O fotolivro Antifa, de Juliana Uepa, será lançado pela Editora Estrondo no Porão Livro e Café, destacando momentos de resistência registrados em plena pandemia
No dia 12 de outubro, sábado, das 16 às 19h, a Editora Estrondo, primeira editora brasileira de fotolivros dedicada a publicar mulheres, lança o fotolivro Antifa, de Juliana Uepa. A publicação é parte do grupo de quinze autoras mulheres premiadas em editais de publicação da Editora Estrondo, sediada em Brasília. A curadoria de seleção das autoras publicadas foi feita pela fotógrafa Elza Lima, do Pará, pela artista Ana Lira, de Pernambuco, e pela curadora Cinara Barbosa, sediada em Brasília.
Com edição limitada de 300 exemplares, numerados e assinados, o fotolivro estará à venda no local do lançamento, no Porão Livro e Café, na CLN 405 Bloco D Loja 63, Brasília-DF, pelo valor de R$ 50,00. Esta edição de publicações da Editora Estrondo é patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Sobre a publicação e a artista
Antifa | De Juliana Uepa
Antifa é um compilado de imagens que registram um momento marcante de 2020, em plena pandemia da COVID 19. “É para nos lembrarmos de que, mesmo com a pandemia, mesmo como todo o caos, o povo tem poder, e que temos propósitos comuns”, escreveu a artista em seu projeto de publicação apresentado no edital da Editora Estrondo.
“Inicialmente o trabalho foi formulado para ser uma zine, tanto pela facilidade de manuseio e distribuição, por seu caráter mais informal, quanto pelo custo de produção que não poderia ser muito alto. A impressão típica seria a serigrafia. Mas devido ao caráter fotográfico, optei por um outro tipo de impressão para manter as cores fiéis”, completou a artista, fotógrafa e videomaker, residente em Brasília.
Sobre a Editora Estrondo
Idealizada e criada em 2018, a Editora Estrondo é sediada em Brasília e sua linha editorial consiste em publicar fotolivros de autoras mulheres. “O objetivo das publicações é confrontar o machismo predominante nas publicações editoriais da fotografia, promovendo o trabalho de mulheres no contexto das artes visuais contemporâneas.
A Editora Estrondo existe para contribuir na ocupação dos espaços da Fotografia com o trabalho feito por mulheres. Os espaços hegemônicos da fotografia estão em ruína, em favor de uma diversidade que acolhe vários recortes “, diz Michelle Bastos, idealizadora do projeto. Desde então a editora publicou 14 fotolivros, sendo a obra “Antifa”, de Juliana Uepa, o 15º livro que marca o fim do segundo ciclo de publicações. A partir de então passará por uma reestruturação editorial.
Serviço:
Editora Estrondo lança o fotolivro
Antifa | De Juliana Uepa
Publicação | Editora Estrondo
Preço | R$ 50,00
Quando | 12/10, sábado
Horário | Das 16h às 19h
Local | Porão Livro e Café
Endereço | CLN 405 Bloco D Loja 63, Brasília-DF.
Instagram | @editoraestrondo