Mostras “IKEBANA: a arte de se expressar com flores” abre na sexta (21) no CasaPark

O Shopping CasaPark receberá o evento anual “Ciclo da Cultura Japonesa”, de 21 a 23 de setembro, por meio da exposição “IKEBANA: Expressão e Forma” — mostra comemorativa dos 110 anos de imigração japonesa no Brasil.

A exposição reúne cerca de 50 arranjos originais, produzidos pela professora Zilá da Costa Raymundo e pelos integrantes do Clube de Ikebana Sogetsu de Brasília. O evento, aberto à visitação do público na sexta (21) e no sábado (22), das 10 às 22 horas; e domingo (23), das 12 às 20 horas, apresenta a essência da estética japonesa de delicadeza e expressividade.

“As composições representam a linha moderna da arte floral japonesa da Ikebana Sogetsu, fundada em 1927. Sob o conceito de que os arranjos florais podem ser criados por qualquer um, em todo lugar e com qualquer material. O resultado são arranjos pouco convencionais, que desafiam a estética tradicionalmente conhecida”, comenta Zilá da Costa Raymundo, presidente do Clube de Ikebana de Brasília e coordenadora da exposição.

Zilá acrescenta que as composições podem ser comparadas a um tipo de escultura viva e nenhum material estará à venda. “O objetivo da exposição é apreciar a beleza da flora brasileira, que ganha destaque ainda maior com a técnica da Ikebana”, diz.

Mostras “IKEBANA"
Mostras “IKEBANA” | Foto : Divulgação

Curiosidades

  • ü Ikebana significa Ka-dô, o caminho da flor (Ka = flor; Dô = caminho);
  • ü Estima-se que a prática milenar do Ikebana tenha origem em conceitos filosóficos do budismo;
  • ü É a arte dos arranjos florais;
  • ü No Brasil, existem atualmente 14 escolas filiadas à Associação de Ikebana do Brasil;
  • ü Sogetsu é uma das escolas (linha estética) que segue a linha moderna da Ikebana;
  • ü A Escola de Ikebana Sogetsu, cuja sede é em Tokyo, tem representação em Brasília e mantém cursos regulares, realizando pelo menos uma exposição anual há 30 anos.

Serviço

O que: Exposições – “IKEBANA: a arte de se expressar com flores” e “Caliandra”
Quando: 21 a 23/9
Onde: CasaPark (SGCV Sul lote 22)
Horário: Sexta e sábado (21 e 22/9) – 10h às 22h | Domingo (23/9) – 14h às 20h
Investimento: Gratuito
Realização: Embaixada do Japão no Brasil e Escola de Ikebana Sogetsu de Brasília
Apoio: CasaPark

Sobre o CasaPark

Com 40 mil m² de área construída e Área Bruta Locável (ABL) de 21 mil m², o CasaPark recebe 250 mil pessoas por mês, que vêm em busca de novidades, qualidade, estilo e bom gosto. O mix de lojas reúne três lojas-âncoras (Espaço Itaú de Cinema, Livraria Cultura e Tok & Stok), nove estabelecimentos gastronômicos (Café Design, Carpe Diem, Marietta Italia Caffè, Marvin, Tête a Tête Café e Restaurante, Saborella Café, Scada Cafés Especiais, Hum Burguer e Empada Brasil), e mais 61 lojas especializadas em móveis e objetos de decoração, planejados, materiais de acabamento, mobiliário para jardins, eletroeletrônicos, presentes, artes e antiguidades. O shopping realiza também eventos gastronômicos, exposições de artes, feiras de antiguidades e encontros com profissionais do design do Brasil e do mundo.

Anterior Praça Bárbara idealizado por Leo Romano na CASACOR
Próximo CasaPark recebe 1ª Casa Orgânica no dia 22 de setembro