Para quem curte brincar o Carnaval, alguns cuidados são fundamentais para aproveitar a folia, como uma boa alimentação, que proporcione nutrientes adequados, e a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. “O folião tem um gasto energético muito alto. Para repor, são indicados alimentos ricos em carboidratos, especialmente os integrais.

Além de fornecer mais energia, eles dão maior sensação de saciedade”, explica Jamile Romão Freire, consultora nutricional da Farmacotécnica. Segundo a especialista, frutas ricas em potássio e vitamina C, como goiaba, banana, manga, mamão, abacaxi e maracujá, também devem entrar no cardápio, pois elas ajudam no trabalho muscular.

O álcool deve ser consumido com moderação sempre acompanhado de uma boa hidratação. “Os sintomas de ressaca também são uma reação do corpo à desidratação, uma vez que o álcool estimula hormônios diuréticos e nos faz perder mais água que o comum, pelo processo de diurese. Então a dica é beber um copo de água a cada dois copos de bebida”, explica a nutricionista.

Segundo ela, os sucos também ajudam a aliviar os sintomas, já que são fontes de carboidrato e ajudam a recompor a glicemia. Os mais indicados são os de melancia, morango e amora. Quando combinadas com algum vegetal verde escuro, podem potencializar o efeito de recuperação do fígado.

“Outra dica é evitar o álcool com acompanhamentos muito gordurosos, como frituras e doces, pois estes tendem a induzir vômitos após o consumo excessivo de alcoólicos. E sempre lembrar que nunca se deve ingerir álcool de estômago vazio. O melhor é fazer uma alimentação leve e adequada pelo menos uma hora antes de começar a beber. Dessa maneira proporciona-se uma absorção mais lenta do álcool, pois o corpo estará em processo de digestão”, explica Jamile.

Uma maneira de favorecer à recuperação muscular é utilizar a D-Ribose. “Não contem glúten, nem lactose e cada porção tem apenas 20 Kcal. Como vem em envelopes, é muito prática, podendo ser levada para qualquer lugar, diluída em água e ingerida durante ou no final da folia. Por isso, é um excelente repositor energético para acelerar a recuperação entre um dia e outro de festa”, destaca a farmacêutica Leandra Sá de Lima, consultora da Farmacotécnica.

E para chegar à quarta-feira de cinzas com muita disposição, o Strip Antifadiga, um filme orodispersível de rápida absorção, é o complemento perfeito. Indicado para jovens, adultos e idosos, sem contraindicação, o composto elaborado com coenzima Q10, ácido malico, acetil l carnitina, metilfolato e metilcobalamina, tem atividade antioxidante, auxilia no aprimoramento do funcionamento cerebral, aumenta a energia celular, protege o sistema cardiovascular, melhora o humor e alivia a sensação de cansaço.

“O Strip Antifadiga pode ser utilizado até três vezes ao dia e age diretamente na produção de ATP (adenosina trifosfato). Para isso, basta colocar o produto sob a língua, naqueles momentos que a pessoa mais precisa de energia”, explica a farmacêutica.

“Por se tratar de um suplemento nutricional, não há necessidade de receita médica, mas é necessário ficar atento, pois o produto não deve ser usado por pessoas que tenham sensibilidade a algum dos componentes da fórmula”, ressalta a farmacêutica.

E se não quiser se abater com alguma enfermidade e arriscar passar o feriadão de cama, é bom melhorar a imunidade, com própolis verde e Epicor, um dos suplementos mais indicados do mundo.

“Trata-se de uma levedura, de nome Saccharomyces cereviseae, obtida por um processo de fermentação exclusivo e patenteado, indicado para o fortalecimento do sistema imunológico e antioxidante. Devido ao seu processo diferenciado de obtenção, ele contém ainda metabólitos fermentados de levedura e outras substâncias benéficas, como vitaminas (especialmente as do complexo B), minerais, fitosteróis (esqualeno, ergosterol, etc), b-glucan e compostos fenólicos (catequinas, trans-resveratrol, guaiacol, etc), que fortalecem a defesa geral do organismo”, afirma Leandra de Sá Lima.

Anterior Rapport conta com agenda cultural toda quarta e quinta
Próximo Ajuda nós Queiroz, Ana, Mário, Flávia, João, Rose, Felipe, Bianca...