Livro do premiado médico indiano Siddhartha Mukherjee, As leis da medicina, aborda as incertezas e imperfeições do universo médico e qual a importância do fator humano nesse contexto

As ciências possuem leis – verdades absolutas baseadas em experimentos que descrevem algum atributo universal da natureza – mas será que a medicina segue a mesma regra? Essa é a provocação de As leis da medicina, novo exemplar da coleção TED Books, lançamento da Editora Alaúde, escrito pelo premiado médico indiano Siddhartha Mukherjee. O livro aborda a importância de um olhar mais humano sob a profissão e para a saúde como um todo.

Inspirado pelo livro The Youngest Science, o jovem Mukherjee passou a ponderar sobre a maneira como entendia a profissão do médico, o que o levou a uma pergunta fundamental: será que a medicina é uma “ciência”? A partir daí Mukherjee seguiu sua carreira refletindo sobre essa questão o que gerou alguns dos mais sérios estudos em torno dos princípios de sua disciplina – culminando em As leis da medicina.

“Este livro trata de informações, imperfeições, incertezas e do futuro da medicina. Quando comecei a cursar a faculdade de medicina (…) o programa parecia perfeitamente compatível com as exigências da disciplina. (…)Mas, à medida que avançava no meu treinamento (…) eu acreditava que uma parte essencial da minha formação estava faltando. A informação que estava faltando era o que fazer com as informações – principalmente quando os dados  eram imperfeitos, incompletos ou incertos.”

Mukherjee instiga seus leitores com casos desconcertantes e, ao mesmo tempo, esclarecedores. Esta percepção única levou o médico indiano a identificar os três princípios que, segundo ele, regem a medicina: O primeiro deles fala sobre o peso de uma intuição frente a um exame insatisfatório, mostrando que a bagagem do profissional é que faz a diferença no diagnóstico.

Já a segunda lei mostra que casos incomuns são os que mais geram ensinamentos, pois as situações denominadas pelo autor de “fora da curva” ajudam a redefinir o conhecimento sobre uma determinada doença. E a terceira lei acentua que o viés humano é essencial para um experimento médico perfeito, ou seja, a tecnologia para coletar, armazenar e manipular dados não substitui a interpretação do profissional.

Com uma linguagem envolvente, As leis da medicina, além de estar repleto de detalhes históricos fascinantes e maravilhas médicas modernas, também vislumbra as lutas da profissão do médico e os impasses que raramente vem à tona. É, sem dúvida, um livro que estabelece as bases para uma nova maneira de entender a medicina, agora e no futuro.

Ficha Técnica

Título: As leis da medicina
Autor: Siddhartha Mukherjee
Formato: 12,5 x 17,5cm
Nº de Páginas: 96
Acabamento: brochura, orelhas, miolo colorido
ISBN: 978-85-7881-580-6
Preço: R$ 29,90

Sobre o Autor

Siddhartha Mukherjee é o autor de O imperador de todos os males – Uma biografia de câncer, vencedor do Prêmio Pulitzer 2011 de não ficção, e As leis da medicina. É editor do Best Science Writing 2013. É professor na Universidade de Columbia e pesquisador sobre câncer. Estudou na Universidade de Stanford, na Universidade de Oxford e na Harvard Medical School e seu laboratório se concentra na descoberta de novos medicamentos de combate ao câncer usando métodos inovadores, como células-tronco. Já escreveu artigos para publicações como Nature, New England Journal of Medicine, The New York Times e Cell.

Quando não está investigando a ligação entre células-tronco e doenças malignas do sangue, Mukherjee escreve artigos e faz palestras sobre a história (e o futuro) da medicina.

Sobre o TED

O TED é uma entidade sem fins lucrativos que se destina a divulgar ideias, em geral por meio de inspiradoras palestras de curta duração (dezoito minutos ou menos), mas também na forma de livros, animações, programas de rádio e eventos. Tudo começou em 1984 com uma conferência que reuniu os conceitos de Tecnologia, Entretenimento e Design, e hoje abrange quase todos os assuntos, da ciência aos negócios e às questões globais em mais de cem idiomas.

Sobre os TED Books

Os TED Books são pequenas obras sobre grandes ideias. São breves o bastante para serem lidos de uma só vez, mas longos o suficiente para aprofundar um assunto. A série, muito diversificada, cobre da arquitetura aos negócios, das viagens espaciais ao amor, e é perfeita para quem tem uma mente curiosa e vontade de aprender cada vez mais. Cada título corresponde a uma palestra TED, disponível no site TED.com. Os livros continuam a partir de onde a palestra acaba.

Sobre a Editora

Com mais de dez anos de tradição no mercado editorial, a Alaúde vem desenvolvendo um catálogo sólido e diversificado, com títulos de destaque na área de gastronomia, saúde, filosofia prática, espiritualidade, automobilismo, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.

Anterior Cidade de Pirenópolis promete melhor carnaval de 2019
Próximo “The Sun Will Come Up, The Seasons Will Change” de Nina Nesbitt