Bonecos na Rural: arte, cultura e acesso à educação para comunidades do DF. Projeto visa promover o acesso gratuito e a democratização aos bens culturais em escolas públicas localizadas na zona rural da unidade federativa

Com duração prevista para 6 meses, “Bonecos na Rural” contempla uma série de ações, incluindo apresentações teatrais, espetáculos, como a “Flor do Sertão” e “Contos, Histórias e Canções”, oficinas de formação, como a “Mala Cultural”, e a produção de uma websérie sobre Teatro de Formas Animadas no Distrito Federal. O programa tem como objetivo diminuir o isolamento das comunidades do campo, oferecendo atividades artísticas que valorizem as tradições da cultura popular e proporcionem formação de plateia. Além disso, busca capacitar professores na linguagem do teatro de bonecos e de sombras, promovendo a acessibilidade cultural.

Durante a execução do projeto, serão realizadas 12 apresentações teatrais e 12 mediações de espetáculos em 6 escolas da área rural do DF. Serão oferecidas também 6 oficinas artísticas e a distribuição de 6 kits pedagógicos contendo material físico e conteúdo virtual em formato de websérie, acessível via QR code. “Serão 3 episódios destinados ao Teatro de Formas Animadas, dentro do contexto do conteúdo escolar. Falaremos sobre as montagens e a história do teatro de bonecos pelo mundo, por exemplo. Teremos ainda esquetes para os professores usarem nas salas de aula”, complementa Dom Rodrigo, diretor da companhia teatral Cidade dos Bonecos e um dos idealizadores do projeto.

A iniciativa tem o propósito de criar pontes comunicacionais entre pessoas e instituições, proporcionando acesso à arte, cultura e tecnologia em comunidades que enfrentam desafios de isolamento geográfico, educacional e tecnológico. Através da formação na área da arte-educação, o projeto busca capacitar os professores das Escolas do Campo e promover a compreensão da linguagem do Teatro de Formas Animadas. Além disso, a acessibilidade é outro diferencial, pois todas as atividades do “Bonecos da Rural” são abastecidas com energia limpa, através de um trailer com usina solar sobre rodas que carrega os equipamentos de som, luz e audiovisual utilizados. A usina fotovoltaica capta energia da radiação solar para abastecê-los de forma sustentável.

“‘Bonecos na Rural’ chegou para proporcionar enriquecimento aos processos de ensino e aprendizagem nas Escolas do Campo. Ao oferecer atividades artísticas e conteúdo virtual acessível, inclusive com interpretação em libras, queremos democratizar o conhecimento e combater a invisibilidade social dessas comunidades”, explica Rodrigo.

Programação

Escola Classe Capão Seco (Paranoá-DF)
Dia: 15/08
Horário: às 10h e 13h30

Escola Classe Cachoeirinha (São Sebastião-DF)
Dia: 17/08
Horário: às 11h e 13h30

Escola Classe Lajes da Jiboia (Ceilândia-DF)
Dia: 22/08
Horário: às 11h e 13h30

Escola Classe Aguilhada (São Sebastião-DF)
Dia: 24/08
Horário: às 11h e 13h30

Escola Classe Lamarão (Paranoá-DF)
Dia: 29/08
Horário: às 11h e 13h30

Escola Classe Ruralzinha de Riacho Fundo (Riacho Fundo-DF)
Dia: 31/08
Horário: às 11h e 13h30

Serviço:

Bonecos na Rural
Data: De 15 a 31 de agosto de 2023
Local: Escolas rurais do DF
Classificação: Livre
Instagram: @cidadedosbonecos