Cantos e Contos de Natal


A equipe do programa educativo do Centro Cultural Branco do Brasil – CCBB Brasília convida crianças grandes, pequenas, de muita e pouca idade a viajarem pelo mundo da palavra contada e cantada, dos sons, dos ritmos e das cores na edição de Em Cantos e Contos especial de Natal. Durante o final de semana, nos dias 12 e 13 de dezembro, contadores de histórias, grupos de música e teatro ocupam o CCBB, entre as galerias 3 e 4, em comemoração ao Natal. O evento tem patrocínio do Banco do Brasil.

Para incentivar a generosidade e a solidariedade tão presentes nessa época do ano, o CCBB estará arrecadando alimentos não perecíveis e livros para doação às instituições apoiadas pelo Programa Alimenta Brasil, desenvolvido pelo IPEAS-Brasil para atender ao combate à fome, ao sofrimento e ao desperdício. O ponto de arrecadação será no local do evento (entre as galerias 3 e 4), das 10h às 18h. Na semana de 14 a 18 de dezembro, o CCBB convida cinco instituições para uma Visita Mediada com o CCBB Educativo e para receberem os donativos.

Um cortejo musical comandado pelo grupo de percussão Patubatê pelos jardins do CCBB, às 10h, dá início ao festival. Maracatu, samba, frevo, baião, ijexá, côco, ciranda, carimbó e tantas outras levadas, são os ritmos que os visitantes vão conhecer se participarem da grande roda do Patubatê. Após o cortejo, o grupo vai ministrar uma oficina de percussão. Sábado, às 10h. Livre.

Causos populares, crônicas e histórias com a temática do Natal poderão ser vividas nas atividades “Em Cantos e Contos” e “Livro Vivo”, onde as equipes do CCBB Educativo utilizam bonecos e músicas para ambientar o público nessa viagem. Sábado e domingo, às 11h e às 12h. Livre.

A contadora de histórias, Nyedja Gennari, apresenta “As minhas e as outras histórias” em que mostra esquetes de fábulas e de histórias por ela criadas e outras recontadas e adaptadas aos tempos atuais – tudo com figurino e cenografia inventados pela autora, que também tem trabalhado, nos últimos anos, com histórias para adultos. Sábado, às 14h. Livre.

Dando continuidade à maratona de contação, as equipes do CCBB Educativo de São Paulo e Belo Horizonte trazem seu repertório natalino para Brasília ouvir as histórias que paulistas e belorizontinos ouvem. Veja na programação. Sábado e domingo, às 15h. Livre.

O grupo de música popular As Juvelinas, chegam em cortejo anunciando uma brincadeira cheia de bonecos, danças tradicionais e histórias inspiradas no cerrado e no sertão. São as músicas que convidam as personagens para a roda: Siriema, o boi e a Cobra Verde-de-cipó. É o momento de ouvir a conversa dos Ipês e assistir ao duelo de espadas das Guerreiras do Reisado. Sábado, às 16h. Livre.

Para fechar o dia, que tal conhecer um pouco da história de Brasília por meio de um passeio pela arquitetura do prédio do centro cultural, em companhia da uma primeira-dama especial? Essa é a visita teatralizada oferecida pelo educativo: uma caminhada divertida com fantasia, adereços e bonecos. Sábado, às 17h. Livre.

Abrindo as atividades do domingo, a escritora Alessandra Roscoe, apresenta um pocket show de histórias e cantigas, com destaque para o enredo do último livro publicado “Dentro do escuro mora um segredo”. Domingo, às 10h. Livre.

William Reis e Marcela Papa, da Associação Amigos das Histórias, apresentam as lendas natalinas que resgatam a proposta do convívio humanizado de forma inovadora e criativa. As quatro lendas narradas são também intercaladas com cantigas natalinas de forma divertida, com figurino, cenário e violão. Domingo, às 14h. Livre.

A Cia Os Buriti Teatro de Dança de Brasília apresenta o espetáculo “Lia de Manaká e sua histórias”, interpretada pela atriz, escritora, diretora e ilustradora, Eliana Carneiro. Ambientado com as músicas memoráveis de Chiquinha Gonzaga, Eliana conta e interpreta no espetáculo contos orientais e ocidentais: “A ratinha Branca”, da França; “O Tocador de Tambor” e “O Coelho e a Lua”, da Índia, “A Serpente de 7 cores”, autoria da própria Eliana. Domingo, às 16h. Livre.

Fechando o festival, a equipe do CCBB Educativo de Belo Horizonte traz a obra “Estação Bohemia: os bondes”, que conta a história de três amigos que se encontram para contar histórias da cidade de Belo Horizonte, as quais permeiam a vida cotidiana de seus moradores. A vida boêmia, ruas e bondes da jovem capital mineira são as bases para músicas e causos contados pelo trio. Domingo, às 17h.

Solidariedade

Além de todo esse festival de histórias, teatro e música, o Em Cantos e Contos especial de Natal apoia o programa Alimenta Brasil, desenvolvido pelo IPEAS-Brasil que combate à fome e ao desperdício de alimentos. O objetivo é sensibilizar e educar as pessoas a tratarem os alimentos como um bem indispensável para milhões de pessoas que ainda passam fome, evitando o desperdício.

