Quem não se lembra do primeiro “Abestalhados”? Grande sucesso de bilheteria nacional, amado pela crítica, e adorado pelo público. A sequência seria inevitável, afinal era o que todos pediam. Acontece que este longa nunca existiu. Mas franquia bem-sucedida começa logo pelo 2o filme da série.

As piadas em ABESTALHADOS 2 já estão logo no título, que brinca com o cinema com sagacidade e muito bom humor. Dirigido por Marcos Jorge (“Estômago”) e Marcelo Botta (“Adnet Viaja”), com produção da Zencrane Filmes, coprodução da Salvatore Filmes, e coprodução e distribuição da Buena Vista International, o longa chega aos cinemas brasileiros.

Anárquico e divertido, ABESTALHADOS 2 acompanha as aventuras e batalhas de uma pequena produtora nacional, Mother Fake, tentando fazer um blockbuster: “Acelerados 2”.

O primeiro também nunca existiu pois, acreditam eles, o primeiro filme só serve para preparar o sucesso das sequências, então, é melhor fazer direto o segundo.

Paulinho Serra interpreta o diretor Paulo Carmo, um sonhador, que faz de tudo para terminar seu filme. Manuel Oliveira (Raul Chequer) é o roteirista intelectual que não quer se vender às exigências do mercado. Leandro Ramos faz Eric Rios, diretor de produção e técnico de som, na verdade, um faz tudo, que está sempre preocupado com a falta de dinheiro. E, por fim, há o diretor de fotografia Alex Balas (Felipe Torres), um sujeito de bom coração mas ingênuo, repleto de talento que sabe filmar um noir como ninguém.

Aqui Tem Diversão

E há também o filme-dentro-do-filme. “Acelerados 2” é uma superprodução do cinema nacional, combinando algumas das maiores tendências da atualidade: filme de super-herói com filme policial e de favela. Um projeto caríssimo, cujo orçamento acaba com eles tendo filmado somente a primeira sequência, e tem no elenco Alexandre Rodrigues, José Loreto, Wanderlei Silva e Wellington Muniz, o Ceará.

Marcos Jorge, que além de diretor também é um dos roteiristas, diz que uma das coisas que mais o atraíram em ABESTALHADOS 2 foi a possibilidade de homenagear comediantes brasileiros de várias gerações. “Tínhamos, já no roteiro, uma boa quantidade de personagens e participações especiais. Assim, quando chegou o momento de escolhermos nosso elenco, fomos atrás de figuras carismáticas da comédia brasileira e acabamos reunindo um time realmente incrível, que mistura pessoas de várias idades vindas do teatro, da televisão, do standup e das novas mídias.”

O codiretor Marcelo Botta confessa que a união desses talentos tão variados resultou num filme diferente. “Fazer cinema é uma ciência e fazer comédia, independente da plataforma, é uma outra ciência. Acredito que fizemos um bom uso de ambas, espero que o público goste dessa mistura.”

Ele também explica que a mistura de diversos gêneros foi fundamental para o longa, combinando comédia e ação – tanto em ABESTALHADOS 2, como em “Acelerados 2”. “Não existe coisa melhor pra comédia do que um bom equívoco, um bom erro. E para o filme que nossos personagens estão tentando fazer ter essa cara de “vai dar errado”, o gênero ação parecia ser o mais adequado, já que é muito difícil e muito caro fazer filme de ação. No final das contas, vemos que nossos personagens filmam ação bem demais. As cenas do “filme deles” que vemos dentro do nosso filme são cenas de ação realmente empolgantes.”

A combinação de diversos gêneros, para Jorge, por sua vez, é um reflexo do que é fazer cinema. “Eu diria que fazer cinema é uma mistura de aventura, drama e comédia em qualquer lugar do mundo. E que no Brasil, às vezes, o aspecto dramático desta profissão suplanta os outros dois. De qualquer maneira, como eu digo sempre e o Paulo Carmo repete, fazer cinema é um privilégio e você tem que fazer por merecê-lo, agradando ao seu público com histórias interessantes. É o que buscamos neste filme.”

