A comédia dramática Angustia-me!, com texto de Julia Spadaccini e Marcia Brasil sobre as ansiedades, neuroses e inquietudes presentes em todos nós, temporada até 30 de junho no Youtube

Com direção de Alexandre Mello, o espetáculo mistura as linguagens do cinema e do teatro para contar três histórias que mergulham nas angústias de seis personagens comuns em situações tragicômicas.

Na língua portuguesa, existem mais de 40 sinônimos para a palavra angústia. Ainda assim, não é fácil definir esse sentimento tão abstrato quanto presente em tantos momentos de nossas vidas. As dramaturgas Julia Spadaccini (premiada autora da série “Segunda Chamada” da TV Globo) e Marcia Brasil buscaram referências na literatura, nas artes plásticas, na poesia, na música, na filosofia e na psicanálise para escrever Angustia-me!, espetáculo que estreou, dia 30 de abril, está disponível gratuitamente no Youtube até 30/06, com retirada de ingressos pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/angustia-me).

Com direção de Alexandre Mello, a comédia dramática mergulha na angústia de seis personagens em situações inusitadas, que vão compartilhar seus desejos, neuroses, pequenas vitórias e derrotas. A temporada vai exibir uma filmagem inédita do espetáculo, com bate-papo nos dias 30/04, 02/05, 07/05 e 09/05. O projeto tem patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

A trama se divide em três momentos. Começa com o encontro entre um vendedor de uma loja de roupa masculina, em torno de 40 anos, e uma balconista de uma loja de fast-food, entre 45 e 50 anos, no fumódromo de um shopping. A cena seguinte acompanha uma necromaquiadora, que sonhava em maquiar a Liz Taylor, trabalhar no corpo de uma operária que morreu numa queda acidental da janela do refeitório ao passar seu batom vermelho. A terceira história se passa em um set de filmagem, quando um jovem ator pornô, em sua primeira participação num filme gay, conversa com um ator veterano, apaixonado por poesia, enquanto aguardam o início das filmagens. No elenco, estão Fábio Ventura, Leandro Baumgratz, Maria Adélia, Noemia Oliveira, Raquel Rocha e Rogério Garcia.

“A ideia do espetáculo surgiu depois que o filho de seis anos de uma amiga tentava explicar um determinado sentimento. Chegamos à conclusão de que ele estava com angústia, esse estado de inquietude que invade todos nós, não importa a faixa etária ou a classe social. A partir daí, nosso desejo foi criar uma história com personagens comuns, que provocassem identificação e empatia no público”, explica o diretor Alexandre Mello. Para a coautora Marcia Brasil, a peça questiona o quanto encontramos no outro nossas próprias angústias, mesmo que fujamos delas: “Ao trazer protagonismo a pessoas com as quais podemos cruzar diariamente nas ruas, levamos à tona uma reflexão ácida sobre como as validações sociais a que estamos submetidos nos impactam. O espetáculo põe em cena a angústia que desagua nas fobias, nos transtornos, nos “ismos”, nos medos, no pânico, nas compulsões e obsessões. A nós parece impossível não falar deste tema nestes tempos que vivemos”, avalia a dramaturga.

Com uma linguagem que mistura teatro e cinema, “Angustia-me” repete a parceria bem-sucedida do diretor Alexandre Mello e da autora Julia Spadaccini iniciada há 20 anos. A primeira peça encenada de autoria de Julia foi “Na Geladeira”, que estreou, em 2001, na Sala Multiuso do Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, com atuação e produção de Alexandre Mello. Em março de 2012, os dois se reencontraram na montagem de “Quebra Ossos”, um grande sucesso indicado ao Prêmio Shell de melhor texto, no Rio de Janeiro. A peça foi produzida por Rogerio Garcia, que, a partir de então, uniu-se à dupla. Em 2015, mais um sucesso do trio: “Um dia qualquer”, que estreou na Arena do Sesc Copacabana com a consagração de Julia Spadaccini pela crítica especializada como excelente autora, indicada ao Prêmio APTR. A peça ficou na lista dos 10 melhores espetáculos da Veja Rio. Em 2016, estreou a comédia “Até o final da noite”, com Ângela Vieira e Isio Guelman, no Teatro Ipanema e Teatro do Leblon, grande sucesso de público e de crítica.

Ficha Técnica:

Escrito por Julia Spadaccini e Marcia Brasil
Direção: Alexandre Mello
Elenco: Fábio Ventura, Leandro Baumgratz, Maria Adélia, Noemia Oliveira, Raquel Rocha e Rogério Garcia
Diretor de fotografia: Alyrio Tkaczenko
Direção de produção: Rogério Garcia
Produtora executiva: Anna Sant´Ana
Iluminadora: Carmen Slawinski
Cenografia: Julia Deccache
Figurinos: Ticiana Passos
Trilha sonora original: Marcello H
Produção audiovisual: Rogério Garcia e Anna Sant´Ana
Som direto: Igor Tkaczenko
Editor e colorista: Alyrio Tkaczenko
Decupagem: Alexandre Mello
Primeira assistente de direção: Anna Sant´Ana
Segundo assistente de direção: João Faria
Preparação corporal: Bella Lomez
Assistente de produção: Tom Souza
Visagismo: Maria Adélia (“A morta”) e Cora Marinho (“Não fume” e “Porno gay”).
Assistente de visagismo: Betta Souza
Cenotécnico: Renato Darin
Cenotecnia: Djavan Costa, Regivaldo Moraes e equipe
Costureira: Deonirva Scarpari
Projeto gráfico: Raquel Alvarenga – Studio Janela Aberta
Assessoria de imprensa: Rachel Almeida – Racca Comunicação
Prestação de contas: Rogério Garcia e Anna Sant´Ana
Realização: Escambau Produções e Usina D’Arte

Serviço:

Angustia-me
Temporada: 30/4 a 30/6
Ingressos: O espetáculo ficará disponível gratuitamente no Youtube a partir da estreia, com ingressos retirados pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/angustia-me

Bate-papos:

30/04 (Após a sessão) – Bate-papo com o elenco e a equipe
02/05 (20h) – Bate-papo com o diretor Alexandre Mello e as autoras Julia Spadaccini e Marcia Brasil
07/05 (20h) – Bate-papo com o elenco
09/05 (20h) – Bate-papo com os produtores Rogério Garcia e Anna Sant’Ana e com a cenógrafa Julia Deccache

CLIQUE ABAIXO E ACESSE + CONTEÚDOS SOBRE 👇
  #MÚSICA   #TEATRO&DANÇA   #GASTRONOMIANODF   #RECEITAS  
#ARTESVISUAIS   #FILMES   #SÉRIES   #TVABERTA&ASSINADA
 #LITERATURA   #TURISMO   #EVENTOS

SIGA E CURTA AS NOSSAS REDES SOCIAIS
  FACEBOOK/DIVERSAOAQUITEM   INSTAGRAM/DIVERSAOAQUITEM
TWITTER/DIVERSAOAQUITEM

Anterior The Fratellis lança nova faixa ‘Need a Little Love’
Próximo Quintessência - Lei da Atração Acelerada, de William Sanches