A série ‘Cartas para o Futuro’ oferece uma visão única da juventude contemporânea, com 12 episódios disponíveis gratuitamente no canal do YouTube da Olhar Filmes

Esta série é uma jornada íntima através das experiências de 12 jovens, cada um representando uma perspectiva única e diversa. Cada episódio é uma janela para um mundo diferente, uma oportunidade de entender a vida e o tempo através dos olhos e experiências de quem está na linha de frente da juventude contemporânea.

 

Os 12 episódios da série já estão disponíveis gratuitamente no canal no Youtube @olhar.  

Os realizadores, Isa, Laís e Cappu, criaram uma linguagem autêntica e acessível, que reflete a riqueza e complexidade das histórias contadas. “Nessa jornada acreditamos que encontramos uma costura interessante: uma unidade de linguagem geral da série e uma identidade única de cada episódio, já que a criação de sua estética e fluxo narrativo se estrutura no encontros que a série proporcinou”, explicam os diretores.

O casting surgiu a partir de alguns convites específicos, mas, principalmente, de uma chamada realizada nas redes sociais a partir do momento em que o projeto foi contemplado pelo COVID-19 Emergency Fund for Journalists da National Geographic Society. Foram 76 jovens que se inscreveram interessados em responder às perguntas: Como você entende e vive os caminhos possíveis para o presente e o futuro?

A partir das inscrições, foram realizadas entrevistas e processos de conversas até que a produção chegou nos 12 jovens apresentados, uma cartografia afetiva composta por uma diversidade de território, raça, gênero e classe, e um convite para uma reflexão profunda sobre as questões que moldam as vidas desses jovens brasileiros em pequenos filmes para o futuro.

Os 12 episódios de “Cartas para o Futuro” já estão disponíveis e o público de todo o Brasil já pode mergulhar nessas histórias inspiradoras e emocionantes.

Sinopse:

Uma cápsula do tempo: a série “Cartas para o Futuro” costura o que foi, o que é e o que vem, a partir da vivência de 12 jovens que contemplam uma diversidade de território, raça, gênero e classe, que sentiram e desejaram compartilhar suas histórias abrindo suas casas, intimidades, desejos, sonhos, medos e entendimentos sobre a vida e o tempo.

Cada episódio conta uma história, um jeito de ver o mundo, em uma linguagem que surge dessa vivência e desse encontro entre realizadores e colaboradores.

FICHA TÉCNICA:

realização: Laís Melo, Isa Lanave, Mano Cappu
direção: Laís Melo e Mano Cappu
direção de fotografia: Isa Lanave
roteiro: Laís Melo, Isa Lanave, Mano Cappu e colaboradores de cada episódio
design: Vinícius Mafra
pós produção de vídeo: Eduardo Ribeiro
pós produção de áudio: Túlio Borges
fotografia still: Laís Melo e Isa Lanave
apoios: Destilaria, The Youth, Beija Flor Filmes, Olhar, Fernando Zanoni, StayFlow, Izadora Padilha, Walter Thoms, Heloisa Nichele, Edi.

Esse projeto foi financiado pelo COVID-19 Emergency Fund for Journalists da National Geographic Society.

Sobre a Olhar Filmes

A Olhar Filmes nasceu do desejo de buscar a pluralidade de experiências, de visões de mundo e de mostrar a diversidade que existe no contexto em que vivemos. Cada filme tem um universo próprio, repleto de cores, texturas, sorrisos, dilemas e cultura.

O que move a Olhar é transpor as fronteiras que limitam os mundos ficcionais ou reais, levar os filmes a outros olhares, com realidades distintas, a fim de sensibilizar e provocar a reflexão. Com o propósito de promover filmes que dialogam com a contemporaneidade, entendemos que o momento é o de olharmos, também, para a multiplicidade de realidades e narrativas.