Segundo álbum do grupo Brazú Quintê que coloca a guitarra no contexto da música camerística chega às plataformas digitais
Uma alusão ao poema “Os Sabiás Divinam” de Manoel de Barros. Assim é Divinare, segundo álbum do grupo Brazú Quintê, lançado nas plataformas digitais. O grupo, pela segunda vez, traz a guitarra elétrica para o universo camerístico, uma formação pouco utilizada, e reúne composições autorais e de compositores da atualidade como Breno Ruiz, Vanessa Moreno, Andréa dos Guimarães e Gaia Wilmer.
A ideia desse segundo álbum começou em 2019, quando o grupo convidou a saxofonista, compositora e arranjadora Gaia Wilmer e a cantora e compositora Andréa dos Guimarães para escreverem para esse trabalho. Também pensaram nas participações especiais da cantora e compositora Vanessa Moreno e do compositor, cantor e pianista Breno Ruiz. No entanto, com a pandemia, o projeto teve um atraso de três anos e somente em 2023 é que se concretizou no estúdio.
O Divinare não é um álbum conceitual, onde as músicas partem de uma ideia e que conversam entre si, é mais parecido com um mosaico que forma a identidade do Brazú Quintê e isso se torna a principal característica. Uma atmosfera particular em cada uma delas, uma pluralidade que dialoga com o mundo atual, onde se interage com a cultura global, com referências de todos os cantos.
O repertório é formado por Aromas do Sul (Fábio Leal), Bons Ventos (Mariana Rodrigues), Caxinguelê (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), faixas que foram lançadas como single, e as inéditas Divinare (Fábio Leal), Fragmentos (Gaia Wilmer), O Girassol de Maria (Andrea dos Guimarães), Prelúdio (Mariana Rodrigues) Sálvias I, II e III (Fábio Leal) e Serena do Olhar (Vanessa Moreno).
O grupo é formado por Fábio Leal (arranjador, compositor e guitarrista), Mariana Rodrigues (compositora e pianista), Letícia Andrade (violinista), Thiago Faria (violoncelista) e Ariane Rodrigues (flautista).
Brazú Quintê nasceu da ideia de unir a guitarra elétrica no contexto de música de câmara, através de repertório autoral e também de compositores(as) da atualidade, considerando a diversidade da música brasileira como Almir Sater, Lô Borges,Tião Carreiro e Milton Nascimento estão no seu repertório com arranjos inéditos. Em 2018, o quinteto fez a estreia com o disco Brazú Quintê.
FICHA TÉCNICA
Brazú Quintê – Integrantes:
Fábio Leal (arranjador, compositor e guitarrista)
Mariana Rodrigues (compositora e pianista)
Letícia Andrade (violinista)
Thiago Faria (violoncelista)
Ariane Rodrigues (flautista)
Participações especiais: Vanessa Moreno (voz), em Serena do Olhar
Breno Ruiz (voz), em Caxinguelê
Gravado em janeiro de 2023, no Estúdio Arsis por Adonias Júnior
Mixado por Thiago Monteiro
Masterizado por Homero Lotito
REPERTÓRIO
Divinare (Fábio Leal)
Caxinguelê (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro) *
Fragmentos (Gaia Wilmer)
O Girassol de Maria (Andrea dos Guimarães)
Prelúdio (Mariana Rodrigues) *
Bons Ventos (Mariana Rodrigues) *
Aromas do Sul (Fábio Leal)
Sálvias I II e III (Fábio Leal)
Serena do Olhar (Vanessa Moreno) *
*arranjos de Fábio Leal