Angra grita contra o jogo dos poderosos com o impactante videoclipe de “Gods of the World”. O grupo disponibilizou o mais recente single do aguardado álbum Cycles of Pain

O Angra lançou, sem aviso prĂ©vio, na sexta-feira, dia 13 de outubro, mais um single do aguardado novo ĂĄlbum de estĂșdio, Cycles of Pain. A faixa “Gods of the World” estĂĄ disponĂ­vel nas plataformas de streaming e um superproduzido videoclipe foi disponibilizado no YouTube. Consagrado mundialmente e com mais de trinta anos de estrada, o Angra lança no dia 03 de novembro o dĂ©cimo ĂĄlbum da carreira.

A mĂșsica “Gods of the World” mostra conhecidas facetas do trabalho do grupo, com riffs enĂ©rgicos, um trabalho contundente da cozinha e melodias marcantes. A composição tem nos vocais de apoio, alĂ©m de Rafael Bittencourt, a participação de Marcello Pompeu e Karina MenascĂ©.

A direção do cinematogrĂĄfico videoclipe ficou a cargo do renomado Leo Liberti, que jĂĄ trabalhou com gigantes como Dee Snider, Europe, Megadeth e o prĂłprio Angra, nos Ășltimos clipes de “Ride Into the Storm” e “Tide of Changes”, alĂ©m de “Black Widow’s Web”, do disco anterior. Com uma linguagem forte e clara, a narrativa do curta traz dados sobre guerras e conflitos, que acabam por serem causados pelos senhores do mundo, os poderosos que dominam a economia, a religiĂŁo e a sociedade como um todo, sobrepujando o bem social em favor de seus prĂłprios e traiçoeiros propĂłsitos.

Em meio às imagens da banda, hå cenas que mostram o jogo maquiavélico dos poderosos, aqueles que botam as cartas na mesa e nos controlam, como marionetes, e dados chocantes sobre a destruição resultante dessas artimanhas. Infelizmente, muitos desses dados não refletem apenas o passado, mas também tragédias que estão acontecendo nesse exato momento mundo afora.

“Esta mĂșsica e o videoclipe trazem uma reflexĂŁo sobre quem realmente adoramos, como lĂ­deres e que, inconscientemente, cultuamos por meio de nossos atos. As pessoas podem acreditar que adoram a Deus, e seguem valores especĂ­ficos, mas na realidade, elas tĂȘm outras prioridades como trabalho, posição social, comida, mĂ­dias sociais, prazer, etc. A alienação dĂĄ espaço ao aumento da injustiça. A maioria de nĂłs acredita que estamos fazendo a nossa parte, mas estamos apenas negando o fato de que ficamos sentados preguiçosamente esperando pela mudança”, explica o guitarrista e compositor da faixa, Rafael Bittencourt.

O mĂșsico segue acerca da ligação do tema com a nossa realidade: “Nossos valores mais elevados desempenham um papel muito pequeno na maneira como nos comportamos. A maioria de nĂłs, na sociedade contemporĂąnea, Ă© viciada em estar conectada Ă  internet e Ă s redes sociais; Ă© uma doença que se tornou normal. A vida real estĂĄ se tornando cada vez mais distante da nossa realidade. Tudo começa com o fato de que a maior parte do nosso trabalho e sobrevivĂȘncia depende disso, e termina com a sensação de vazio e ansiedade quando nossos telefones estĂŁo desligados. Isso nos torna muito passivos Ă  influĂȘncia de todos os tipos de verdades que sĂŁo bombardeadas simultaneamente atravĂ©s do que seguimos. Embora nossos cĂ©rebros estejam entorpecidos e receptivos, somos comandados por referĂȘncias externas e contraditĂłrias. Os deuses que governam o mundo hoje em dia sĂŁo o caos dentro de nossos prĂłprios hĂĄbitos, e ficamos confusos em busca de experiĂȘncias vĂŁs para preencher nossas almas solitĂĄrias e vazias”, conclui.

Ouça “Gods of the World” nas plataformas de streaming: https://open.spotify.com/intl-pt/track/6TF2iKUYCbqztJDKYMk6x4 

O ålbum Cycles of Pain serå lançado no Japão dia 01 de novembro, pela JVC, e dia 03 de novembro no resto do mundo pela Atomic Fire Records. No Brasil, o disco, em diversos formatos, incluindo CD e vinil, estå na pré-venda pela Nerdstore.

A turnĂȘ de divulgação do ĂĄlbum, jĂĄ conta com diversas datas pelo Brasil entre outubro e dezembro. Em janeiro, o Angra retorna ao consagrado 70000 Tons of Metal, que parte dos Estados Unidos e Ă© o maior cruzeiro do mundo dedicado exclusivamente ao Heavy Metal, e que reĂșne os principais nomes do estilo todos os anos. Em SĂŁo Paulo, o grupo apresenta o novo disco em um show no dia 03 de novembro, no Tokio Marine Hall.

Cycles of Pain

Com temas inspirados em dores pessoais vividas pelos integrantes, Cycles of Pain foi gravado nos estĂșdios SonastĂ©rio, em Belo Horizonte, e no Elephant Office, na regiĂŁo de FlorianĂłpolis. Marcando uma nova era na carreira do grupo, o registro conta com diversas participaçÔes especiais, incluindo a cantora Amanda Somerville e a pianista Juliana D’Agostini em “Tears of Blood”, a lenda da MPB, Lenine, em “Vida Seca” e Vanessa Moreno em “Tide Of Changes – Part II” e “Here In The Now”.

O disco foi produzido, mixado e masterizado por Dennis Ward, que trabalhou em ĂĄlbuns clĂĄssicos do Angra como Rebirth e Temple of Shadows. A capa foi inspirada em experiĂȘncias com a InteligĂȘncia Artificial e posteriormente finalizada por Eric Pasqua, enquanto Jonathan Canuto cuidou do layout.

Vivendo um momento inspirado da carreira, o Angra atualmente Ă© formado pelos guitarristas Rafael Bittencourt e Marcelo Barbosa, o baixista Felipe Andreoli, o vocalista Fabio Lione e o baterista Bruno Valverde.

Siga a banda em @angraofficial e o management @toplinkmusic.