No próximo sábado, 1º de fevereiro, às 11h, a Referência Galeria de Arte recebe o público para uma Conversa com o artista visual André Santangelo

Na ocasião, o artista abordará temas referentes à sua mais recente exposição individual – “Casa do Lago cheio de mim” -, os elementos audiovisuais presentes na mostra e seu processo de produção. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A Referência fica na 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo, Asa Norte, Brasília DF. Telefone: (61) 3963-3501.

Sobre a mostra

Em “Casa do Lago cheio de mim”, André Santangelo provoca o deslocamento do fruidor para dentro de seu ateliê ao passo que leva seu ateliê para dentro da galeria. As peças que compõem a mostra produzem movimentos concêntricos e excêntricos que envolvem e transportam o expectador em um conjunto de metáforas que sutilmente evidenciam seu processo criativo. Explorar e extrapolar os sentidos para além do que os olhos vêm “ficou cada vez mais evidente ao longo do tempo como forma de uso poético no conjunto de uma obra que afeta o espectador de maneira mais imersiva”, afirma André.

Som e imagem deslocados de seus objetos de origem e apresentados em suportes que vão da projeção, à instalação, à fotografia e aos áudios de ateliê compõem a mostra. “Quando penso somente no som, me interessa muito a ausência da imagem e a possibilidade de o espectador imaginar e criar suas imagens”, indica o artista. “Este trabalho que agora apresento na Referência, em específico os áudios, têm esse efeito imersivo e especulativo – visto que o ateliê está lá metaforicamente -, ampliando o imaginar, conectando o conjunto das obras”, completa.

Sobre o artista

André Santangelo é um artista brasiliense que, há mais de 20 anos, produz imagens e instalações onde especula, constantemente, as possibilidades da integração entre as técnicas clássicas, como a pintura, e as mídias contemporâneas, como a fotografia em sua versatilidade atual, sempre criando novos contextos, novos mundos, novas poesias.

O diálogo entre a fotografia e a pintura, perceptível em suas obras, demonstra que a formação do artista se deu em pintura e fotografia ao mesmo tempo em que ele apreendia as tecnologias digitais, de captura e manipulação de imagens, que estão a cada dia se superando e que tanto impactam a produção artística desde a década de 80.

Santangelo participou de diversos projetos junto a instituições de referência no circuito artístico brasileiro como o Instituto Itaú Cultural, a Funarte, o Prêmio PIPA entre outros, realizando exposições em diversas capitais brasileiras e no exterior. É representado pela Referência Galeria de Arte e participa continuamente da SP-Arte, mais importante evento das artes visuais da América Latina. Suas obras estão em diversas coleções particulares e museus.

Serviço

Conversa com o artista André Santangelo
sobre a mostra “Casa do Lago cheio de mim”
Quando | 1º de fevereiro
Sábado
Horário | Das 11h às 12h30
Entrada | Gratuita
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos
Local | Sala Acervo

Referência Galeria de Arte
Endereço | CLN 202 Bloco B Loja 11 – Subsolo
Asa Norte – Brasília DF
Telefone | (61) 3963-3501
E-mail | referenciagaleria@gmail.com
Facebook | @referenciagaleria
Instagram | @referenciaarte

Anterior Canal Brasil estreia série “Milton e o Clube da Esquina”
Próximo Venda antecipada de ingressos para Aves de Rapina