Aprenda Espanhol Cozinhando


Chef David Lechtig abre temporada gastronômica com menu guatemalteco, dia 30/03, às 18h30, no Instituto Cervantes

Vem aí a quinta edição do projeto “Aprenda espanhol cozinhando: Sabores del Mundo Hispânico 2016”. Desta vez, o evento promovido pelo Instituto Cervantes, em parceria com o Chef David Lechtig, da Rede El Paso, apresenta a riqueza e os encantos dos sabores da Guatemala. Na noite de 30 de março, os alunos irão aprender e degustar com Lechtig um menu completo de pratos típicos do país onde ele foi criado. “Será uma aula deliciosa, na qual revisitarei e compartilharei os pratos que faziam parte do meu cardápio trivial, na infância”, explica o chef que morou por 15 anos, na capital do país.

A Guatemala é o berço da civilização Maia e possui uma gastronomia tão rica quanto antiga. No dia a dia, o milho é o ingrediente coringa das refeições, com as tortillas, enchiladas, chuchitos e tamalitos. Além do milho, a pimenta e o feijão são iguarias que se destacam. Sem falar nas sobremesas, como os buñuelos, muito parecidos com os brasileiríssimos bolinhos de chuva.

Para essa viagem gastronômica, o chef elencou as enchiladas (tortilhas de milho crocantes e cobertas com legumes, queijo, ovo e molho picante típico), as hilachas (fiapos de carne bovina, servidos no molho de tomate, pimenta, alho e coentro) e os buñuelos (bolinho de trigo embebido em calda de melado, anis e vinho branco). “Uma característica forte é que tudo é feito com base no modo de preparo dos antepassados. Um exemplo é a salsa hoja (molho de tomate), que é toda grelhada na chapa e não cozida em uma panela. Vou ensinar.”, promete Lechtig.

Como o nome do projeto indica, toda a dinâmica é dada na língua espanhola, o que estimula o aprendizado e enriquece o vocabulário do participante.

O Aprenda Espanhol Cozinhando de 2016 será realizado em mais sete aulas e contará ainda com as participações de chefs latinos e artistas plásticos, que ajudarão a fomentar os encontros com a cultura hispânica.

As aulas acontecem sempre no Instituto Cervantes e as inscrições devem ser feitas no local. A taxa é de R$ 80 e as vagas são limitadas a trinta pessoas.

Menu
Entrada: Enchiladas Guatemaltecas tortillas de milho crocantes, cobertas com legumes num tempero típico, queijo e ovo.
Prato Principal : Hilachas fiapos de carne bovina, servidos no molho de tomate, pimenta, alho e coentro. Acompanha batatas em cubo e tortillas;
Sobremesa: Buñuelos , bolinho de trigo embebido em calda de melado, anis e vinho branco.

Aprenda Espanhol Cozinhando: Sabores del Mundo Hispânico
Menu Guatemalteco com o Chef David Lechtig
Dia 30/03, às 18h30
Local: Instituto Cervantes Brasília – 707/907 Sul
Valor: R$ 80,00 (vagas limitadas).
Cl.: 18 anos
Informações: 3242-0603
Site: http://brasilia.cervantes.es

Anterior Bendito Brasil de Bento Viana
Próximo Revista Digital Aqui Tem