A cantora e compositora Ana Cañas lança mais um clipe do disco TODXS (que está indicado ao GRAMMY Latino 2019 na categoria Melhor Álbum POP Contemporâneo), da música “Tão Sua”.

O clipe reúne 13 mulheres que possuem belezas não padronizadas, colocando em pauta a sensualidade / sexualidade de corpos preteridos e do movimento Body Positive (ou “Corpo Livre” no Brasil).

Mulheres negras e gordas, gordas maiores, trans, mulheres com vitiligo, com paralisia corporal, uma mulher grávida, uma mulher com queimaduras pelo corpo (que tentou defender a mãe de um feminicídio), entre outras.

Histórias fortes de mulheres reais que juntas buscam desconstruir a idéia de que beleza possui um padrão.

O clipe foi dirigido por Mayara Efe, de 26 anos – mulher negra, gorda, LGBT e militante do body positive. “‘Tão Sua’ é sobre o feminino, sobre a descoberta da sensualidade em corpos femininos diversos, sobre se curtir e estar confortável no seu próprio corpo. Dirigir esse clipe foi sobretudo entrar em contato com a união de mulheres. A equipe foi composta por uma equipe 90% feminina e tivemos a participação de mais de 10 mulheres no casting. Cada uma foi essencial para a construção do trabalho final. Houve muita troca e sentimento em tudo. Estou ansiosa para que todos vejam.”

Ana Cañas completa: “Um dos alicerces mais opressores da cultura patriarcal é o controle dos corpos e isso se estende da sexualidade feminina – sempre um tabu, à idéia de que “beleza” deve possuir um padrão. Isso contribui para que mulheres odeiem seus corpos, rejeitando suas marcas e idiossincrasias, constitutivas da personalidade e subjetividade inerentes à história de cada uma e de sua humanidade. Optei também por não participar do clipe – como mulher branca e magra (e privilegiada), fiquei muito feliz de acompanhar todas as gravações e observar atentamente como cada uma delas, as protagonistas, se relaciona com seu corpo e sensualidade. Foi muito transformador e tenho certeza que será para todxs que assistirem o clipe.”

“Tão Sua” possui direção, fotografia, direção de arte, produção, figurinos, maquiagem, preparação de elenco, edição, cor, finalização e still feitas por mulheres e também contou com estúdio e cenografia da Quilombo Produções, constituída apenas por pessoas negras.

Clipe TÃO SUA (Ana Cañas)

Créditos

Elenco
Bia Gremion
Genize Ribeiro
Marina Dias
Águida Aguiar
Bruna Sanches
Gabriela Augusta
Thainá Gustavo
Ryca Lee
Amanda Souza
Érika Nigro
Carox Gonçalves
Manddy Carvalho
Teresinha Pereira

Direção Geral: Mayara Efe
Assistente de Direção: Bruna Palma
Diretora de Produção: Adriana de Lima
Assistente de Produção: Mariana Lopes
Diretora de Fotografia: Maria Spector
Assistente de Fotografia: Layla Lima
Câmera 2: Ariela Bueno
Montagem: Mayara Efe e Pryscila Colasso
Direção de Arte: Juily Manghirmalani
Assistente de Arte: Lara Ieda
Maquiagem: Lais Miuki e Raquel Pfutzenreuter
Preparadora de Elenco: Isis Arrais Padilha
Figurino: Gabriela Proença
Cenografia: César Lopes
Contra Regra: Sérgio Lopes e Denis Aparecido
Elétrica: Cadú
Locação: Quilombo Produções
Produtora: Ira Filmes
Still: Ariela Bueno

Agradecimentos

Quilombo Cenografia
Giriluz + Base 1
Brechó B LUXO

Anterior O filme Diário de Estrada da Goodyear ganha prêmio
Próximo Food Network estreia Tudo Na Panela, com Carol Fiorentino