Além de Jorge e Botta, o roteiro também conta com Pedro Leite (“Choque de Cultura”) e Gabriel Di Giacomo (“Marcha Cega”). A produção é assinada por Cláudia da Natividade. A equipe criativa do filme traz Rhebling Junior, diretor de fotografia especializado em cenas de ação; Claudia Terçarolli (“Gosto se discute”), na direção de arte; Joaquim Moreno, na direção de efeitos visuais; e o maestro Ruriá Duprat assina a trilha sonora.

ABESTALHADOS 2 será lançado no Brasil pela Buena Vista International.

Sinopse

Paulo, Manuel, Eric e Alex têm um sonho: fazer um filme de ação e aventura. E um grande desafio: superar as próprias confusões para chegar lá. Mas nem mesmo o enorme talento desses quatro amigos para se meter em encrencas vai fazer com que desistam de realizar esse sonho. Abestalhados e apaixonados pelo que fazem, cada um à sua maneira, eles partem numa hilária aventura em busca do reconhecimento e do sucesso, levando com eles a coragem, a cara-de-pau e um monte de gente na conversa, incluindo celebridades e um punhado de bacanas.

ABESTALHADOS 2 é uma divertida prova de que a dedicação e a amizade podem superar qualquer obstáculo. Por mais aloprado que ele seja.

Ficha Técnica

Direção: Marcos Jorge e Marcelo Botta
Roteiro: Marcos Jorge, Marcelo Botta, Gabriel Di Giacomo e Pedro Leite
Produção e Produção Executiva: Cláudia da Natividade
Produtores Associados: Gabriel di Giacomo, Mário Peixoto, Alexandre Sallouti e Maurício Kato
Empresa Produtora: Zencrane Filmes
Empresas Coprodutoras: Salvatore Filmes e Buena Vista International
Distribuidora: Buena Vista International
Apoio: Ancine
Outros apoiadores: Cinecam, Delicatassen Filmes, Hotel Intercontinental, Venice, Cinealta, Acelerados-TV, Faculdade de Medicina do ABC | FMABC-FUABC
Elenco principal: Paulinho Serra, Raul Chequer, Leandro Ramos e Felipe Torres
Participações especiais: Alexandre Rodrigues, Cris Vianna, Dudu de Oliveira, José Loreto, Nicola Siri, Wanderlei Silva e Wellington Muniz
Elenco Secundário: Bella Tortato, Isabella Santoni, Pedro Carvalho, Livia La Gatto, Ápostolo Arnaldo, Marcelo Mansfield, Maurício Meirelles, Ary França, Mariano Mattos Martins, Arthur Alavarse, Carolina Guerra, Ana Rotili, Giovanna Menegon, Bruno Sutter, Otávio Mesquita, Foquinha, Gabriela Araujo, Nathalia Cano, Natan Felix, Sílvio Restiffe, Gabriel Vaccaro, Marcelo Madureira, Adilson JR
Apresentando: Nathaly Dias
Direção de Fotografia: Rhebling Junior
Trilha Sonora: Ruriá Duprat
Gênero: comédia, ação
Ano: 2022
Duração: 95 min.

