Série de eventos virtuais Arte|Fato com representantes da distinta produção cultural de todo o Distrito Federal

A quarentena imposta pela Pandemia de Covid-19 com o fechamento dos espaços de fruição artística, a exemplo do Teatro dos Bancários, e consequente encolhimento das atividades culturais motivaram o Sindicato dos Bancários de Brasília a realização do projeto Arte|Fato.

De transmissões quinzenais, veiculadas em canal no YouTube do Sindicato dos Bancários, o Arte|Fato apresenta uma coletânea de vertentes artísticas. Na programação estão shows musicais, performances cênicas, poéticas, literatura e muito mais.

No próximo encontro, sobem ao palco do Arte|Fato, representantes do RAP ceilandense que fazem da música o instrumento de luta contra desigualdades e pelas causas sociais. A primeira atração são os Sobreviventes da Rua, com músicas que mostram a realidade nas periferias urbanas, discutem maus tratos, preconceito racial e de classe, drogas, conscientização política e o descaso das autoridades governantes.

Em seguida, Realleza, que é rapper, cantora, compositora e bacharel em direito. De ascendência brasileira e moçambicana, sua música traz a cultura que cruzou os mares e pulsa com força na periferia do DF. Tem voz potente e performance que investe na dança, no grave e privilegia o emponderamento negro e feminino. Com uma década de carreira, ela lançou seu EP de estreia, Afrontosa, em 2020!

Desde a primeira edição do projeto, já se apresentaram Alessandra Terribili, Chinelo de Couro, Cangaceiros do Cerrado, Lucélia Santos, Miqueias Paz, Noélia Ribeiro, Som de Papel, Thabata Lorena, Vanderley Costa, Virgílio Mota, Quarteto Zimbatera, Rene Bonfim e Cleyson Batah. Todas as edições podem ser assistidas aqui.

Com a promoção desta série cultural, o Sindicato dos Bancários de Brasília busca atenuar os níveis de estresse emocional, causado pelo confinamento, e estimular o pensamento crítico através da arte. A iniciativa consiste, inclusive, em uma ação objetiva de solidariedade e de geração de emprego e renda para o setor cultural do DF em toda a sua amplitude, que envolve artistas, técnicos, comunicadores e assistentes. Todas e todos os profissionais envolvidos são remunerados.

O projeto também convida a comunidade a se engajar na campanha “Quem tem Fome, Tem Pressa!”, do Comitê de Solidariedade Bancária de Combate ao Coronavírus, com doações. Criada em maio do ano passado, a iniciativa presta solidariedade e socorro emergencial que possibilite a enfrentar a insegurança alimentar por meio de auxílio a catadores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, quilombolas, pessoas LGBTQIAP+, bem como abrigos para a terceira idade, creches e categorias profissionais impactadas pela Covid 19, como é a situação da classe artística.

Serviço:

Projeto: Arte|Fato, 5ª Edição
Estreia: Dia 4 de maio, terça-feira, às 19h
Transmissão gratuita: www.youtube.com/user/bancariosbsb
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

CLIQUE ABAIXO E ACESSE + CONTEÚDOS SOBRE 👇
  #MÚSICA   #TEATRO&DANÇA   #GASTRONOMIANODF   #RECEITAS  
#ARTESVISUAIS   #FILMES   #SÉRIES   #TVABERTA&ASSINADA
 #LITERATURA   #TURISMO   #EVENTOS

SIGA E CURTA AS NOSSAS REDES SOCIAIS
  FACEBOOK/DIVERSAOAQUITEM   INSTAGRAM/DIVERSAOAQUITEM
TWITTER/DIVERSAOAQUITEM

Anterior Cardápio da semana para uma alimentação mais saudável
Próximo Você não é um soldado, foi selecionado para três festivais