O especial documental Bono & The Edge, da Disney Branded Television é centrado em uma das amizades e dupla de compositores mais notáveis da história do rock em sua jornada para casa: Dublin

O Disney+ anunciou a data de estreia do documentário especial musical Bono & The Edge: A SORT OF HOMECOMING com Dave Letterman, no qual o cineasta vencedor do Oscar® Morgan Neville registra a primeira visita de Dave Letterman a Dublin para passar um tempo com Bono e The Edge e se juntar aos dois músicos do U2 em um show completamente diferente do que já fizeram até agora.

Bono & The Edge: A SORT OF HOMECOMING com Dave Letterman, da Disney Branded Television, terá sua estreia mundial no Disney+ em 17 de março, mesmo dia do lançamento do esperado álbum “SONGS OF SURRENDER”, uma coleção de novas versões de 40 músicas mais importantes do U2, de todas as épocas da banda. Ayo Davis, Presidente da Disney Branded Television, anunciou o especial com a apresentação inédita do teaser na conferência da TCA. O documentário original do Disney+ é o mais recente da Disney Branded Television, que já produziu o sucesso ELTON JOHN: O SHOW DA DESPEDIDA e o aclamado ENCANTO NO HOLLYWOOD BOWL, ambos lançados em 2022 e disponíveis no Disney+.

Da Imagine Documentaries, de Brian Grazer e Ron Howard; Tremolo Productions, de Morgan Neville; e Worlwide Pants, de Dave Letterman, Bono & The Edge: A SORT OF HOMECOMING com Dave Letterman traz registros do show, assim como uma viagem repleta de aventuras com a incrível presença de Bono e The Edge e com todo o humor de Dave. Além do show em si, o especial documental focará no extraordinário relacionamento de Bono e The Edge e como ele se desenvolveu ao longo de mais de 45 anos de uma amizade próxima – sendo, além de grandes amigos, uma das duplas de compositores mais extraordinárias da história do rock – e também registra Dublin através dos olhos de Dave, em sua primeira visita à cidade de Bono e The Edge.

“Bono e The Edge são a força motriz por trás de uma das bandas mais prolíficas e influentes na história do rock, e estamos honrados em trazer para o público global, através do Disney+, este retrato verdadeiramente íntimo do começo dessa história, da amizade e do processo criativo deles”, disse Davis.

“Recentemente, eu ganhei um concurso de rádio”, disse Letterman. “O vencedor visitará Dublin com Bono e The Edge. A parte do concurso não é verdade, mas eu me sinto um vencedor. Eles me mostraram a cidade, me apresentaram a seus amigos músicos e cantaram alguns de seus grandes sucessos em um pequeno teatro. Foi uma visita extraordinária. Fale com eles, porque me disseram que ainda tem alguns lugares disponíveis. Sou o homem mais sortudo do planeta (não tem mais lugares disponíveis)”.

Letterman, que aceitou o convite dos dois integrantes do U2 para visitá-los em Dublin em sua primeira viagem à Irlanda, tem um relacionamento de 25 anos com a banda, mas somente esteve com Bono e The Edge nos Estados Unidos. Além de ser o convidado de honra em um show íntimo feito em um icônico teatro local, o edifício do antigo cinema Ambassador na rua O’Connell Street no norte de Dublin, Dave embarca em sua própria jornada para explorar a cidade. Ele visita o lendário balneário natural Forty Foot em uma manhã gelada, e pega o trem DART (Dublin Area Rapid Transit) no condado de Wicklow com destino ao norte. Letterman também é a inspiração da nova canção do U2 composta por The Edge e Bono e escapa, por pouco, de ter que cantar em público no lendário pub McDaid’s, perto da Grafton Street, ao lado de um grupo igualmente lendário de artistas e músicos, incluindo Bono, The Edge, Glen Hansard, Markéta Irglová, Imelda May, Loah, Saint Sister, Grian Chatten, de Fontaines DC, e Dermot Kennedy, cuja voz é descrita por Bono como uma “explosão sônica”.

