Evento de abertura da Semana da Europa, Bazar Europeu contará com quase 40 estandes de países da União Europeia, além de shows, workshops e programação infantil

No dia 4 de maio (sábado), o brasiliense terá a oportunidade de mergulhar na cultura dos países-membros da União Europeia. Comidas típicas, atividades para a crianças e apresentações de música e dança integram a programação do Bazar Europeu, evento que marca a abertura da 15ª edição da Semana da Europa na capital federal.

O Bazar, que no ano passado recebeu três mil visitantes ao longo do dia, está de casa nova: a Aliança Francesa de Brasília, prédio projetado por Oscar Niemeyer com lindo jardim desenhado por Burle Marx. O acesso será livre para todos os públicos, das 11h às 18h, com entrada franca. Quem desejar chegar de bike na Aliança contará com bicicletário. Os inscritos na tradicional Corrida União Europeia, que ocorre no dia seguinte (5 de maio), devem comparecer ao evento para a retirada dos kits.

Atrações musicais

A sueca Kajsa Beijer abre a programação musical com show às 13 horas. No seu repertório, ela soma jazz, pop, soul, gospel e R&B à sonoridade e às nuances da Música Popular Brasileira (MPB), pela qual é apaixonada. Kajsa é professora de canto com graduação em música americana pela Universidade The School of Music, Theatre and Art em Örebro, Suécia. Está no Brasil desde 2012, para um intercâmbio na faculdade de música da Universidade de Brasília (UnB). A cantora fez do Brasil e de Brasília sua casa.

A cultura espanhola estará representada pelo Grupo de Dança Capricho Espanhol, que há anos difunde a arte hispânica em Brasília. A partir das 14 horas, bailaores e bailaoras vão apresentar diversos bailes espanhóis, com a direção geral de Patrícia Weingrill. E o público não vai ficar só assistindo: logo após o show, o grupo oferece um workshop de dança flamenca para os visitantes.

Em seguida, às 15 horas, sobe ao palco a alemã Georgia W. Alô, uma legítima “soul woman” que vai animar ainda mais o Bazar. Dona de uma voz poderosa, fortemente influenciada pelas grandes cantoras americanas de soul, blues e funk como Aretha Franklin, Gladys Knight e Etta James, ela mostra que tem total intimidade com a black music. Aliás, Georgia já participou de outras edições do evento sempre com recepção calorosa do público.

A Orquestra Jovem de Metais e Percussão do SESC-DF é a próxima atração do Bazar, às 16 horas. O maestro Altair Paulo da Silva e o conjunto composto por 25 jovens músicos vão misturar compositores brasileiros e europeus em uma apresentação especial. O show marca o início do novo projeto da EUNIC (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados dos Países da União Europeia) na capital federal. A iniciativa envolve formação musical de crianças e jovens; contato dos integrantes da Orquestra com músicos europeus; e a realização de concertos do conjunto para grandes públicos. Para viabilizar o trabalho, os recursos da EUNIC Global – que tem sede em Bruxelas – vão se somar aos do SESC-DF, que financia o programa.

Às 17 horas, a banda franco-brasileira Cao Laru promete surpreender o público com muita energia e originalidade. A trupe que cruza o país viajando em uma kombi desembarca na Aliança Francesa para encerrar a festa em alto astral. O grupo foi criado na França por seis músicos que optaram por somar suas raízes e seus diferentes universos para a criação de uma música que viaja, que aprende, que se transmite e que não abdica do direito de se transformar.

Sua formação atual é composta por sete integrantes: Noubar Sarkissian Junior (cavaquinho, violão, pandeiro e voz), Felipe Trez (bateria), Pedro Correa Abrantes Pinheiro (baixo e contrabaixo), Laura Aubry (acordeon e voz), Marie Tisser (violoncelo e voz), Louise Aleci (violino e voz) e Victor Ledoux (saxofone e voz).

