Para celebrar os 78 anos de Caetano Veloso, o Ecad fez estudo especial em seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, sobre suas músicas mais tocadas e gravadas

Uma das grandes referências da Música Popular Brasileira, o baiano Caetano Veloso completa 78 anos nesta sexta-feira, dia 7 de agosto. Para festejar o aniversário, o cantor, compositor, músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro fará, hoje, dia 7, ao lado dos filhos Moreno, Tom e Zeca, sua primeira live durante a quarentena. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data e fez um levantamento especial em seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, para compartilhar com os fãs do artista informações e curiosidades sobre sua obra, que tem marcado nosso cancioneiro popular por décadas.

A expectativa para o show online é grande e Caetano Veloso deve ter preparado os sucessos que mais marcaram os seus quase 60 anos de carreira. E foram muitos. Por isso, o Ecad preparou dois rankings especiais: um deles com as músicas do artista mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública e outro com as suas músicas mais gravadas por outros artistas.

O hit do artista mais tocado entre os anos 2015 e 2019 foi “Sampa”. Em seguida, se destacaram “Você é linda”, “Você não entende nada”, “Linha do equador”, composta em parceria com Djavan, e “O leãozinho”.

Já entre as músicas mais gravadas de autoria de Caetano Veloso por outros artistas, “Baby” lidera a preferência. Também fazem parte desta lista canções como “Sampa”, “A rã”, “Você é linda” e “Força estranha”.

Outra curiosidade levantada indica que Gal Costa é a cantora que mais gravou músicas compostas por Caetano Veloso, até o momento. Em seguida, na lista do Ecad, aparecem os também baianos Maria Bethânia, sua irmã, e Gilberto Gil, que formaram com ele o grupo Doces Bárbaros, na década de 1970. Completam a lista dos cinco principais intérpretes Maria Gadú e Milton Nascimento.

O artista tem atualmente 609 músicas autorais e 1899 gravações no banco de dados do Ecad. Nos últimos cinco anos, mais de 85% de seus rendimentos em direitos autorais foram provenientes dos segmentos de TVs, Shows, Música ao vivo e Rádios.

Caetano Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, no interior da Bahia, no dia 7 de agosto de 1942. Uma das suas grandes contribuições para a música brasileira foi o Tropicalismo, movimento lançado no final da década de 1960, do qual foi um dos criadores, que trouxe inovação à cena cultural, marcada, entre outros fatores, pela ditadura militar. Algumas de suas composições foram censuradas pelo regime da época, e Caetano teve que se exilar em Londres por alguns anos. Reconhecido pelo grande valor intelectual e poético que imprime em suas obras, Caetano Veloso é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes do país e respeitados no mundo.

Ranking de músicas de autoria de Caetano Veloso mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)

Posição Música Autores
1 Sampa Caetano Veloso
2 Você é linda Caetano Veloso
3 Você não entende nada Caetano Veloso
4 Linha do equador Caetano Veloso/Djavan
5 O leãozinho Caetano Veloso
6 Reconvexo Caetano Veloso
7 Desde que o samba é samba Caetano Veloso
8 Força estranha Caetano Veloso
9 Odara Caetano Veloso
10 Menino do rio Caetano Veloso
11 Baby Caetano Veloso
12 Alegria alegria Caetano Veloso
13 Gatas extraordinárias Caetano Veloso
14 Oração ao tempo Caetano Veloso
15 Marinheiro só Caetano Veloso/Domínio Publico
16 London London Caetano Veloso
17 A rã Caetano Veloso/Joao Donato
18 A luz de Tieta Caetano Veloso
19 Queixa Caetano Veloso
20 Chuva suor e cerveja Caetano Veloso

Ranking de músicas de autoria de Caetano Veloso mais gravadas

Posição Músicas
1 Baby
2 Sampa
3 A rã
4 Você é linda
5 Força estranha
6 Desde que o samba é samba
7 Alegria alegria
8 Luz do sol
9 Coração vagabundo
10 Paula e Bebeto
11 Como 2 e 2
12 Menino do rio
13 O leãozinho
14 O ciúme
15 Qualquer coisa
16 Odara
17 O quereres
18 Oração ao tempo
19 Você não entende nada
20 London London

Intérpretes que mais gravaram as músicas de autoria de Caetano Veloso

Posição Intérprete
1 Gal Costa
2 Maria Bethânia
3 Gilberto Gil
4 Maria Gadú
5 Milton Nascimento
6 Eduardo Ramos
7 Moreno Veloso
8 Rita Lee
9 João Donato
10 Marisa Monte
11 Margareth Menezes
12 Daniela Mercury
13 Sérgio Dias
14 Djavan
15 Arnaldo Baptista
16 Tom Veloso
17 Dadi
18 Ivete Sangalo
19 Vânia Bastos
20 Ney Matogrosso

 

Anterior Lançamentos da semana no serviço de streaming Looke
Próximo Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo on-line