O projeto Arte Sem Fronteiras permanece na galeria do Complexo Cultural Planaltina, até o final de setembro. Reúne obras de 41 artistas do Distrito Federal e Entorno, com diferentes temas, técnicas e estilos.

As exposições começaram em 2011, na galeria da LBV. Em 2019 estiveram no Banco Mundial, em Brasília, e na Administração Regional do Guará. Em outubro estarão em Samambaia e, em novembro, em Sobradinho.

Idealizado e coordenado pelo artista plástico Gersion de Castro, o projeto Arte Sem Fronteiras fortalece as artes plásticas. Mobiliza artistas e públicos dando visibilidade à arte contemporânea e valorizando a história dos que lutam para fazer arte e sobreviver. “Nosso trabalho é uma luta constante! Enfrentamos muitas dificuldades agravadas por ingerências políticas nos programas e espaços culturais”, dizem.

Sábado, 31, alguns artistas da mostra se reuniram no Complexo Cultural Planaltina, para uma ‘roda de conversa’ sobre questões referentes às artes plásticas, incluindo a participação dos artistas no movimento cultural. Participou: Pedro Vitor e Luiz Vitelli, Planaltina; Gersion de Castro, São Sebastião; Daniela Iguizzi, Lago Sul; Toninho de Souza, Sobradinho; Élton Skartazini, Samambaia. “Cadê os demais?”, se perguntaram.

“Os artistas cedem suas obras, mas não se envolvem com o trabalho de realizar as exposições. Antes a Secretaria de Cultura fornecia suportes, transporte, montadores e convites. Agora nem isso”, disse Gersion. “Precisamos que artistas e agentes culturais entrem em cena pra valer, senão os espaços serão desvirtuados”, alerta Luiz Vitelli. “O Complexo Cultural Samambaia sofre de uma ingerência política”, informa Skartazini.

Serviço

Exposição Arte sem Fronteiras
Até o final de setembro de 2019
Complexo Cultural Planaltina – (ao lado da Administração Regional)
Mais informações: (61) 98511.4936 (Gersion de Castro) e atelieculturalcactusgc@gmail.com

Reportagem
Skartazini Arte e Comunicação

Anterior Francinne atinge 1° lugar do iTunes de Portugal com remix
Próximo A peça O Cordel de A Bela e a Fera em curta temporada