Espetáculo é vencedor do Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, na categoria comédia

As Desventuras do Capitão Rabeca, espetáculo vencedor na categoria comédia, do 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, reestreia, em única sessão, dia 13 de setembro, às 19h, no canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube. A peça foi premiada como 1º colocada pelo Júri Técnico e pelo Júri Popular. “Um show de espontaneidade e precisão na comédia As Desventuras do Capitão Rabeca. A história daquele menino da época medieval, dominado por um pai autoritário e tendo que se adequar às regras sociais impostas pelo seu tempo trouxe à t ona nossa realidade presente assim como a perspicácia de não desistir dos nossos sonhos”, ressalta o diretor do Festival, Jean Mendonça.

De acordo com uma das juradas do Festival, Aline Deluna, o ator Rodrigo Nasser faz uma performance excelente e feliz em levar a representação teatral para dentro da tela, sem fazer uso de muitos artifícios. “Sem um cenário, apenas o ator trajando o figurino característico de sua persona, muito bem casado com a trilha musical, que pontua momentos específicos e realça os estados emocionais da personagem. Um trabalho mimético de expressão corporal muito bom de se ver. Um trabalho que consegue transportar o espectador para dentro da situação narrada.” Segundo ela, a dramaturgia aborda temas como a sexualidade e o sofrimento causado pela tentativa frustrada em satis fazer o desejo paterno (moral), e é c onstruída em rima rica. “O espetáculo conseguiu manter muito bem seu estado de suspensão e variar entre momentos cômicos e dramáticos, aliados à espontaneidade e ao carisma de seu intérprete”, finaliza Aline.

Sinopse da peça:

Em uma taverna, durante a Idade das Trevas, Capitão Rabeca conta em detalhes a história de sua infância e maturidade, de como floresceu em seu espírito a admiração pelas artes e pela beleza, e como foi reprimido por seu rigoroso pai para ser moldado a ferro e fogo para a prática da guerra. Para a apresentação, foi criada uma Vakinha virtual, para a compra do ingresso solidário. Cada pessoa paga o valor que puder e achar justo para acompanhar a apresentação. Basta acessar a Vakinha pelo link: http://vaka.me/1356409. As Desventuras do Capitão Rabeca terá sessão única, dia 13 de setembro, domingo, às 19h, no Canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube.

Sobre o Festival

Segundo o diretor do Festival, Jean Mendonça, o Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, realizado em agosto de 2020, foi uma catarse coletiva, do primeiro ao último espetáculo a se apresentar em tempo real pelo Zoom, na primeira fase, quanto online pelo YouTube, na segunda fase. “A experiência de ver o acontecimento cênico se dando aos nossos olhos em tempo real através de uma tela de celular ou de um computador, foi mais uma confirmação de que essa forma de fazer teatro é mesmo possível e que a conexão da presença atores X público realmente é mantida, mesmo que de uma forma diferente da tradicional. Muito interessante ver os artistas se reinventando e tornando a experi&e circ;ncia cada vez mais agradável”, explica.

Para Jean, a história do nosso tempo está sendo reescrita. O cenário pandêmico, como outros eventos catastróficos da humanidade, vem para rearranjar as estruturas, mostrar novos valores, novas visões, novos fazeres. “Não podemos só nos apegar aos fatos ruins que são notícias verdadeiras e que tanto nos atormentam diariamente. Precisamos fazer alguma coisa, apesar disso tudo. Precisamos re-existir! Este Festival nos mostra que somos todos vencedores!”, finaliza.

Serviço

Espetáculo: As Desventuras do Capitão Rabeca
Gênero: comédia
Quando: 13/09 (domingo)
Classificação: 14 anos
Horário: 19h
Local: YouTube – Canal da Cia Banquete Cultural
Organizador do evento: Cia Banquete Cultural
Assessoria de imprensa: Sevilha Comunicação

Ficha Técnica do espetáculo
Direção: Tiche Vianna
Atuação e Dramaturgia: Rodrigo Nasser
Música: Marcelo Onofri
Figurino: Bruna Recchia
Iluminação e Cenotécnica: Eduardo Albergaria
Fotografia: Gabriella Zanardi
Produção: Damião e Cia de Teatro

Anterior Atriz brasiliense Luanna Rocha estreia no filme Os Espetaculares
Próximo O restaurante Grande Muralha volta às atividades