“Eu me apaixonei pelo U2 e David Letterman mais ou menos na mesma época, em algum momento do meu segundo ano no ensino médio”, disse o diretor Morgan Neville. “Pensar que, de alguma forma, décadas depois, estaríamos todos juntos na Irlanda para gravar um filme, é um sonho improvável que de alguma maneira se tornou realidade”.

“Tive um sonho incrível, que estava na mágica cidade de Dublin com Bono, The Edge e David Letterman”, disse o produtor Justin Wilker. “E se não fosse pelo fato de Morgan ter capturado maravilhosamente essas imagens, eu ainda não acreditaria que realmente aconteceu”.

O filme foi gravado em Nova York, Los Angeles e Dublin (Irlanda).

Também foi anunciado o novo álbum “SONGS OF SURRENDER”, uma coleção de novas versões das 40 músicas mais importantes do U2 de toda a carreira da banda, gravadas para 2023 em sessões realizadas nos dois últimos anos, que será lançado na íntegra na sexta-feira, 17 de março. A primeira faixa disponível desta nova série de gravações é “Pride (In The Name Of Love)”, que pode ser ouvida aqui. “SONGS OF SURRENDER” tem curadoria e produção de The Edge e inclui novas versões das canções mais famosas de sua carreira de mais de 40 anos, entre elas estão “With Or Without You”, “One”, “Beautiful Day”, “Sunday Bloody Sunday” e “Invisible”, em novas versões musicais que resultam de uma gravação totalmente nova de cada faixa, com novos arranjos e, em alguns casos, novas letras.

Bono & The Edge: A SORT OF HOMECOMING com Dave Letterman é uma produção da Imagine Documentaries, Tremolo Productions, e Worldwide Pants, de Dave Letterman. Por parte da Imagine Documentaries, Brian Grazer, Ron Howard, Sara Bernstein e Justin Wilkes são os produtores executivos; Séamus Murphy-Mitchell é produtor; e Meredith Kaulfers e Mike Sweeney são coprodutores executivos. Pela Tremolo Productions, Morgan Neville é o diretor e produtor, e Caitrin Roger a produtora executiva. Por parte da Worldwide Pants, Tom Keaney é o produtor executivo e Mary Barclay é a coprodutora executiva. Pela Disney Branded Television, Marc Buhaj é o Vice-presidente de Unscripted Contents and Nonfiction, e Marjon Javadi é Vice-presidente de Documentary Films and Docuseries.

SOBRE O U2

Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. se conheceram na adolescência no colégio Mount Temple School em Dublin e, em 1978, formaram a banda U2. Desde o início, o U2 se caracterizou por sua garra e ambição, já que formaram a banda – como dizem, “antes mesmo de saberem tocar”.

Quarenta anos depois, o U2 é um dos melhores shows ao vivo do mundo. A banda viajou pelo mundo inúmeras vezes, lançou 14 álbuns de estúdios, vendeu mais de 170 milhões de álbuns e ganhou inúmeros prêmios, entre eles 22 GRAMMYS® e o prêmio Embaixador da Consciência da Anistia Internacional. O U2 entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll em 2005 e foi duas vezes indicado ao Oscar® de melhor canção original: em 2003 por “The Hands That Built America” composta par ao filme Gangues de Nova York, e em 2014 por “Ordinary Love”, para o filme Mandela: O Caminho para a Liberdade.

O décimo quarto álbum de estúdio do U2, “SONGS OF EXPERIENCE” – o álbum complementar de “SONGS OF INNOCENCE” – foi lançado em dezembro de 2017 alcançando o topo da lista Billboard 200, destacando o U2 como a única banda da história a ter ficado em primeiro lugar na lista por quatro décadas consecutivas.

