Banda Carne Doce inicia turnê de divulgação do novo álbum “Cererê” após ganhar prêmio pelo álbum “Interior”, lançado durante a pandemia em 2020
A banda goiana Carne Doce, destacada pela Revista Rolling em diversas oportunidades pelo talento e inovação musical, acaba de lançar o novo álbum “Cererê”, em homenagem à cena alternativa de Goiânia. Em turnê de divulgação do novo trabalho, o grupo, que já fez passagem por Brasília e outras capitais, também foi premiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) por outro álbum, o “Interior”, lançado em setembro de 2020.
Cererê
Com cinco álbuns lançados e diversas turnês que rodaram o Brasil e o exterior, o grupo recebeu o reconhecimento do fomento que valoriza o conjunto de obras, das mais variadas áreas como cinema, dança, teatro e música, lançadas no período da pandemia de Covid-19, entre os anos de 2020 e 2023. O álbum da banda goianiense foi destaque na área musical e “Estamos envolvidos com os shows do novo álbum “Cererê” e fomos surpreendidos com o este prêmio para o “Interior”, o que nos alegra, porque é um ótimo disco, mas foi nosso único lançamento sem uma turnê de divulgação, devido à pandemia”, contextualiza Macloys Aquino, guitarrista e produtor executivo da banda.
Em 2019 os músicos se apresentaram no Festival Lollapalooza e iniciaram sua primeira turnê internacional, passando também por Portugal e Londres. Com aproximadamente 40 mil seguidores apenas no instagram e milhões de views nas plataformas digitais, a banda é sucesso de crítica e público ao longo de mais de 10 anos de carreira.
Para Macloys, as características da banda formam o elo ideal entre o público e os artistas que fazem parte dessa jornada. “Ao longo dessa curta mas intensa carreira, muitas vezes ressaltaram a qualidade ‘regional’ e ‘goiana’ de nossas canções. Aos poucos, percebemos que essa característica é sobre ser do interior, dessa imensa área onde vivem e se criam todos os que não são do eixo, nem do litoral, nem de grandes metrópoles, mas que já não são da roça, já não são sertanejos; esses que estão no meio, no entre-lugar desse imenso Brasil”, explica liricamente o músico.
Mais sobre o albúm interior
O disco foi elaborado e arranjado por Carne Doce. Gravado no UP Music e em casa, em Goiânia, Goiás, Brasil, entre setembro de 2019 e agosto de 2020. Produzido por João Victor Santana Campos, mixado por Braz Torres Neme e masterizado por Maurício Gargel, a foto da capa de Interior foi produzida por Rogério Watanabe e tem como estrela o pequi, uma jóia nativa do cerrado brasileiro. Um fruto especial, carnudo e gorduroso, de polpa amarelo-ouro, que tem no meio uma castanha protegida por espinhos. Cozinhe-o maduro com sal, pegue-o com as mãos e roa com cuidado para não se ferir. É saboroso, é lindo, mas perigoso.
Sobre a Banda Carne Doce
A banda se formou em 2013, em Goiânia, apenas com o casal Salma e Macloys, quando lançaram o primeiro material, o EP Dos Namorados (2013). No ano seguinte, já com a adesão dos músicos João Victor, Aderson Maia e Ricardo Machado, a banda lançou seu primeiro álbum, homônimo. Em 2016 a banda lançou o segundo álbum, intitulado Princesa (2016), gravado em São Paulo, patrocinado pelo Red Bull Studios SP, com composições marcadas por uma perspectiva expansiva e uma pegada política. Em julho de 2018, chega o terceiro disco da banda, Tônus (2018), patrocinado e lançado pela Natura Musical.
O primeiro single intitulado “Nova Nova” foi lançado no Dia dos Namorados (12 de junho). O segundo single, “Amor Distrai (Durin)”, chegou a entrar na lista de virais da plataforma Spotify. Em 2019, a banda tocou no palco do festival Lollapalooza e iniciou sua primeira turnê internacional, passando por Portugal e Londres. Em setembro de 2020, a banda lançou “Interior”, seu quarto álbum de estúdio.
O disco havia sido anunciado para junho, mas foi atrasado devido a pandemia de coronavírus, o que levou o grupo a cancelar uma série de shows marcados e antecipar cinco singles: “Temporal” (janeiro), “Passarin” (março), “Saudade” (abril), “A Caçada” (maio) e “Hater” (setembro). Em março de 2024, a banda lançou seu quinto álbum de estúdio, “Cererê”, com 10 faixas. Para promover o álbum, foi lançado o single “Noite dos Tristes”.
Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destina R$ 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional. A lei é destinada à profissionais da cultura, permitindo o acesso a recursos por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada. A lei é administrada pelo Ministério da Cultura.
Banda Carne Doce
Siga a Banda Carne Doce em todas as plataformas digitais pelo @carnedoce!
Instagram: Carne Doce
X (Twitter): Carne Doce
Facebook: Carne Doce
Site: http://carnedoce.com/
Spotify: Carne Doce
Youtube: Carne Doce