Poema Mühlenberg apresenta Artesania de Encanto, espetáculo que une dança, circo e bambu em uma performance solo inovadora, marcada por poesia, técnica e sensibilidade artesanal

Acostumada a realizar espetáculos acompanhada de estruturas de Bambu, a multiartista lançou-se ao desafio de conceber espetáculo solo com o uso de pequenos objetos da mesma matéria-prima. Surgiu então Artesania de Encanto, uma performance que se distingue das anteriores. As formas de bambu, segundo Poema, “oferecem as possibilidades de interação com o corpo e influenciam fortemente a dramaturgia que desenvolvemos com a Cia Nós No Bambu.

Do desejo antigo de criar um figurino de bambu, que unisse requisitos artísticos, técnicos e de produção, ela, com a colaboração de Ana Flávia Almeida e do mestre bambuzeiro Lucio Ventania, desenvolveram um manto produzido com mais de 1000 finas escamas de bambu, cortadas manualmente e costuradas por sete profissionais entre figurinista, costureira e artesãs.

O resultado estético, de tonalidade madrepérola, é belíssimo. “O manto é um elemento que simboliza mutação, ora evoca figuras míticas, o sublime e, neste que desenvolvemos, ora lembra réptil, peixe, pássaro, dragão, e por aí vai”, descreve a artista. A parte da planta utilizada foram as bainhas caulinares, fibrosas e leves, “são estruturas que protegem o broto do bambu e, quando as varas crescem, elas se desprendem”, explica.

Uma equipe de renomados profissionais do palco

Com concepção de Poema Mühlenberg, o espetáculo tem direção da carioca Beth Martins, integrante da Intrépida Trupe, e provocação cômica de Elisa Carneiro. Já a trilha sonora original conta com a assinatura e direção de Samuel Mota, e a criação dos instrumentos, feitos de bambu, foram materializados por Marcio Vieira, do Circo Teatro Udi Grudi, enquanto o figurino, concebido por Maria Carmen, do Goldoni Atelier Cenográfico.

Uma obra pronta para rodar o Brasil e o mundo

Uma faceta deste espetáculo, o sétimo da carreira, é a possibilidade de alcançar novos espaços e públicos, dada a portabilidade dos objetos de Bambu criados, o que viabiliza maior circulação. Criar esse espetáculo, segundo Poema, “foi estimulante, uma vez que pude empregar os conhecimentos de minha formação acadêmica em design de produto”.

Em cena, os objetos de Bambu se transformam em extensão do corpo da artista e proporcionam possibilidades infinitas, tingindo a cena com emoções através da dança, da acrobacia e da poesia, entre ludicidade, descontração e momentos mágicos.

Artesania de Encanto carrega a história dessa artista que cria entre o artesanal e o poético, que nutre um bambuzal, colhe dele seu elemento de trabalho e projeta sua arte. Nessa relação com a planta, Poema transpõe saberes artesanais para seu corpo cênico e mergulha nas possibilidades de se reinventar.

Serviço:

Artesania de Encanto
Temporada no Espaço Cultural Renato Russo (CRS 508, W3 Sul):

Dias: 20 de dezembro (https://www.sympla.com.br/artesanato-do-encanto__2746970); 21, às 20h (https://www.sympla.com.br/artesanato-do-encanto__2746974); e 22, às 18h (sessão com audiodescrição, retirada de ingressos 1h antes do início da apresentação)

Entrada franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Projeto realizado com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF

Saiba mais: instagram.com/nosnobambu | facebook.com/nosnobambu | youtube.com/cianosnobambu | www.nosnobambu.com.br

Foto: Nathan Nascimento