Brasília Photo Show 2016/2017


Um novo tempo, milhares de cliques e um festival de imagens surpreendentes. 2ª edição do Brasília Photo Show festeja vencedores com lançamento do livro 2016/2017, exposição e premiação

O instante, o registro, a realidade transformada em arte, a sensibilidade eternizando o exato momento. As imagens inscritas na edição 2016/2017 do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show (BPS) revelam que a fotografia do século 21 é múltipla. Inclusiva e democrática, ela transcende o cotidiano, o espaço, o tempo. Ganha o mundo num piscar de olhos e faz espectadores pararem… e simplesmente contemplarem. Em busca de cliques que surpreendem, a 2ª edição do BPS recebeu 6.500 inscrições – feitas de março a julho deste ano, 1.100 imagens a mais que a temporada passada. No dia 26 de novembro, fotógrafos vencedores de todas as partes do País estarão na capital para a festa de premiação.

A cerimônia será no Kinoplex ParkShopping e terá a participação da Cia de Comédia Setebelos. Junto à festa que celebra os autores dos cliques mais votados, o ponto alto do encontro é o lançamento do livro com as 386 fotografias que ficarão eternizadas na publicação (80 como menção honrosa).

8 mil fotos, 12 milhões de visualizações

O BPS tem instigado fotógrafos amadores e profissionais do Brasil e do mundo. Nesta edição, a curadoria ficou imersa em um universo ainda maior de nuances que conversam com o interlocutor que lhe dirige o olhar. “Tivemos um aumento expressivo no número de inscritos. O nível, que foi alto na primeira edição, se revelou ainda melhor. Recebemos registros surpreendentes feitos com todo tipo de equipamento: smartphone, máquinas de bolso e câmeras profissionais”, pontua Edu Vergara, fotógrafo idealizador e curador do festival. Das 6,5 mil fotos recebidas pelo BPS, 4,8 mil imagens foram habilitadas para postagem no Facebook após uma curadoria feita pelo próprio Vergara com alguns curadores de galerias internacionais que trabalharam informalmente na escolha. “Os posts despertaram 12 milhões de visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários. Tudo, é claro, auditado pela rede social”, revela.

Depois de sete meses de muito trabalho, o livro da 2º edição do BPS está pronto. Em suas páginas, centenas de registros de amadores e profissionais com as mais diversas experiências. “É uma coletânea que traz à tona a sensibilidade de quem está atrás das lentes. No Brasília Photo Show, a técnica fica em segundo plano. A pegada é artística, tem relação com as portas que o talento e a arte podem abrir no inconsciente de cada um que contempla a imagem”, detalha Vergara. Ele lembra que hoje a tecnologia permite que os celulares façam fotos incríveis, assim como as pequenas câmeras. “Basta estar atento ao que nos rodeia e abraçar a liberdade desse novo tempo na história da fotografia”, sugere.

Brasília na capa e Brasil nas páginas do livro

A foto que ilustra a capa do livro Brasília Photo Show 2016/17 reflete o “mar” de Brasília: o céu da cidade espelhado nas águas do Lago Paranoá. A autora, Patrícia Patriota, fez o registro por uma lente de telefone celular. “É uma imagem que foi além da fronteira criativa. O instante congelado pelo clique da fotógrafa inspira esperança, serenidade, coragem e simplicidade”, adianta Vergara.

O Brasil está nas páginas internas em todas as cores e formas. Os estados com maior número de fotógrafos premiados do BPS 2016/2017 foram São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraná e o Distrito Federal. Muitos autores vencedores desta edição já confirmaram presença na festa de premiação e lançamento do livro. Entre os prêmios que serão entregues estão câmeras fotográficas com lente de alta performance, celulares, créditos de viagem no valor de R$2,5mil, certificados, estatuetas e cursos de fotografia.

Na cerimônia, as fotos vencedoras serão projetadas em uma das salas de cinema do complexo Kinoplex ParkShopping. Em 2017 elas serão expostas em uma série de exposições, assim como ocorreu com as imagens premiadas em 2015. O livro poderá ser adquirido no dia da cerimônia de premiação ou no site do BPS – http://brasiliaphotoshow.com.br/.

E a História do BPS continua…

O fotógrafo e publicitário Edu Vergara lançou, em abril de 2015, o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show. O objetivo era reunir registros inteligentes, criativos e mágicos para publicá-los no livro Brasília Photo Show 2015. Sete meses depois de promover o desafio nas redes sociais, as fotos vencedoras foram para o livro, que foi para as livrarias e chamou a atenção pela exuberância e qualidade editorial.

A ideia foi para frente. De março a outubro de 2016, as fotos exibidas nas páginas da publicação estiveram expostas para o grande público em uma série de exposições no ParkShopping. O Festival ganhou força e instigou novos fotógrafos a participar da edição 2016/2017. Seis mil e quinhentas imagens foram inscritas. O público conectado no Facebook e uma equipe de curadores ligados a galerias de arte – que trabalharam informalmente na escolha – chegaram aos 386 trabalhos impressos no livro que será lançado dia 26 de novembro.

As inscrições para o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show 2017/2018 começam em fevereiro do ano que vem e é o pretexto ideal para soltar a imaginação e os cliques. O BPS tem recebido pedidos para exposições em outras capitais. No próximo ano, as mostras provavelmente serão itinerantes e viajarão o Brasil.

Serviço

Lançamento do livro Brasília Photo Show 2016/2017 e festa de premiação
Data: 26/11/2016, às 10h
Local: Kinoplex ParkShopping
Entrada gratuita, porém limitada ao número de cadeiras. É preciso checar disponibilidade e obter confirmação via e-mail: comercial@brasiliaphotoshow.com.br

Anterior Festival de Ceviches no El Paso Latino
Próximo Combos de chá da tarde