Em 2018, o U2 realizou a turnê eXPERIENCE + iNNOCENCE Tour, uma produção em estádio que mostrou a banda continuamente expandindo os limites criativos da tecnologia e da engenharia. E seguindo a aclamada The Joshua Tree Tour 2017 – a turnê de aniversário que quebrou todos os recordes e celebrou o álbum de 1987 “THE JOSHUA TREE”–, a banda voltou a viajar em 2019 com a turnê, mas desta vez para a Nova Zelândia, Austrália e Japão, além de levar a “banda mais importante do mundo” (The Guardian) a Singapura, Seul, Manila e Mumbai pela primeira vez. Em novembro de 2019, a banda lançou a música “Ahimsa”, em colaboração com A.R. Rahman, que foi gravada ao vivo no estádio DY Patil em Mumbai. Em 2020, SiriusXM e U2 anunciaram o lançamento da U2 X-Radio, apresentando todas as músicas e influências da banda do norte de Dublin, com curadoria do U2. Em maio de 2021, Bono e The Edge colaboraram com o DJ holandês Martin Garrix na criação do tema “We Are The People”, a canção oficial da Eurocopa de futebol de 2020.

“SONGS OF SURRENDER”, uma coleção das 40 canções mais importantes da história do U2, em novas versões reimaginadas para 2023 em sessões de gravação realizadas nos últimos dois anos, será lançada na íntegra na sexta-feira, 17 de março.

SOBRE A TREMOLO PRODUCTIONS

Dirigida pelo cineasta Morgan Neville, a Tremolo Productions é uma produtora vencedora do Oscar®, Grammy® e Emmy®, focada em narrativas de não-ficção de qualidade. Seus filmes e conteúdo para televisão incluem: Won’t You Be My Neighbor?; Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain; Taylor Swift: Miss Americana; They’ll Love Me When I’m Dead; Ugly Delicious; A Um Passo do Estrelato; Shangri-la, Best of Enemies; Abstract: The Art of Design; Keith Richards: Under the Influence; Watch the Sound with Mark Ronson, e Song Exploder.

SOBRE A IMAGINE DOCUMENTARIES

A Imagine Documentaries foi formada em 2018 pelos presidentes executivos da Imagine Entertainment Brian Grazer e Ron Howard, com o objetivo de desenvolver e produzir longas-metragens documentais e programação televisiva não roteirizada de ponta. Com sede em Nova York, a Imagine Docs é dirigida pelos produtores Justin Wilkes e Sara Bernstein, ambos indicados ao Oscar® e vencedores de diversos Emmy®, Peabody e Producers Guild Awards. A Imagine Documentaries foi reconhecida como uma produtora prolífica de documentários de primeira linha, trabalhando com alguns dos cineastas mais visionários da indústria e vencedora de diversos prêmios Emmy®, além de várias indicações, por sua vasta programação.

Suas estreias recentes incluem Louis Armstrong: Black & Blues (AppleTV+), de Sacha Jenkin; Vulcão Whakaari: Resgate na Nova Zelândia (Netflix), de Rory Kennedy, que ficou em primeiro lugar na Netflix globalmente; o indicado ao Emmy® Lucy e Desi, a estreia de Amy Poehler como diretora de documentário longa-metragem, que relata a relação pessoal e profissional de Lucille Ball e seu marido, Desi Arnaz; o documentário longa-metragem indicado ao Emmy® de Ron Howard We Feed People, sobre o trabalho humanitário do chef José Andrés na organização World Central Kitchen (National Geographic Films); o longa-metragem vencedor do Emmy® Quem é você, Charlie Brown? (Apple TV+); Light & Magic, de Lawrence Kasdan, sobre a pioneira produtora de efeitos visuais de George Lucas, a Industrial Light and Magic (Disney+); o filme dirigido por Rory Kennedy Queda Livre: A Tragédia do Caso Boeing, que investiga os acidentes dos aviões 737 MAX (Netflix); Julia, o documentário definitivo sobre Julia Child, dirigido por Julie Cohen e Betsy West (Sony Pictures Classic); e a série antológica de Joe Berlinger Cena do Crime, cujas temporadas Cena do Crime: Mistério e Morte no Hotel Cecil e Cena do Crime: O Assassinato da Times Square ficaram entre as cinco mais vistas globalmente da Netflix.

