto na música quanto na poesia, a natureza e seus símbolos, as crianças, a música clássica, e os ritmos tradicionais do Brasil e de outros países da América Latina e do mundo, sobretudo na música chinesa antiga e na música do campo.

Serviço

Show Catarina in Trio Forró-Latin
Dia/Hora: Quarta-feira, 13/11/2019, às 20hs
Local: Quintal Green Bar
CLN 207, Bloco C, Loja 36/44, Asa Norte, Brasília, DF
R$15,00 (Couvert artístico)
Classificação Livre

Anterior Pussy Riot é destaque do Festival Bravas Brasil, em Brasília
Próximo Festival Bar em Bar: tema “Bar em Bar é para todo mundo”