Wim Wenders, Michelle Williams, Sébastien Betbeder e Luiz Bolognesi no cardápio da semana!

O cardápio desta quinta (17/09) traz clássico dos anos 80, Michelle Williams em atuação indicada ao Oscar, cult francês exibido no Festival de Cannes e documentário brasileiro premiado no Festival de Berlim: “Asas do Desejo”, de Wim Wenders; “Sete Dias com Marilyn”, de Simon Curtis; “2 Outonos 3 Invernos”, de Sébastien Betbeder; e “Ex Pajé”, de Luiz Bolognesi.

ESTREIAS A PARTIR DE 17 DE SETEMBRO

“Asas do Desejo”

Os créditos finais informam: “Dedicado a todos os antigos anjos, mas principalmente a Yasujiro, François e Andrej”, referindo-se aos diretores Yasujirô Ozu, François Truffaut e Andrei Tarkovsky, três dos favoritos de Wim Wenders, lembrando que na época das filmagens, em 1984, Truffaut e Tarkovsky haviam falecido recentemente, quase 20 anos depois de Ozu, que morreu em 1963.

Todas as sequências em preto e branco foram filmadas através de um filtro único e exclusivo, feito com uma meia que pertencia à avó do diretor de fotografia Henri Alekan. Como foi proibido filmar o verdadeiro Muro de Berlim, foi necessário construir uma réplica perfeita dele, com tijolos e cimento, um trabalho que precisou ser refeito, pois a primeira réplica entortou quando choveu e descobriu-se que o construtor contratado enganou os produtores com um falso muro feito de madeira.

“Sete Dias com Marilyn”

A reconstituição das cenas de “O Príncipe Encantado”, teve as mesmas locações do filme de 1957, originalmente estrelado por Marilyn Monroe e Laurence Olivier. Devido a incompatibilidade de agenda, a atriz Judi Dench precisou filmar sua participação 2 semanas antes do restante da produção, o que fez com que ela e Michelle Williams nunca apareçam juntas, com exceção de uma cena de aperto de mãos, que foi resolvida com um truque de edição. Este filme levou Michelle Williams a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo segundo ano consecutivo, após ter concorrido por “Namorados para Sempre (2010).

“2 Outonos 3 Invernos”

Filme exibido pela primeira vez no Festival de Cannes 2013, e lançado nos cinemas franceses no dia de Natal de 2013. A bela trilha sonora inclui a canção “Tiger Mountain Peasant Song”, do álbum de estreia da banda indie americana Fleet Foxes. Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Torino 2013.

“Ex Pajé”

A obra fez parte da seleção oficial da Mostra Panorama do Festival de Berlim 2018. Filme dirigido por Luiz Bolognesi, corroteirista dos longas “Elis” (2016), “Como Nossos Pais” (2017) e “Bingo: O Rei das Manhãs” (2017). O diretor e roteirista Luiz Bolognesi é também ator e atuou nos longas “Bicho de Sete Cabeças” (2000) e “Bingo: O Rei das Manhãs” (2017).

ASAS DO DESEJO

(Der Himmel über Berlin)
Alemanha, 1987, cor e p/b, 128 min., drama, idioma: alemão (legendado), 14 anos.
Direção: Wim Wenders
Elenco: Bruno Ganz, Solveig Dommartin e Otto Sander.
Dois anjos, Damiel e Cassiel, passam pelas ruas de Berlim, observando a população animada, fornecendo raios invisíveis de esperança para os aflitos, mas nunca interagindo com eles. Quando Damiel se apaixona pela solitária trapezista Marion, o anjo deseja experimentar a vida no mundo físico, e encontra – com algumas palavras de sabedoria do ator Peter Falk (interpretando a si mesmo) – que pode ser possível para ele assumir a forma humana.

SETE DIAS COM MARILYN

(My Week with Marilyn)
EUA, 2011, 99 min., idioma: inglês (legendado), 14 anos.
Direção: Simon Curtis
Elenco: Michelle Williams, Eddie Redmayne e Kenneth Branagh.
O filme mostra a estadia de Marilyn em Londres para gravar um filme. Durante uma semana, um assistente de produção mostra um pouco do país à estrela.

2 OUTONOS 3 INVERNOS

(2 Automnes 3 Hivers)
França, 2013, cor, 91 min., comédia, idioma: francês), 14 anos.
Direção: Sébastien Betbeder
Elenco: Vincent Macaigne, Maud Wyler, Audrien Bastien
Arman tem 33 anos e resolve mudar de vida. Para começar, começa a correr no parque aos sábados. No primeiro dia, conhece Amélie. A primeira impressão é de um choque, a segunda será uma punhalada no coração. Benjamin é o melhor amigo de Arman. Entre dois outonos e três invernos as vidas de Amélie, Arman e Benjamin se cruzam, cheias de encontros, acidentes, histórias de amor e memórias.

EX-PAJÉ

Brasil, 2018, cor, 81 min., documentário, idioma: português, 14 anos.
Direção: Luiz Bolognesi
Elenco: Perpera Suruí, Kabena Cinta Larga e Ubiratan Suruí.
Um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca. No entanto, a missão evangelizadora comandada por pastor intolerante é posta em xeque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.
Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90
Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.
Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup
Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Petra Belas Artes À LA CARTE:

Com acervo com curadoria, pensado para quem ama uma programação de qualidade o Petra Belas Artes À LA CARTE é uma plataforma de streaming criada no final de 2019, e que ganhou muita força, em abril de 2020, quando após 5 meses do seu nascimento, passou a oferecer um mês de gratuidade aos cinéfilos, durante a Pandemia. Desde em então, a plataforma criada pelo Belas Artes Grupo passou a ter um crescimento de pelo menos 40% ao mês, ganhando cada vez mais espaço no dia a dia dos cinéfilos.

A ideia inicial sempre foi poder levar para todo o Brasil aquilo que os cinéfilos de São Paulo tinham no Cine Petra Belas Artes, ou seja, uma programação de qualidade, com curadoria, e que tenha em seu catálogo de forma permanente, filmes que não são encontrados nas plataformas globais. Ou seja, filmes de grandes diretores, de vários países do mundo, e que fazem parte da história do cinema. Além disso, toda semana quatro novos filmes entram no “cardápio” do Petra Belas Artes À LA CARTE e não saem do ar, ou seja, eles ficam durante muito tempo disponíveis para que os assinantes possam ver e rever seus filmes preferidos.

No Petra Belas Artes À LA CARTE o assinante encontra os filmes divididos em categorias singulares e criativas com classificações como: “cults incríveis”, “mulheres maravilhosas”, “hahaha”, “para roer as unhas”, “o que todo cinéfilo precisa ver antes de morrer” e “novo no cardápio”, entre várias outras. Além disso, a plataforma também lança filmes de forma inédita e exclusiva como foi o caso do lançamento de “Apocalypse Now – Final Cult”, “O Hotel às Margens do Rio” de Hong Sang Soo, o brasileiro “Partida”, de Caco Ciocler, entre outros.

Anterior Watch Brasil lança seu aplicativo para Smart TVs Android
Próximo Sesc SP e Coletivo Favela em Casa: Festival online 18 a 20 set