O livro Caminhos dos Alemães no Brasil explora a jornada dos imigrantes germânicos na construção do Brasil Império, destacando suas contribuições históricas e culturais

Um leve passeio pela história do Brasil. Essa é a proposta da professora e jornalista Nina Tubino, que lançará seu terceiro livro sobre a presença dos alemães no Brasil – Caminhos dos alemães no Brasil, sua vidas, suas histórias (Tagore Editora, 112 páginas). “O livro chega em boa hora visto que estamos num ano em que estamos muito atentos a questões afeitas à nossa trajetória, em especial a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil”, fala o editor Victor Tagore.

“Eu posso dizer que esse meu interesse profundo sobre a trajetória dos alemães no Brasil vem desde os meus 14 anos de idade (hoje estou com 88). Eu já conhecia o relatado por meu pai, toda a história da saga dos alemães que chegavam ao Brasil no Vale do Sinos, na cidade hoje chamada de São Leopoldo”. explica a autora, que é Bacharel em História e Geografia, com especialização em História Política e Econômica do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Nina Tubino alega que o seu objetivo, ao resgatar a caminhada dos alemães e seus descendentes pelo Brasil, foi o de mostrar o lado pouco conhecido, embora economicamente significativo do estrangeiro, com ênfase para o germânico, na construção do Brasil Império. Ela explica que a história vai sendo construída sempre calcada em fatos, homens e terras, independentemente das origens cuja fisionomia está impregnada com as cores da miscigenação.

“Fui várias vezes à Alemanha pesquisar nos arquivos históricos, primeiro de minha família, depois estendi a pesquisa, para uma busca mais abrangente. Estou muito satisfeita. Nos últimos anos enfrentei vários problemas de saúde e por lançar este livro ”, revela Nina Tubino.

Caminhos dos alemães no Brasil
Capa do livro Caminhos dos alemães no Brasil | Imagem: Ilustrativa

A obra

Este livro retrata um Brasil ainda pouco conhecido. É a história de um povo que deixou sua pátria para construir uma vida nova em um grande e jovem país. Vieram trazendo na bagagem sonhos, esperança. Eram jovens e fortes, o clima propiciou o cultivo da terra ainda virgem.

Na terra nova não faltaram dificuldades e muito trabalho. Aos poucos foram vencendo
a saudade da pátria, e da família. O trabalho era árduo, porém a vontade de abrir caminhos, vencer, enfrentar o desconhecido, plantar a roça, um trabalho para gigantes. O colono dizia: faz parte, temos força e braços para trabalhar e vencer. E venceram. Formaram vilas, fundaram cidades, criaram indústrias e desenvolveram o comércio. E muito mais fizeram os alemães. Com eles, vieram junto a modernidade, as novas técnicas para a agricultura e para indústria que hoje faz parte do Brasil.

👉 Aproveite com nosso link a oferta do livro na AMAZON