A artista brasiliense Nati Maia lança “Abril Azul”, em prol da conscientização ao autismo, como parte do Calendário Artístico Preventivo. Confira no Instagram: @calendario_art_prev

Iniciativa nomeada Calendário Artístico Preventivo irá falar sobre a importância da prevenção de cada mês até final do ano de 2024.

No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Conscientização ao Autismo – 2 de abril –a artista Nati Maia dá vida ao “Abril Azul” por meio da iniciativa nomeada C.A.P – Calendário Artístico Preventivo. O C.A.P visa gerar um alerta da importância de cada mês por meio de fotos artísticas de prevenção contra inúmeras doenças durante todos os dias e meses do ano. Maia já lançou o “Janeiro Branco”, “Fevereiro Laranja” e “Março Lilás” e, agora, chega com o “Abril Azul” na campanha que já pode ser conferida pelo Instagram: @calendario_art_prev. O C.A.P foi/é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF.

Em 2018, com a parceria da fotógrafa Kakau Lossio, a artista e maquiadora brasiliense Nati Maia realizou uma sessão de fotos com o tema Outubro Rosa não apenas para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, mas também para valorizar a mulher por meio de fotos e maquiagens que realçam o empoderamento feminino. A iniciativa foi um sucesso e viralizou nas redes sociais das artistas. Agora, Maia resolveu estender o projeto para os outros meses que também são de suma importância social.

No total, serão 12 meses de postagens diárias – 365 dias – e 12 ensaios fotográficos que já começaram a ser produzidos em 2023 e tiveram estreia no dia 1º de janeiro. Cada ensaio utiliza técnicas de maquiagem artística – feitas pela própria Nati Maia – e convida 12 fotógrafos para retratarem cada mês de conscientização, com as cores pré-determinadas de acordo com os meses do ano.

Abril Azul – No “Abril Azul”, Nati Maia fala sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista que pode ser identificado por níveis e tem como características principais a falta de comunicação e a interação social.

“Usamos o azul para celebrar a diversidade e inclusão. Neste mês temos a oportunidade de educar, espalhar a conscientização e promover a compaixão. Vamos ser aliados ativos na luta por um mundo mais inclusivo”, convida. Na campanha de abril a musicista Mariana Camelo é a modelo das fotos tiradas por Vladimir Luz. Produção: Jefferson Leão. Maquiagem: Nati Maia e realização: Estúdio Laje.

Ações – Além dos ensaios fotográficos produzidos de acordo com a temática e cores de cada mês do ano e suas respectivas postagens, Nati Maia divulgará cada tema por meio da entrega de panfletos físicos em locais estratégicos do Distrito Federal, redes sociais e outros meios de comunicação. Ao final do ano, será criado um calendário da campanha para ser utilizado no ano de 2025. O mesmo será entregue em instituições que trabalhem os temas em comum com o projeto. Haverá ainda um coquetel com exposição final, para distribuição gratuita deste Calendário, no Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul, com todas as fotografias registradas em Dezembro de 2024.

Serviço:

Artista brasiliense Nati Maia lança “Abril Azul”, Mês da Conscientização ao Autismo
Local: Instagram: @calendario_art_prev
Gratuito
Livre para todos os públicos