Vencedores do Brasília Photo Show, maior festival de fotografia da América Latina serão revelados neste sábado. Em evento híbrido e pela primeira vez presencialmente pós-pandemia, a cerimônia acontece em Brasília

A maior premiação de fotografia da América Latina, o Brasília Photo Show, realiza cerimônia de premiação neste sábado, no restaurante Doma Rooftop – ao lado do Museu de Arte de Brasília (MAB), na orla da Concha Acústica. O evento, com tradução em libras e transmissão ao vivo pelo canal BPS Channel do festival, acontece a partir das 9h30.

O evento contará com programação durante todo o sábado (25) e também no domingo (26). No sábado, além da premiação, acontece ainda um bate-papo com o fotógrafo Ricardo Polesso sobre A nova era da Fotografia com a Inteligência Artificial, tema e categoria que bombou ao longo deste ano. A premiação e as atividades são gratuitas mas terão vagas limitadas, portanto, os interessados devem realizar o credenciamento.

Além disso, todas as fotografias vencedoras das categorias estatuetas, medalhas e menções serão apresentadas impressas no livro oficial do Festival, que conta com 400 imagens premiadas, celebrando a nona edição do livro.

A novidade para a data é que o MAB Educativo integra a programação do BPS. “Serão dois dias intensos de atividades, onde a comunidade poderá explorar e celebrar a arte da fotografia de maneiras inovadoras e inspiradoras. As oficinas incluem diversas atividades e acolhem desde crianças até adultos”, conta Rodrigo Nimer, diretor executivo do BPS Group.

O BPS inaugura uma das maiores exposições coletivas do Brasil, a Cidade da Fotografia – Brasília Photo Expo 2023. Durante o período de quatro meses, o público brasiliense poderá conhecer numa exposição física as 400 fotos vencedoras de 2023, a exibição de equipamentos antigos no museu da fotografia e uma exposição eletrônica, de forma randômica, das mais de 850 fotos semifinalistas do festival e uma retrospectiva das vencedoras de todas as edições anteriores.

O festival

Com a evolução dos aparelhos de fotografia e da tecnologia, nunca foi tão fácil registrar momentos e eternizá-los através dessa arte. Para alguns, a fotografia é uma profissão e o sustento de um lar. Para outros, desde a selfie numa rede social ao registro do nascimento de um filho, é apenas uma forma amadora de capturar um momento especial. Pensando nisso, o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show – considerado o maior da América Latina – contempla igualmente o público amador e profissional na busca por um prêmio do festival.

A edição deste ano contou com 20 categorias de premiação, valorizando e promovendo espaço para a diversidade criativa e diversos estilos fotográficos. Entre as novidades apresentadas este ano, destacaram-se a categoria de Inteligência Artificial, exclusiva para a criatividade no uso da inteligência artificial; e a de Foto Selfie e Natureza que une fauna e flora.

Serviço Brasília Photo Show

Premiação
Sábado (25)
8h a 9h – Recepção
9h30 – Evento de Premiação BPS 2023

Link evento virtual: https://www.youtube.com/watch?v=1Skw85aIDVo

12h30 – Encerramento e abertura oficial da exposição no MAB
15h30 – Encontro com Ricardo Polesso sobre A nova era da Fotografia com a Inteligência Artificial

Link transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=94mFFUZWh10/

Oficinas Brasília Photo Show

25/11 – Sábado
(Não é necessário inscrição prévia, porém, as vagas são limitadas e por ondem de chegada)

10h30 – Contação de Histórias (a partir de 18 meses a 3 anos, 10 vagas)
11h15 – Oficina de Antotipia (a partir de 8 anos, 10 vagas)
14h – Visita Descobrindo as exposições do MAB com Jogos
15h – Oficina de Câmara Escura (a partir de 8 anos, 12 vagas)
16h30 – Oficina de Cianotipia (a partir de 12 anos, 10 vagas)

26/11 – Domingo
(Não é necessário inscrição prévia, porém, as vagas são limitadas e por ondem de chegada)

10h30 – Oficina de Câmara Escura (a partir de 8 anos, 12 vagas)
14h – Visita Perspectivas em Foco: Fotografando o MAB
15h – Oficina de Cianotipia com tonalidades (a partir de 12 anos, 10 vagas)
16h30 – Oficina de Colagem Fotográfica (a partir de 12 anos, 12 vagas)

Atividade: Turismo fotográfico Náutico pelo Lago Paranoá

O que: Passeio fotográfico com o convidado especial Ricardo Polesso, fotógrafo internacional que visita Brasília pela primeira vez e compartilha dicas de como garantir fotos impactantes de paisagens.

Embarque/Desembarque: Pier da Concha Acústica ao lado do MAB

Embarque: Domingo, dia 26/11 às 09h

Navegação: 10h às 13h
Valor por pessoa: R$ 50,00 (cinquenta reais) Рsujeito a lota̤̣o.
Link: https://www.sympla.com.br/evento/tour-fotografico-nautico/2221624?referrer=cidadedafotografia.com.br

Galeria TOP Alunos Cara da Foto

Foto de autoria de Ricardo Polesso e sobretudo, enaltecer uma seleção de fotos incríveis feitas por alguns alunos, muitos das quais acumulam prêmios nacionais e internacionais

Período: 25/11 a 11/12
Acesso gratuito

Sobre o Brasília Photo Show

Aberto a todos os fotógrafos profissionais ou não, do Brasil ou do exterior, brasileiros ou estrangeiros, o Brasília Photo Show é um dos maiores Festivais de Fotografia da América Latina. Em nove edições, mais de 3100 fotos consagraram-se vencedoras entre quase 100 mil fotos foram recebidas de participantes de todo Brasil e de mais 60 países e oito livros foram publicados com as fotografias ganhadoras de todas as edições.

Todas as fotografias vencedoras de estatuetas, medalhas e menções são impressas no livro oficial do Festival, que conta com 400 imagens premiadas.