A série “Cartas Para…”, que explora trajetórias de escritoras baianas, estreia no SescTV em 4 de julho, trazendo a literatura para a televisão

A série narra, em seis episódios, as trajetórias, experiências e visões de mundo de três escritoras baianas de diferentes origens étnicas e sociais através de uma dinâmica de escrita e leitura de cartas e poemas.

Maria Maya PataxóLívia Natália e Raiça Bonfim apresentam suas trajetórias em uma produção que explora diversas questões da presença da mulher na literatura. Cartas Para… estreia no SescTV no dia 4 de julho, quinta, às 20h30 e também fica disponível sob demanda a partir desta data em sesctv.org.br/cartaspara.

Cada episódio acompanha o envio e recebimento de uma carta, escrita por uma das personagens e direcionada à outra, em que abordam os temas O Tempo, A Voz, O Masculino, O Feminino, O Corpo e O Futuro.

Através dos textos, elas revelam memórias e experiências marcantes em suas vidas enquanto tratam temas relevantes ligados ao universo literário e à representatividade feminina. Os poemas levados pelas autoras para as telas são apresentados junto aos contextos, temas e experiências nos quais foram inspirados, tornando mais acessíveis e atraentes para um público que, em geral, não costuma ler poesias.

No primeiro episódio, “O Tempo”, as três discorrem sobre o tema e Raiça recebe uma carta de Lívia Natália, que fala das memórias e poemas que escreveu sobre sua mãe. Em seguida, ela escreve uma carta para Maria Maya Pataxó, sobre o tema que será tratado no episódio seguinte, “A Voz”, e assim vão chegando os outros episódios.

As escritoras

As escritoras baianas que participam deste documentário apresentam distintas origens sociais, econômicas e culturais. Raiça, vinda de uma família branca, de classe média e do interior da Bahia, é mestre em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia, atriz, poeta, produtora e escritora da Gameleira Artes Integradas.

Lívia é uma mulher negra, doutora em literatura e professora titular da Universidade Federal da Bahia; uma artista empenhada em representar em sua obra o ponto de vista da mulher negra periférica.

Indígena da etnia, Maya Pataxó é escritora indígena da tribo Pataxó Hãâhâhãe na cidade de Pau Brasil e é a primeira professora da aldeia, que ensinou não só a compreensão da leitura para a tribo da qual faz parte como também valores para luta e conquistas do espaço indígena.

Sobre o SescTV

O SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o país. Distribuído gratuitamente para mais de 60 operadoras de TV por assinatura e plataformas de streaming em todo o Brasil, sua grade é composta por espetáculos, documentários, filmes, curtas e entrevistas que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano.

No acervo do canal, que passa dos 10.000 títulos, estão produções próprias e licenciamentos que são distribuídos ao longo da programação para criar uma experiência enriquecedora para o telespectador em todos os horários.

Além da programação ao vivo, o site do SescTV oferece uma seleção de produções originais brasileiras e estrangeiras que podem ser assistidas na íntegra, gratuitamente e sem necessidade de cadastro em sesctv.org.br.

Serviço

O Tempo – 04 de julho, quinta, às 20h30
A Voz – 11 de julho, quinta – feira às 20h30
O Masculino – 18 de julho, quinta-feira às 20h30
O Feminino – 25 de julho, quinta-feira, às 20h30
O Corpo – 1º de agosto, quinta-feira, às 20h30
O Futuro – 8 de agosto, quinta-feira, às 20h30

Reapresentações: sextas às 14h30; domingos às 10h; segundas às 7h e terças às 5h30. Disponível sob demanda em sesctv.org.br/cartaspara

Para assistir o SescTV:

Consulte as operadoras e serviços de streaming sobre a disponibilidade do canal.
Assista online em sesctv.org.br
Nas redes sociais: @SescTV