Com sucessos de Caetano Veloso, espetáculo cearense Caetanas é permeado pelo protagonismo feminino na luta pelo direito à terra

O Teatro da CAIXA Cultural Brasília recebe, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, o musical Caetanas, com repertório de clássicos de Caetano Veloso. Na história, quatro mulheres lutam contra a especulação imobiliária que ameaça invadir as terras do vilarejo em que vivem, no litoral cearense. Além de sucessos como Tigresa e Força Estranha, o musical traz ainda um repertório enriquecido por levadas dos ritmos musicais coco e maracatu.

Com direção de Ariza Torquato e André Ximenes, autor da dramaturgia, a obra conta a trajetória de Luzia, interpretada por Adna Oliveira, que aos 60 anos de idade e em meio a uma disputa territorial, reencontra sua grande paixão da juventude. Também compõem o elenco as também atrizes e cantoras Fabíola Líper, Muriel Cruz e Aretha Karen.

Toda a trilha sonora é executada ao vivo por Pedro Madeira, Ayla Lemos e Guilherme Peixoto, que dão ritmo e vida à interpretação vocal das atrizes. Expoentes das artes cênicas do Ceará, as artistas levam à cena unicidade identitária e emprestam a vivência de cada uma às suas personagens.

“O tempo passa diferente em Caetanas, ou são essas mulheres que passam diferente pelo tempo”, explica o autor. O espetáculo tem como coluna vertebral Força Estranha, de Caetano, que tece uma narrativa e evoca outras, ressignificando o passado para glorificar o presente. “É preciso cantar para lembrar e para esquecer, para permanecer viva ao contar aquilo que viu. Reviver para sobreviver”, argumenta o diretor e dramaturgo.

Confira toda a programação da CAIXA Cultural no site.

Serviço:

[Teatro] Caetanas
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício Anexo à Matriz da CAIXA)
Datas e horários: terça-feira (14) e quinta-feira (16) às 20h, e quarta-feira (15) às 16h e 19h.
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos). À venda a partir do dia 11 de novembro.
Bilheteria: funcionamento de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h. Contato: (61) 3206-6456 ou no site da Bilheteria Cultural.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Capacidade: 406 lugares
Acesso para pessoas com deficiência

Oficina РM̼sica e Expresṣo: percursos do eu artista

A oficina busca descobrir sonoridades dentro da expressão e da vivência de cada pessoa. Serão abordados também aspectos da Interpretação Vocal a partir de práticas e dinâmicas, exercícios de movimentações e jogos teatrais ligados a respiração e presença.

Não é necessária experiência prévia com canto ou teatro. A pessoa participante pode preparar uma canção que será trabalhada durante a oficina.

Ministrada por André Ximenes e Ariza Torquato

(diretores do espetáculo Caetanas)
15 de novembro de 2023 (quarta) às 10h.
Duração: 3h
Turma: 15 vagas
Inscrições: https://forms.office.com/r/rYYQyR4Pwn