Formado por músicos de diversas nacionalidades, o grupo Berlin Counterpoint  executa um repertório que vai do barroco ao contemporâneo

No dia 24 de agostosábado, às 19h, o SescTV exibe apresentação inédita do sexteto Berlin Counterpoint, realizada durante a terceira edição do Festival Sesc de Música de Câmara, em dezembro de 2018, na unidade Bom Retiro. Com direção para TV de Daniela Cucchiarelli, o concerto também pode ser assistido em sesctv.org.br/avivo. Durante o festival, que tem como proposta unir artistas nacionais e estrangeiros em torno da música, aconteceram ao todo 34 concertos, divididos entre as unidades do Sesc São Paulo na capital e no interior.

O nome Berlin Counterpoint foi dado ao grupo porque na época em que foi criado todos os músicos residiam em Berlim, na Alemanha. Já Counterpoint é proveniente do fato de haver muitas vozes diferentes, que se juntaram para criar um conceito musical. Portanto, desde sua formação, o sexteto é um grupo multicultural que tem, como característica principal, o prazer em se comunicar com todos os públicos. “Gostamos da ideia de sermos um contraponto na música. Viemos de todos os lugares e tentamos nos juntar numa língua comum e celebrar”, diz o clarinetista Sacha Rattle.

Pela primeira vez no Brasil, o sexteto foi convidado para estrear em seus programas a obra “Allegro Scorrevole”, escrita pelo paulista Leonardo Martinelli, uma encomenda feita especialmente pelo Festival. “O processo com Leonardo foi fantástico. Ele nos enviou a primeira versão da partitura e estava muito disposto a nos acomodar na maneira como compunha”, explica a pianista Zeynep. Segundo o flautista Aaron, algo muito significativo para os músicos do grupo nesse concerto foi a oportunidade de tocar músicas brasileiras.

No espetáculo, os artistas abrem com Quinteto para Piano, de Mozart. “Essa peça é considerada pelo próprio Mozart como uma de suas melhores obras. Ela é incrivelmente inovadora e muito flexível na maneira como a música funciona”, esclarece o clarinetista Sacha Rattle. Segundo ele, a música, além da interpretação, permite grande interação entre os artistas.

O Berlim Counterpoint é formado por Zeynep Ozsuca, da Hungria (piano); Sacha Rattle, da Inglaterra (clarinete); Joost Bosdijk, da Holanda (fagote); Olivier Stankiewicz, da França (oboé); Aaron Dan, da Romênia (flauta); e Lionel Speciale da Itália (trompa).

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Festival Música de Câmara
Concerto
Berlin Counterpoint
Estreia: 24/8, sábado, às 19h.
Reapresentações: 25/8, domingo, às 23h; 28/8, quarta, às 20h; 30/8, sexta, às 18h.
Classificação indicativa: Livre
Direção para TV: Daniela Cucchiarelli
Produção: Recheio Digital

Para sintonizar o SescTV

Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior MC DIA FELIZ MOVIMENTA O PIER 21 NESTE SÁBADO (24)
Próximo Beer Club inova com preço promocional nas brejas paranaenses