Carroça de Mamulengos brinca online no Plantão de Utilidade Lúdica. Websérie aborda temas do dia-a-dia com informações e brincadeiras inspiradoras para toda a família

A roda está sempre a girar e a brincadeira não pode parar. Com agendas culturais muito abaladas pela quarentena, os fazedores de arte e cultura tem tido diferentes desafios na reinvenção de seus ofícios. Nesse contexto, o grupo Carroça de Mamulengos, nascido em Brasília, mas que sempre está circulando pelo Brasil com seus encantos, criou uma série na internet, o Plantão de Utilidade Lúdica, que leva a arte da palhaçaria e várias outras tradições do grupo para a web, abordando variados temas cotidianos, unindo a educação popular e a cultura no ambiente virtual.

O Plantão de Utilidade Lúdica retrata as vivências da dupla MariAna, Maria e Ana, mãe e filha, respectivamente, duas gerações de mulheres que nasceram e cresceram em cena, desde sempre aprendendo as artes dos brincantes e palhaços. As peripécias acontecem em casa, às voltas do Plantão Lúdico, com os desafios (nada pequenos) encarados pela dupla para cuidar de, nada mais, nada menos, do que a alegria da humanidade. Desde o início, o projeto foi criado para abordar com delicadeza e cuidado a atual situação mundial, numa comunicação direta com o público durante sua realização.

Tal seriedade, no entanto, conta com a poesia e a leveza do humor do universo da palhaçaria. As dúvidas do plantão lúdico da dupla surgem entre diversas ações cotidianas, uma lição de casa, o preparo de um suco, a hora de brincar ou de arrumar o quarto, aproximando universos, o das palhaças e o da plateia (tanto a virtual quanto a real). O diálogo entre gerações, no caso, a parceria entre mãe e filha, é um oportuno convite para dar vez e voz ao protagonismo infantil. Ana, a filha palhaça, é sabida e sagaz, e muitas vezes mostra à mãe outros jeitos de encarar uma questão, resolver um problema. Faz perguntas que também desconcerta. Maria, a mãe, uma palhaça-cientista-brincante tenta explicar o que acontece no mundo com coisas que encontra no entorno, mas é sempre sensível em escutar a sabedoria infantil. Aprendem (e riem) juntas de modo divertido e afetuoso.

“Com a pandemia, tivemos toda nossa agenda profissional cancelada, logo percebi que a internet seria o único espaço de atuação possível. Busquei inspiração para poder continuar fazendo o que sempre fiz na vida, arte junto da minha família, então chegou no pensamento a frase poética: No isolamento social, pelo bem da Saúde Pública, oferecemos na sua casa, o Plantão de Utilidade Lúdica. Assim surgiu a ideia de fazer um programa online de arte, falando de educação, ciência, saúde em tempos de pandemia.” diz Maria Gomide diretora artística, roterista, escritora e atriz.

A série começou a ser veiculada em abril, e já conta com 10 episódios, e muitos mais estão por vir. Os episódios foram inicialmente publicados no canal do Youtube da Carroça de Mamulengos, mas a partir de setembro de 2020 o programa ganhou canal próprio, “Nosso intuito é fazer o programa chegar nas casas, nas escolas, eu acredito na arte como instrumento de sensibilização e educação do ser humano no sentido de despertar boas virtudes”, diz Maria Gomide.

Para acompanhar o Plantão de Utilidade Lúdica é só se inscrever no canal e seguir o grupo nas redes sociais:

Canal: youtube.com/channel/UCNGFLcyGlIHWPdoiOaZ3dcw/
Instagram: instagram.com/plantaodeutilidadeludica/

Carroça de Mamulengos

A Carroça de Mamulengos é uma trupe de saltimbancos de formação familiar que há 43 anos desenvolve espetáculos artístico em todo o território nacional. Conta com três gerações de brincantes, avós, filhos, netas, que fazem arte a partir de uma relação direta com as fases e os aprendizados da vida. Nessas quatro décadas de trajetória, 23 espetáculos e shows foram criados a partir das vivências pelo Brasil, com circos e mestres da cultura popular do país. Foi a partir dessas experiências que criaram uma linguagem única, singular, de forte apelo estético e engajamento ético. Todos trabalhos artísticos da Carroça de Mamulengos são voltados para pessoas de todas as idades, uma habilidade desenvolvida com excelência pela companhia que tem a tradição secular da arte familiar dos brincantes.

SERVIÇO

Plantão de Utilidade Lúdica – Carroça de Mamulengos
Onde? Youtube: youtube.com/channel/UCNGFLcyGlIHWPdoiOaZ3dcw/
Classificação: Livre
Informações: instagram.com/plantaodeutilidadeludica/

Anterior 28º Festival Mix Brasil anuncia filmes Brasileiros
Próximo É massa!!! 25 de outubro é o Dia do Macarrão