Entre suas próximas produções, vale mencionar o longa-metragem dirigido por Martin Scorsese Personality Crisis: One Night Only (Showtime) sobre a banda New York Dolls e o cenário musical de Nova York nos anos setenta; The Supermodels, uma série documental sobre as icônicas carreiras de Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista e Christy Turlington (AppleTV+); The Dynasty, uma série documental limitada sobre os New England Patriots; um longa-metragem dirigido por Ron Howard sobre Jim Henson para o Disney+; Judy Blume Forever, um longa-metragem documental de Davina Pardo e Leah Wolchock sobre a pioneira escritora Judy Blume para a Amazon; e David Blaine’s Beyond Belief (NatGeo/Disney+).

SOBRE A WORLDWIDE PANTS

A WORLDWIDE PANTS, INC. (WPI) é uma produtora fundada por David Letterman em 1993 que criou, produziu e é proprietária de mais de 4.000 horas de conteúdos televisivos; coproduziu uma grande variedade de premiados programas de televisão, filmes e apresentações musicais; e ganhou dezenas de prêmios Emmy® e diversos Peabody. A WPI produziu todos os episódios de The Late Show with David Letterman. Entre as apresentações musicais dos programas de Letterman, estão as primeiras aparições televisivas de icônicos artistas como Talking Heads, Nas, REM e Lizzo, entre muitos outros.

Letterman e a WPI também criaram a série de shows online Live on Letterman, uma série de apresentações ao vivo de uma hora de duração realizada no teatro Ed Sullivan, que teve sua estreia em 2010 com Pearl Jam, e em seus cinco anos em cartaz contou com amis de 50 apresentações, entre elas as de J.Cole, St. Vincent, Taylor Swift e Adele. A Worldwide Pants também coproduziu a docussérie de entrevistas da HBO Foo Fighters: Sonic Highways (2014) e O Próximo Convidado Dispensa Apresentação com David Letterman, uma série de entrevistas em longo formato Netflix, com convidados icônicos como Barack Obama, Tina Fey, JAY-Z, Volodymyr Zalenskyy, Malala, Lizzo, Melinda Gates e Dave Chappelle.

SOBRE DISNEY+

Disney+ é o serviço de streaming por assinatura de filmes, séries e outros conteúdos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic. Disney+, o principal serviço de streaming direto ao consumidor da The Walt Disney Company, oferece uma coleção crescente de conteúdo original exclusivo, incluindo longas-metragens, documentários, live-action e séries animadas e curtas-metragens. Com acesso sem precedentes à longa história da Disney de entretenimento cinematográfico e televisivo incrível, o Disney+ também é o serviço de streaming exclusivo para os últimos lançamentos do The Walt Disney Studios.

Na América Latina, o Disney+ está disponível como serviço independente de streaming ou como parte do Combo+, a competitiva oferta comercial permanente que disponibiliza a assinatura do Disney+ e do Star+, plataformas independentes entre si, a um preço único e atrativo que dá acesso ao mais ampla proposta de streaming com entretenimento para todas as idades. Para obter mais informações, visite disneyplus.com ou encontre o aplicativo Disney+ na maioria dos dispositivos móveis e Smart TVs.

SOBRE A DISNEY BRANDED TELEVISION

A Disney Branded Television engloba os contadores de histórias e as equipes de produção e marketing responsáveis pelas séries de televisão, filmes e outros programas que abrangem live-action, animação e formatos não-roteirizados da marca Disney. O grupo ajuda a alimentar a plataforma de streaming Disney+ e as redes lineares Disney Channel, Disney XD e Disney Junior com conteúdo voltado para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e famílias com histórias que imaginativas, aspiracionais e que refletem seu mundo e experiências.

Projetos recentes incluem: High School Musical: A Série: O Musical; Monstros no Trabalho; A Misteriosa Sociedade Benedict e Marvel Spidey e Seus Amigos Espetaculares. A Disney Branded Television criou algumas das propriedades e franquias mais icônicas e premiadas, incluindo as vencedoras do Prêmio Peabody Doutora de Brinquedos e A Casa Coruja; as vencedoras do Emmy® Os Vizinhos Green e Elena de Avalor; os amados curtas-metragens animados de Mickey Mouse, além da franquia Disney Channel Original Movie (DCOM), composta de mais de 100 títulos.