O projeto “Aprendendo com Elas” promove rodas de conversa sobre o protagonismo feminino na música, destacando a equidade de gênero e a diversidade no DF
O projeto “Aprendendo com Elas”, idealizado pelo músico e pesquisador Daniel Pitanga, chega para fortalecer o protagonismo feminino na música brasiliense. A iniciativa ocorre por meio de rodas de conversa que promovem o diálogo, a troca de experiências e a valorização das mulheres no mercado musical do Distrito Federal.
As atividades, que são uma série de encontros criativos e de aprendizagem, abordam diferentes aspectos do papel da mulher na cultura musical, destacando suas contribuições, desafios e possibilidades de atuação. As rodas, que serão realizadas por importantes mulheres da música do DF, também representam uma oportunidade de refletir sobre a importância da equidade de gênero na construção de uma cena musical mais diversa, inclusiva e representativa.
A primeira roda, marcada para o dia 17 de maio às 10h, no Espaço Jovem de Expressão, será conduzida por Maísa Arantes e Thanise Silva, e abordará o tema “A Mulher Criadora”. O encontro discutirá as características de musicistas, compositoras, arranjadoras e produtoras musicais, ressaltando a criatividade e o protagonismo feminino na composição e produção musical. Na sequência, no dia 24 de maio às 10h na Casa Kaluanã, Paula Zimbres e Taís Vilar conduzirão o debate “A Mulher Instrumentista”, explorando os espaços de formação, os contextos históricos e os perfis profissionais das mulheres instrumentistas no Distrito Federal.
Encerrando a série, no dia 31 de maio, às 10h, no Espaço Candeeiro Musical, Lirys Catharina e Jéssica Carvalho falarão sobre “A Mulher Percussionista”, abordando formação, desafios de mercado, equidade de gênero e os campos de atuação para percussionistas femininas. Todas as atividades têm entrada franca e livre.
Além das rodas
O Aprendendo com Elas é um desdobramento do projeto de construção do álbum autoral de Daniel Pitanga, que atua profissionalmente como músico, professor e pesquisador há mais de 20 anos. O disco é fruto de parcerias criativas e formativas em conjunto com mulheres musicistas em atividade no Distrito Federal. Além das rodas de conversa, o projeto contará com o show de lançamento do álbum, Oficina com o coletivo Sambadeiras de Roda, um livro de partituras com as músicas do disco e um minidoc abordando todo o processo da iniciativa.
Aprendendo com Elas
Pitanga, em sua idealização, reforça a importância de promover a equidade de gênero na música como uma forma de enriquecer a cultura popular brasileira. Para ele, esses encontros representam uma oportunidade de visibilizar e valorizar as múltiplas vozes femininas, além de criar pontes entre mestres e aprendizes, promovendo uma cultura musical mais plural e democrática.
O projeto “Aprendendo com Elas” reafirma o compromisso de fortalecer a tradição oral brasileira e suas manifestações culturais, incentivando a participação ativa das mulheres na construção do futuro da música no DF.
“Aprender com elas é a minha busca pessoal e consciente de criar, me formar e colaborar para a transformação de uma realidade que ainda é bastante desigual. A partir da convivência, da observação, do respeito e colaboração, todos podemos aprender com as mulheres, com a sua perspicácia e maneira particular de existir em sociedade, especialmente através da arte e da cultura.” – Daniel Pitanga
SERVIÇO
Aprendendo com Elas – Rodas de Conversa
Sábados de Maio, sempre das 10h às 12h:
17/05 – Jovem de Expressão – EQNM 18/20, Praça do Cidadão, Bloco C – Ceilândi
24/05 – Casa Kaluanã – QSB 12/13, Bloco A, Loja 4 – Mercado Sul – Taguatinga
31/05 – Espaço Cultural Candeeiro Musical – SCRLN 711, Bloco C, Loja 5 – Asa Norte – Brasília
Entrada Franca e Livre