O fotógrafo brasiliense Bruno Stuckert lança sua nova série artística na CasaCor Brasília até 22 de outubro

O fotógrafo Bruno Stuckert, a convite das arquitetas Camila Abrahão e Anna Albano,  preparou uma série de cliques para o lavabo público da CasaCor Brasília 2019. As imagens do artista farão parte do conceito do ambiente criado pelo Casulo para o evento.

O Casulo, escritório de arquitetura vencedor do Prêmio Jovem Profissional 2019 promovido pela São Geraldo, criou um ambiente com a proposta de subverter padrões estabelecidos. O espaço inverte a lógica dos elementos que compõem a configuração usual dos banheiros. Os visitantes não verão distinção, por exemplo, entre o piso e o teto, que foram revestidos com o mesmo material.

As portas dos boxes, assim como as paredes, envolvidas por espelhos, formam um volume central único reflexivo. Dessa forma, as divisórias do banheiro “desaparecem”. Em frente à cuba, onde espera-se que exista um espelho, foram posicionadas as obras de arte de Stuckert, que flutuam sobre uma estrutura metálica preta. “Tentamos desconstruir o óbvio”, explica a arquiteta Camila Abrahão.

A ideia de colocar obras de arte no lugar dos tradicionais espelhos fez com que o Casulo procurasse o fotógrafo brasiliense. Stuckert topou na hora o desafio. Sob a luz do tema central do ambiente, Bruno criou a série “Por Trás do Espelho”, composta por quatro fotografias. As obras trazem um novo olhar, delicado e sensível, para a temática do banheiro público.

As fotografias levam para o ambiente da CasaCor: banheiros químicos que ocupam os espaços urbanos da Capital Federal; um banheiro público com suas tradicionais pichações; o detalhe de uma pia que se assemelha às formas de Oscar Niemeyer; e uma válvula de descarga transformada em peça de design.

A identidade do artista se revela em imagens repletas de luz, sombra, contraste e granulado, e trazem a subversão no seu DNA. “As obras foram pensadas para compor ambientes elegantes e com decoração contemporânea, a partir da desconstrução do luxo e da investigação sobre o que pode estar por trás da construção daquele espaço”, afirma Stuckert. “O que será que poderíamos encontrar por trás dos nossos espelhos?”, provoca o artista.

As obras do fotógrafo e o lavabo público da CasaCor Brasília 2019 podem ser conferidas de 6 de setembro a 22 de outubro, na antiga Casa da Manchete (SIG, Qd 1, n 975).

Sobre Bruno Stuckert – Quando nasceu, em 1980, Bruno Stuckert já estava entrando em uma família com nome e tradição na fotografia. Por questão de sangue, genética, convívio ou força do destino, a paixão pelos cliques não demorou a aparecer: aos 15 anos, Bruno já arriscava seus primeiros registros fotográficos.

Trabalhando principalmente em Brasília, Bruno Stuckert se tornou um profissional incansável e a prática fez surgir um fotógrafo com olhar delicado, que cria imagens poéticas, únicas e especiais. O fotojornalismo e a sensibilidade artística são suas principais marcas. Sua arte lúdica e etérea são ao mesmo tempo instigantes e provocadoras. Stuckert tenta espalhar seus ideais e seu modo de vida simples usando como armas a beleza do cotidiano, a alegria das ruas e a graça na dança das luzes, que desenham sombras geométricas cheias de significados.

Serviço 

SÉRIE “POR TRÁS DO ESPELHO” – Fotos de Bruno Stuckert na CasaCor Brasília
Obras do fotógrafo no lavabo público projetado pelo Casulo
Data: 6 de setembro a 22 de outubro de 2019
Horários: Terça a sexta, das 15h às 22h; Sábados, Domingos e feriados, das 12h às 22h.
Local: antiga Casa da Manchete, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 1, número 975

Anterior Whindersson Nunes com show inédito no Ginásio Nilson Nelson
Próximo Estreia do espetáculo Encerramento do Amor no Espaço Cena