Bendito Brasil de Bento Viana


Em 30/03/2016, o Espaço Cultural STJ promoverá o coquetel de abertura da exposição “BENDITO BRASIL”, do artista plásticoBento Viana, com visitas até20/04/2016.

A mostra traz ao público uma exposição diferente dos trabalhos até então apresentados por Bento, como o resultado de suas andanças pelo Brasil. Sãoimagens feitas ao longo de 20 anos, fotografias dos diversos biomas, povos indígenas, Amazônia, Xingu, Grande Sertão Veredas, Maranhão, etc.

Bento Viana é fotógrafo, produtor premiado de cinema e vídeo e geógrafo de formação. Com 22 anos de mercado, fez trabalhos para diversas organizações, entre elas o WWF-Brasil, INPA, Centro de Trabalho Indigenista, Greenpeace Brasil, GTA, AmazonConservation Team, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, EMBRATUR, EADCON e o IEB. Fez documentários fotográficos na África, Europa, Antártica, Peru, Bolívia, Argentina, Chile, Estados Unidos e por todos os biomas brasileiros.

É co-criador da exposição A Volta ao Mundo em 80 Fotos, coletiva de três fotógrafos viajantes, com 80 fotografias em tamanhos 1,25X1,87 metro, expostas ao ar livre e aberta nas 24 horas do dia, visitada por mais de 100 mil pessoas nas cidades de Brasília e São Paulo. No ano de 2007 realizou a exposição Brasília Iluminada, uma homenagem ao centenário do arquiteto Oscar Niemeyer, que ficou exposta ao ar livre na praça dos Três Poderes durante 60 dias.

Hoje é sócio-proprietário da Bento Viana Fotografiawww.oikosimagem.com.br – especializada em produção de imagens socioambientais em fotografia, cinema e vídeo e também da Bendito Brasil Fotografia e Design – www.benditobrasil.com.br – empresa que atua no ramo de impressões Fine Art e de produtos que unem a fotografia ao design de peças exclusivas.

Em 2012 foi convidado pelo Governo do Distrito Federal para fotografar o Brasília Vista do Céu, um livro de fotografias exclusivo que se tornou o presente oficial do Governador.Em 2014, lançou o livro Do Céu, Brasília, com 200 fotos mostrando uma nova visão da capital do Brasil. Atualmente é o livro de arte mais vendido no Distrito Federal.

O coquetel será das 18h30 às 21h, no Espaço Cultural STJ, localizado no 2º andar do Edifício Plenários do Superior Tribunal de Justiça, no SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF. A exposição estará aberta à visitação das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.Para informações adicionais, os telefones de contato são: (61) 3319-8594 ou 8373.

Anterior Quando o sonhadário germina
Próximo Aprenda Espanhol Cozinhando