Por dia, o Alimenta Brasil recolhe uma média de uma tonelada de frutas, verduras e legumes, além de pães e produtos que alguns supermercados jogariam no lixo por não estarem nos padrões de comercialização nas gôndolas (amassados, por exemplo). Os alimentos são separados, pela qualidade e tipo e levados para um Centro de Processamento de Alimentos do IPEAS-Brasil – CPA. Depois são distribuídos para as instituições cadastradas. Aos sábados, e quando há excedente de doações, os alimentos são distribuídos em diversas comunidade carentes, escolhidas aleatoriamente. Saiba mais em www.ipeasbrasil.org.br.

Programação Em Cantos e Contos especial de Natal

Sábado, 12 de dezembro
10h – Cortejo e oficina com Patubatê
11h – Em Cantos e Contos
12h – Livro Vivo
14h – Nyedja Gennari: “As Minhas e as outras histórias”
15h – CCBB Educativo Brasília convida São Paulo e Belo Horizonte
16h – As Juvelinas: “Histórias do Cerrado e do Sertão”
17h – Visita Teatralizada

Domingo, 13 de dezembro
10h – Alessandra Roscoe: “Dentro do escuro mora um segredo”
11h – Em Cantos e Contos
12h – Livro Vivo
14h – William Reis e Maristela Papa: “Belas Lendas Natalinas”
15h – CCBB Educativo Brasília convida São Paulo e Belo Horizonte
16h – Os Buriti: “Lia de Manaká e Suas Histórias”
17h – CCBB Educativo Belo Horizonte: “Estação Bohemia de BH”

REPERTÓRIO DE HISTÓRIAS CONTADAS

Em Cantos e Contos – Sábado e domingo, às 11h
A arte de contar histórias está presente na aprogramação, renovando a tradição popular e se relacionando com temas da exposição em cartaz. Abaixo algumas histórias relacionadas ao clima natalino.

A árvore e o lenhador
Numa pequena casa, um lenhador e sua família, na véspera de natal, recebem uma grande surpresa. Apesar do pouco que tinham, compartilham o espaço da sua casa com um menino desconhecido e passam a entender o verdadeiro espírito de natal.

A pequena vendedora de fósforo
Era véspera de natal e havia uma criança pobre tentando vender caixas de fósforos em meio ao frio. Vencida pelo cansaço e sentindo muito frio, a menina vai ascendendo cada fósforo para se aquecer até que algo mágico e encantador aparece.

Desejos ridículos
Um velhinho e uma velhinha viviam em uma casa pequeninha e aconchegante na beira de um riacho. Na véspera de natal a velhinha viu passar uma estrela cadente e contou ao marido que eles teriam então direito a três pedidos. O velho achou que era tudo lorota. A partir daí armou-se a grande confusão.

Meias de Natal
Segundo a história, três garotas pobres passavam por necessidades e não tinham como arcar com seus dotes, exigidos na época quando se pretendia casar. São Nicolau, o Papai Noel, então percebeu a situação e, pela chaminé da casa, depositou moedas de ouro em cada uma das meias das meninas enquanto secavam na lareira.

Livro Vivo – Sábado e Domingo, às 12h

A atividade Livro Vivo convida a família em torno de histórias que se relacionam com as exposições, aproximando as crianças do mundo mágico das letras.

O livro da família
Pai, mãe, avó, tio. Como é sua família?

O Coelho Mau
Um coelho muito bem-comportado foge de casa para fugir de uma bronca. Deixa somente uma carta para os pais de arrepiar os cabelos! Na verdade, era só a vergonha de um boletim cheio de notas baixas.

CCBB Educativo convida São Paulo e Belo Horizonte – Sábado e Domingo às 15h

São Paulo e de Belo Horizonte trazem seu repertório natalino para a cidade ouvir as histórias que paulistas e belorizontinos ouvem.

Os animais no presépio
O céu estava em polvorosa! Todos os anjos comemoravam o grande dia, aquele em que nasceria o menino jesus. Mas Arcanjo estava preocupado porque sabia que não haveria ninguém lá para ajudar quando fosse o momento… até que ele tem uma grande ideia: chamar dois animais para acompanharem a chegada de Jesus. A notícia se espalhou rapidamente e todos os animais da selva se candidataram ao posto.

Aranha e Jesus
As aranhas tecem suas teias para capturar alimento. Mas, no dia do nascimento do menino Jesus, uma aranha muito especial teceu uma teia para outra função. Como será que uma simples teia de aranha salvou a santa família?

Aurora e seu arco-íris de desejos
Aurora é uma menina que todo Natal repete o ritual de presentear sua família com envelopes coloridos. Ela acredita na força que as cores têm de guardar sentimentos e sonhos. E é com esse arco-íris de desejos que ela celebrará a noite natalina.

A Lenda da Serra da Estrela
Um pastor que vivia numa aldeia distante sonhava em conhecer uma serra que via ao longe. Mas não tinha coragem para sair de sua vida pacata. Até que uma estrela lhe aparece em sonho e o desafia a sair em busca de seu desejo. Ele, então, junta seus poucos pertences, chama seu cão e parte ao encontro da serra tendo a estrela como guia.

Serviço

CCBB Educativo Brasília
Em Cantos e Conto especial de Natal
12 e 13 de dezembro, sábado e domingo, das 10h às 17h – atividades diversas – vide programação.

O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de quarta a segunda-feira. Consulte todos os locais e horários de saída no site e no Facebook.
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel: 61 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br Site: bb.com.br/cultura
Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia e twitter.com/CCBB_DF

Anterior Aloha Day Club agitada
Próximo Projeto “Museu In Concert”