Bazar Europeu

Sabores da Europa

Entre as atrações do evento, a gastronomia ganha lugar de destaque. Haverá comercialização de alguns pratos e produtos típicos de cada país, como a paella espanhola do restaurante “Chiringuito la esquinita”. A Bélgica marcará presença com a “Batata Frita da Hora” e o chocolate da Aguimar Ferreira Chocolateria e Confeitaria.

The Brian Boru Pub Irlandês vai oferecer chope verde, Guinness em lata, café e whiskey, além do ensopado irlandês. Il Pandrino, Il Basilico e Limoncello Paraiso trazem o melhor da culinária italiana com três opções de massas, tiramisú e creme de limoncello.

No estande da Polônia, será possível experimentar a famosa Vodka Żubrówka, considerada uma das melhores do mundo e “bigos”, um prato com mais de 500 anos de tradição da culinária polonesa, preparado pelo Ateliê de Massas Artesanais. Não vão faltar o chucrute e o “Eisbein” (joelho de porco) nos estandes alemães Chef Knut e Casa da Esperança, assim como ótimas cervejas (da Cervejaria Aracê) e a deliciosa Apfelstrudel (torta de maçã). Aliás, quem gosta de doces não pode deixar de passar nos estandes portugueses, onde a chef Daniela Cruz vai estar preparando pastéis de Belém e outras delícias na hora. O Empório Lusitano também leva vinhos portugueses para a festa.

E o tour gastronômico ainda não terminou! O restaurante francês Le Jardin vai preparar sanduíches no croissant, além de vender vinhos do país. A Casa do Holandês, representante dos Países Baixos, vai apresentar receita exclusiva do “dutsh hot-dog, versão holandesa do cachorro-quente. Por fim, quem for ao estande da Suécia vai saborear kanelbullar (rosquinha de canela) e hallongrotton (biscoito amanteigado com geleia de framboesa). Vale lembrar que não faltarão opções para vegetarianos.

Bazar Europeu

Diversão garantida para crianças

Tem programação infantil? Tem sim senhor! Os pequenos poderão ouvir histórias contadas em inglês, francês, espanhol e alemão. Em “Qual o sabor da lua?”, de Michael Grejniec, os animais da selva desejam descobrir se a lua é doce ou salgada. Este é o fio condutor do conto espanhol, que será apresentado no idioma original por Daiane Reis às 11 horas. Daiane é licenciada em Letras Espanhol e pós-graduada em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola.

Ao meio dia, Jacqueline Fiuza vai comandar a leitura do conto alemão. Além de mãe de três, bordadeira e contadora de histórias, também é professora de alemão, português e de escrita criativa. No bazar, ela vai contar a história do “Peixe arco-íris”, livro publicado em mais de 50 idiomas e de autoria de Marcus Pfister.

Já Luanna Tani, também contadora de histórias, apresenta Martine, uma criança que vai beber água e se depara com uma fada saindo pela torneira. A leitura do conto em francês ocorre às 15h30. Por fim, às 16h30, a criançada vai conhecer – em inglês – a deliciosa aventura de uma centopeia que estava com muita fome e a cada dia ela comia mais e mais. É baseada na estória “A lagartinha muito comilona”, de Eric Carle.

A programação infantil inclui ainda, a partir das 13h30, oficina de slime (geleca). Todas as atividades ocorrem na Midiateca da Aliança Francesa.

Semana da Europa – O Bazar Europeu é só o primeiro de uma série de eventos realizados para celebrar a cultura europeia na cidade. A programação da Semana da Europa conta ainda com a Corrida União Europeia (5 de maio); o Café com Europa (8); a Mostra de Cinema Europeu (de 10 a 19); e, encerrando as atividades na capital federal, o Concerto Clássico Europeu (14). A programação completa está disponível no site: semanadaeuropa.org.

Serviço

BAZAR EUROPEU
Data: 4 de maio (sábado)
Horário: 11h às 18h
Local: Aliança Francesa (SEPS 708/907)
Entrada franca
LIVRE PARA TODOS OS PÚBLICOS

Anterior Exposição de cerâmica japonesa e Ikebana na Galeria do TBV
Próximo JK Shopping recebe o evento Rei e Rainha da Derivada