Alaíde Costa se apresenta no Sesc Teatro Garagem em 2 de dezembro. Aos 88 anos, cantora fará o show de encerramento do troféu Viraliza Brasília, do Prêmio Profissionais da Música

Uma das maiores cantoras do Brasil em plena atividade aos 88 anos, a cantora e compositora Alaíde Costa encerra em grande estilo a entrega do Troféu Viraliza Brasília, dentro da programação do Prêmio Profissionais da Música (PPM) 2023. Realizado no Teatro SESC Garagem, em 02 de dezembro, o show é aberto ao público mediante retirada de ingresso no Sympla.

Artista excepcional, com talento para interpretar e compor, Alaíde conseguiu transitar por vários estilos e atravessou gerações superando os mais diversos rótulos e preconceitos. Graças à qualidade de sua entrega, soube se impor, como profissional pela integridade artística, o que resulta em uma carreira de mais de 66 anos de sucesso. Acompanhada do violonista Gabriel Deodato, a artista preparou uma apresentação intimista, com canções marcadas por sua interpretação magistral.

No repertório, destaque para “Me deixa em paz”, de Monsueto; “Retrato em branco e preto”, de Chico Buarque e Tom Jobim), Dindi, de Vinícius de Moraes e Aloysio de Oliveira, “Travessia”, de Milton Nascimento e Fernando Brandt e “Amigo amado”, dela própria e Vinícius de Moraes.

Sobre Alaíde Costa

Alaíde impressionou desde sempre. Ainda em 1956 se profissionalizou como crooner do Dancing Avenida, no Rio de Janeiro. A essa altura havia vencido os mais prestigiados programas de calouros da história do rádio brasileiro como os de Paulo Gracindo, Renato Murce e Ary Barroso. Não bastando encantar com sua voz delicada e afinadíssima, Alaíde também fez bonito como compositora, estreando com a canção “Tens que pagar”, em parceria com Airton Amorim.

Na mesma época ganhou o prêmio de melhor intérprete da música popular brasileira. Em 1959, aconselhada por João Gilberto, enturmou-se com os jovens participantes de um novo movimento e lançou o seu primeiro LP de 12 polegadas Gosto de Você. Gravou músicas de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Donato, João Gilberto, Carlos Lyra e Ronaldo Boscoli. Eram os primórdios da Bossa Nova. Alaíde participou com destaque de quase todos, e seus números eram aplaudidos entusiasticamente. O resto é história que ela continua construindo.

Problemas de saúde a afastaram do palco de 1965 a 1972. Retornou gravando com Milton Nascimento a faixa Me Deixa em Paz, incluída no LP Clube da Esquina. De 1988 para cá foram vários álbuns como Amiga de Verdade, com a participação de Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Ivan Lins e Egberto Gismonti; Alaíde Costa & João Carlos Assis Volume I e II, Falando de Amor, Tudo Que o Tempo me Deixou, Alegria é Guardada em Cofres, Catedrais, álbuns em homenagem a Milton Nascimento e Johnny Alf entre outros projetos. Ao lado de Johnny, inclusive, viveu um dos momentos especiais de sua carreira, com a apresentação no London Jazz Festival.

Também teve a oportunidade de mostrar ao público o seu talento de compositora no projeto Canções de Alaíde, primeiro registro inteiramente autoral em que a apresenta parcerias com importantes figuras do mundo musical brasileiro como Tom Jobim, Jobim, Vinícius de Moraes, Johnny Alf, Hermínio Bello de Carvalho, Geraldo Vandré, entre outros. Vale lembrar que em todas as parcerias registradas nesse recente álbum, Alaíde é autora das melodias, todas elas compostas no piano que recebeu de presente do amigo Vinícius de Moraes.

Sobre o PPM

Em sua 7ª edição, em 2023, o PPM foi dividido em duas etapas. A 1ª, realizada em junho, alcançou abrangência nacional com a premiação de profissionais de todo o país distribuídos em 176 categorias. Já a 2ª, confirmada para dezembro, será predominantemente voltada para o Distrito Federal. Na programação, realizada em unidades do SESC DF, haverá exibição de conteúdos audiovisuais e shows.

O evento é feito por e para os profissionais da música de todo o país, com o propósito da valorização de toda a cadeia criativa e produtiva da música, desde os bastidores, passando pela obra em si, até sua distribuição. É um evento inclusivo que conta com intérpretes de LIBRAS, instalações acessíveis a pessoas com deficiências e outros recursos de acessibilidade. O PPM foi/é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Serviço

Troféu Viraliza Brasília com Show de Alaíde Costa
02 de dezembro
A partir das 20 horas
Teatro SESC Garagem- 713/913 Sul
Indicação: Livre
Entrada franca mediante retirada de ingressos no Sympla
Informações completas: www.ppm.art.br