Lançamento das HQs All the things we don’t say e Andorinhas na Oto Livraria. Além de sessão de autógrafos, o evento em 5 de junho contará com bate-papo sobre a participação em eventos de cultura pop e como acessar programas de incentivo da Secretaria de Cultura do DF
A Oto Livraria recebe em 5 de junho, das 19h às 21h, mais um evento dedicado à produção brasiliense de histórias em quadrinhos. Localizada no subsolo do bloco E da 302 Norte, a livraria contará na ocasião com a presença de Lucas Marques e de Izabela Brettas para sessão de autógrafos em suas mais recentes publicações, respectivamente, All the things we don’t say, de Lucas e Priscilla Miranda; e Andorinhas, uma coautoria de Izabela com Letícia Moreno e Ana Carolina Resende.
Os dois títulos têm em comum o fato de terem sido lançados primeiramente na Comic Con Experience – CCXP de 2022, realizada em dezembro do ano passado em São Paulo. Maior evento de cultura pop realizado no Brasil, e referência internacional para histórias em quadrinhos, séries de TV/streaming, grandes lançamentos cinematográficos e jogos eletrônicos, a CCXP é o lugar para se estar quando você está inserido nesses tipos de produções.
Lucas Marques e Izabela Brettas estiveram no evento com auxílio do programa Conexão Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e, antes da sessão de autógrafos, vão conversar com os presentes sobre a experiência de participar do evento e sobre como acessar esses recursos disponibilizados pela SeCult DF para apoiar financeiramente artistas do Distrito Federal.
Além de Izabela e Lucas, participam do bate-papo o publicitário Thiago Masuda e o psicólogo Guilherme Raposo, ambos auxiliares de vendas durante a CCXP, igualmente beneficiados pelo programa. A condução da conversa será realizada pelo jornalista Pedro Brandt, fundador do blog/site sobre histórias em quadrinhos Raio Laser – Quadrinhos Além (www.raiolaser.net) e do podcast Lasercast.
Sobre as obras:
All the things we don’t say (Editora Conrad, 2022), de Lucas Marques e Priscilla Miranda é um mangá compilando quatro histórias premiadas que participaram do concurso internacional Silent Manga Audition (Japão). Em “Someone to care”, um pai alcoólatra tenta reconquistar a confiança de sua família.
A primeira participação da dupla ficou entre os 19 ganhadores dentre mais de 300 participantes. Já em “Never late”, um homem precisa se despedir de quem ele era para finalmente descobrir quem ele poderia ser. História vencedora do primeiro lugar do Silent Manga Audition, “In your shoes” retrata uma professora carinhosa que ajuda seu aluno a realizar um sonho distante de sua realidade.
O mangá foi selecionado para compor uma exposição em Bangkok, organizada pela Unesco. Por fim, “Spirits of courage” conta a história de um homem que, ao colocar sua vida em risco por seu cavalo, recebe uma ajuda inesperada. Seguindo a temática do concurso em 2022, na HQ “Criaturas, espíritos e monstros”, a dupla se inspira no folclore nacional.
Lucas Marques (www.instagram.com/lucmarqx / twitter.com/lucmarqx) é autor também das HQs Cesariana (2019), Ritos de passagem – Quando éramos irmãos (2020) e Ciça, a menina-saci (2022). Foi premiado nos concursos internacionais de mangá: 13th Japan International Manga Awards (2020) e Silent Manga Audition (SMA 2019-2020). Foi finalista no 63º Prêmio Jabuti (2021) na categoria HQ com Ritos de passagem.
Andorinhas é uma publicação independente realizada coletivamente por Izabela Brettas, Letícia Moreno e Ana Carolina Resende. Nela, as andorinhas são conhecidas por seus longos voos e trajetórias migratórias em busca de melhores territórios para seu bando, assim como as personagens reais retratadas na HQ, que ousaram voar e seguir novos caminhos. A história revela, em cada capítulo, uma mulher que deixou um importante legado para as demais mulheres no Brasil. São elas: Madalena Caramuru, Maria Firmina dos Reis e Bertha Lutz.
Izabela Brettas é arquiteta (UnB) e designer. Fez o projeto gráfico dos livros didáticos Kids 01 e 02 para o coletivo Inglês na Estrutural, entre 2017 e 2018. Participou, da criação do projeto gráfico ao roteiro, do livro infantil (em desenvolvimento) E se eu fosse assim?, selecionado para o Laboratório de Publicações da Feira Dente (2019). Em 2022, foi selecionada para o Artist’s Valley da CCXP para lançar a HQ Andorinhas. Conheça mais em: www.instagram.com/
LANÇAMENTO das HQs All the things we don’t say e Andorinhas + bate-papo
5 de junho, segunda-feira, das 19h às 21h, na Oto Livraria (302 Norte, bloco E, subsolo). Bate-papo sobre participação em grandes eventos de cultura pop e programas governamentais de incentivo com Lucas Marques, Izabela Brettas, Thiago Masuda e Guilherme Raposo e mediação de Pedro Brandt. Sessão de autógrafos nas HQs All the things we don’t say e Andorinhas, com Lucas Marques e Izabela Brettas. Evento gratuito, sujeito à lotação do espaço. Classificação indicativa livre.