Brasília Animation Festival


“Até a China” leva prêmio de Melhor Animação Nacional no BAF – Brasília Animaton Festival. Na categoria Animação Internacional, quem fica com o título é o curta francês “Bang Bang”

A perspectiva de um brasileiro sobre os costumes orientais, narrada com muito humor. Assim poderia ser descrito o curta-metragem “Até a China”, do diretor carioca Marcelo Marão. O filme de 15 minutos ganhou a preferência do público brasiliense durante o 1º BAF- Brasília Animation Festival, realizado no último final de semana na Universidade e Brasília, conquistando, assim, o prêmio de Melhor Animação Nacional.

No filme, Marão conta como foi sua experiência ao viajar para a China apenas com uma bagagem de mão. “Achei o filme leve, descompromissado. Gostoso de assistir”, conta Bruno Zakarewicz, que elegeu o curta como seu predileto no festival.

Para Marcelo Marão, que também participou do BAF como palestrante convidado, a experiência foi gratificante. “Acabo de retornar do DF e só tenho elogios ao evento, pela qualidade corajosa da curadoria, pelas oficinas, pelo intenso público presente e participativo. Desejo vida longa ao festival”, declarou o animador em sua página no Facebook.

Na avaliação dos organizadores, com o apoio da Universidade de Brasília (UnB) o BAF- Brasília Animation Festival- foi um sucesso e tem tudo para consolidar-se no calendário cultural da cidade. “Tivemos uma excelente resposta do público com oficinas e sessões lotadas. Isso demonstra que temos demanda pelo tema animação em Brasília. Que venha o BAF 2016!”, comemora Fernando Nísio, organizador e curador do projeto ao lado de Fernando Gutiérrez.

O BAF nasceu como uma continuidade do Animecê, festival de animação do cerrado, que teve a primeira edição em 2014. O volume de inscrições de bons curtas internacionais para esse ano foi tão grande, que o festival naturalmente se internacionalizou. “O objetivo é fazer com que Brasília se torne um pólo de produção e exibição de animação”, completa Gutiérrez.

Os filmes foram eleitos por voto popular.

Confira todos os ganhadores do 1º BAF – Brasília Animation Festival

Melhor Animação Nacional- Até a China (RJ, Brasil, dir. Marcelo Marão)

Melhor Animação Internacional- Bang Bang (França, dir. Julien Bisaro)

Melhor filme dirigido por mulher- Le dragon et la musique (Suíça, dir. Camille Müller)

Melhor Animação Infantil- Pawo (Alemanha, dir. Antje Heyn)

Melhor Animação da Mostra Macabra- Dinner for few (Grécia, dir. Nassos Vakalis)

Anterior Festival de samba e pagode
Próximo Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável