O 35º ArteFato apresenta duas cantoras da MPB, Roberta Campos e Vanessa Pinheiro, inaugurando o novo formato do evento no Teatro dos Bancários
O ArteFato estreia novo formato com a presença de duas expoentes da nova MPB. Duas vozes que exprimem sentimento através de interpretações singulares de ícones da música brasileira e marcam presença nos catálogos e playlists com suas composições autorais.
O brilho e textura das vozes de Roberta Campos (foto) e Vanessa Pinheiro poderão ser conferidos de perto na noite do dia 18 de abril, no Teatro dos Bancários, a partir das 20h. Para Sandro Silva Oliveira, secretário de Cultura do Sindicato, “ao reunirmos uma artista bancária, de Brasília, e uma atração de fora, buscamos valorizar os artistas da categoria e, também, os talentos nacionais. Essa união pode dar ainda mais visibilidade aos artistas bancários, ao mesmo tempo em que movimentamos a cultura de Brasília”. O ArteFato tem direção artística do músico e produtor Adriano Rocha.
Roberta Campos sobe ao palco para apresentar seu novo projeto: “Cinco Partes de Mim”. Que é um passeio por suas quatro maiores influências: Djavan, Marisa Monte, Kid Abelha e Clube da Esquina; mais a que seria justamente a própria Roberta. Uma vez que o show, após passear pelas músicas que lhe foram mais significativas de cada um desses artistas, deságua em canções emblemáticas da sua carreira.
Para montar o show, além da cuidadosa seleção do repertório, Roberta fez uma releitura particular de cada música, trazendo-as para seu universo. Que ganharam novos arranjos, roupagens e sua marca em voz e violão.
Além de canções como “Linha do Equador”, de Djavan, “Paisagem na Janela” do Clube da Esquina, e “Não vá Embora”, de Marisa Monte e Arnaldo Antunes, não faltam seus sucessos autorais como “De Janeiro a Janeiro” e “Minha Felicidade”. A direção musical do show é da própria Roberta.
Mas quem abre a noite é a cantora e compositora brasiliense Vanessa Pinheiro. Descrita por Nelson Motta como “uma artista que faz MPB de qualidade”, ela já excursionou pela Argentina, Espanha, França e Portugal, onde, em 2005, foi apontada pela imprensa especializada como revelação da música brasileira. Pinheiro divide seu tempo de artista com função de exerce na CAIXA Econômica, como bancária.
Compositora prolífica, versátil e sensível, assina canções em parceria e solo. Produção que se intensificou na pandemia com a produção de mais de 350 letras. Em seus álbuns: homônimo, de 2004, Varanda, de 2009, e Vanessa Pinheiro – ao vivo em Brasília, de 2020, mostra composições próprias que navegam entre a pós-bossanova, o balanço da MPB e releituras de clássicos da MPB. Para 2024, Vanessa vai lançar um novo trabalho com o violonista Félix Jr.
Serviço:
ArteFato, XXXV Edição
Local: Teatro dos Bancários
Endereço: EQS 314/315 BL A, Brasília
Dia e horário: 18 de abril de 2024, quinta-feira, às 20h
Ingressos: entrada franca, com retirada em https://www.sympla.com.br/evento/arte-fato-bancarios/2382864
Classificação indicativa: livre para todos os públicos