Caribe Cultural é tema no SescTV


Caribe Cultural é tema de 13 programas exibidos em julho no SescTV. Shows, documentário e séries tratam do assunto entre os dias 8 e 31 de julho

As semelhanças culturais, políticas e sociais entre diferentes povos da América Latina, sobretudo da região do Caribe e do Norte do Brasil, são apresentadas em 13 programas – entre shows, documentário e séries – que o SescTV exibe do dia 8 a 31 de julho (assista também em http://sesctv.sescsp.org.br/avivo).

A programação abre com dois episódios da série Videobrasil na TV. O primeiro, Isaac Julien – Geopoéticas: Poéticas da Sexualidade apresenta o documentário The Dark Side of Black (1994, 59’, Reino Unido), dirigido pelo cineasta inglês, no dia 8/7, sexta, às 23h. A produção explora a cultura das armas, religião, homofobia e política dentro da cultura do hip hop e do reggae music; etraz entrevistas com músicos, especialistas, políticos e estudiosos da Jamaica. Na sequência, na madrugada do dia 9, à 0h20, Mar de Telas traz comentários de Julien sobre o processo de elaboração de sua obra para exposição realizada no Sesc Pompeia, na capital paulista, em abril de 2012.

Diferentes modos de viver em Cuba são retratados no episódio Vidas de Cuba, da série CurtaDoc, que exibe, no dia 10/7, sexta, às 23h, os filmes cubanos El Sueño de Rodolfo, direção de Barbara Rudwanska (2013, 8’15”), Bárbara Alves e Cristina Ceballos; El Mundo de Raul (2010, 22’26”), de Jessica Rodriguez e Zoe Miranda; Los Blancos (2009, 8’48”), direção de Leo Ayres; e Asepsia (2010, 5,58”), direção de Gustavo Vinagre. Ainda no dia 10, às 24h, é apresentado show do cantor jamaicano de reggae e hip hop Shaggy, que apresenta seus principais sucessos, como Mr. Boombastic, que o tornou famoso no ano de 1990.

O dia-a-dia de uma família que trabalha com reggae, rap e divulgação da cultura afro no centro histórico de Salvador, na Bahia, é mostrado no episódio Casas Brasileiras: Casa Baiana, da série Coleções, que o canal exibe na madrugada do dia 15/7, sexta, à 0h30. Encerrando o dia 15, às 23h, as identidades culturais de matriz africana entre Cuba e Pernambuco são investigadas no documentário Pernamcubanos – O Caribe que nos Une, dirigido por Nilton Pereira (2012, 72’, Brasil/Cuba).

Da série CurtaDoc, o episódio Crenças discute, no dia 17/7, domingo, às 23h, a fé em contextos religiosos muito diferentes, em dois curtas latino-americanos: Exu – Além do Bem e do Mal, de Werner Salles Bagetti (23’10’’, 2012, AL); e Ri Loq’oläj Maya’ Q’aq’ – El Fuego Sagrado Maya, de Ezequiel Sánchez, da Guatemala (21’56’’, 2012). No dia 22/7, sexta, às 23h, a série Videobrasil na TV apresenta o documentário Coco Fusco – I Like Girls in Uniforms (2006, 48’31”, BR), de Wagner Morales, sobre a artista norte-americana de origem cubana, que trabalha com vídeo e performance de teor político e sobre os embates culturais.

Três curtas documentários sobre artistas e suas questões são exibidos no episódio Arteiros, da série CurtaDoc, no dia 24/7, domingo, às 23h. São eles: Do Morro?, de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro (20’06’’, 2010, PE); Salão dos Artistas, de José Faustino Neto (12’45’’, 2012, AL); e Yo Dual, de Alana Simões (14’33’’, 2007, Cuba). Neste mesmo dia, às 24h, a cantora Céu homenageia o cantor jamaicano Bob Marley, cantando repertório do disco Catch a Fire, lançado em 1973.

A programação segue no dia 29/7, sexta, às 23h, com show da banda São Paulo Ska Jazz, em episódio da série Instrumental Sesc Brasil. O grupo toca composições que mesclam ritmos como ska, jazz, soul, reggae, baião e bossa nova e faz releituras de clássicos.

A perda de lucidez é discutida nos curtas-metragens cubanos Existen, direção de Esteban Insausti (2006, 21’15”), e Fidel, el Hombre de las Cucharitas, de Raquela Conde Vieira (2005, 21’15”), que o canal exibe no episódio Razão e Loucura, da série CurtaDoc, no dia 31/7, domingo, às 23h. Na sequência, às 24h, show da série Instrumental Sesc Brasil, com A Banda de Joseph Tourton, fecha a programação. O quarteto pernambucano toca composições próprias que mesclam rock and roll, música jamaicana, funk, groove, manguebeat, dub music, cumbia e música latina.

Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Especial Caribe Cultural

Videobrasil na TV: Isaac Julien – Geopoéticas: Poéticas da Sexualidade. Dia 8/7, sexta, às 23h.
Direção: Marco Del Fiol e Jasmin Pinho
Classificação indicativa: 16 anos

Videobrasil na TV: Mar de Telas. Dia 9/7, sábado, à 0h20
Direção: Marco Del Fiol e Jasmin Pinho
Classificação indicativa: 12 anos

CurtaDoc: Vidas de Cuba. Dia 10/7, sexta, às 23h
Direção: Kátia Klock
Classificação indicativa: 12 anos

Show: Shaggy. Dia 10/7, domingo, às 24h.
Classificação indicativa: Livre

Documentário: Pernamcubanos – O Caribe que nos Une. Dia 15/7, sexta, às 23h.
Direção: Nilton Pereira
Classificação indicativa: Livre

Coleções: Casas Brasileiras: Casa Baiana. Dia 15/7, sexta, à 0h20
Direção geral: Belisario Franca
Classificação indicativa: Livre

CurtaDoc: Crenças. Dia 17/7, domingo, às 23h
Direção: Kátia Klock
Classificação indicativa: Livre

Videobrasil na TV: Coco Fusco – I Like Girls in Uniforms. Dia 22/7, sexta, às 23h
Direção: Marco Del Fiol e Jasmin Pinho
Classificação indicativa: Livre

CurtaDoc: Arteiros. Dia 24/7, domingo, às 23h
Direção: Kátia Klock
Classificação indicativa: 12 anos

Show: Céu em Catch a Fire. Dia 24/7, domingo, às 24h
Classificação indicativa: Livre

Instrumental Sesc Brasil: São Paulo Ska Jazz. Dia 29/7, sexta, às 23h
Direção para TV: Max Alvim
Classificação indicativa: Livre

CurtaDoc: Razão e Loucura. Dia 31/7, domingo, às 23h
Direção: Kátia Klock
Classificação indicativa: Livre

Instrumental Sesc Brasil: A Banda de Joseph Tourton. Dia 31/7, domingo, às 24h
Direção para TV: Max Alvim
Classificação indicativa: Livre

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Domingo Brincando no Conjunto
Próximo Férias divertidas no JK Shopping