Sobre os diretores

Marcos Jorge

Diretor de filmes, roteirista, fotógrafo e curador, vencedor de três Grandes Prêmios do Cinema Brasileiro (da Academia Brasileira de Cinema). Estudou Jornalismo no Brasil e Cinema na Itália, onde iniciou sua carreira. Seu primeiro longa-metragem de ficção, ESTÔMAGO, arrebatou 39 prêmios, 16 deles internacionais, e foi o filme brasileiro mais premiado do biênio 2008-2009. Em 2015, lançou seu terceiro longa-metragem de ficção, O DUELO, adaptação para o cinema do romance ‘O Capitão de Longo Curso’, de Jorge Amado, produzido pela Warner Bros., e em 2016 MUNDO CÃO, seu quarto longa-metragem de ficção, produzido pela Paramount e adquirido pela Netflix. Em 2020 lançou o documentário ARQUEOLOGIA DA LUTA, filmado no Egito e na Grécia, filme vencedor do Prêmio de Melhor Documentário e de Melhor Roteiro do Universal Martial Art Films Festival 2021. Em 2022 lançou a série documental O CASO CELSO DANIEL, disponível na Globoplay. É curador do Cine Passeio, Centro Cultural dedicado à cultura cinematográfica em Curitiba.

Marcelo Botta

Além do longa “Abestalhados 2”, Botta criou o dirigiu a série “Auto Posto” – coprodução Salvatore e Viacom exibida no Comedy Central – e a série documental “Viajo Logo Existo”, rodada em 6 países da América do Sul. Escreveu e dirigiu a série “Foca News com Daniel Furlan” e foi produtor do “Último Programa do Mundo”, ambas coproduções com a Fox exibidas no FX. Na MTV Brasil dirigiu os programas “Comédia MTV” (APCA 2010), “Furo MTV”, “Furo em Londres”, além de ter sido criador e diretor dos formatos “Adnet Ao Vivo”, “Trolalá” e “Adnet Viaja”, série pela qual Marcelo Adnet ganhou o APCA 2012.

Sobre a Zencrane Filmes

ZENCRANE FILMES é uma produtora cinematográfica que trabalha há mais de 20 anos no mercado audiovisual. Nesses anos de atuação, venceu quase uma centena de prêmios em festivais cinematográficos no Brasil e no exterior. Em 2008, a Zencrane Filmes lançou Estômago, o primeiro longa-metragem coproduzido entre Brasil e Itália desde os anos 70. Sucesso de crítica e público, o filme foi lançado em salas de cinema de mais de 20 países, foi ganhador de 50 prêmios em festivais e foi distribuído pela Downtown e internacionalmente pela Elle Driver. Em 2011 a empresa lançou Corpos Celestes, vencedor de diversos prêmios no Brasil e distribuído em três mercados internacionais.

Em 2016 a Zencrane lançou seu quarto longa-metragem, Mundo Cão, filme estrelado por Adriana Esteves, Babu Santana e Lázaro Ramos, coproduzido pela Globo Filmes e pela Paramount, distribuído pela Paris Filmes e pela Netflix. Atualmente a Zencrane está filmando os longas de ficção Estômago 2 (em parceria com a Warner) e Dr. Monstro (em parceria com a Paramount); além de trabalhar na distribuição de Abestalhados 2, coproduzido e distribuído pela Buena Vista International. A Zencrane Filmes é uma empresa certificada pela D-U-N-S.

Sobre a Salvatore Filmes

Atualmente a Salvatore trabalha na segunda temporada da série Auto Posto, no desenvolvimento de novos projetos e no lançamento do seu primeiro longa-metragem de ficção Abestalhados 2, em coprodução com Zencrane Filmes e distribuição da Buena Vista International.

Com experiência em ficção e documentário, em 2020, a Salvatore teve dois lançamentos na tv paga: a série documental Viajo Logo Existo, rodada em 6 países e exibida no canal Travel Box, e a série de ficção Auto Posto, exibida no Comedy Central, uma coprodução com a ViacomCBS Internacional Studios. No cinema, em 2018, a Salvatore lançou o documentário Marcha Cega e teve sua estreia no Cine PE, passando por festivais internacionais como Visions Du Réel, Cine y Derechos Humanos Madrid, entre outros. O filme conta com a distribuição pela Elo Company e, após o lançamento nos cinemas, foi exibido no Canal Brasil e disponibilizado nas plataformas Net Now e Amazon. Em 2016, coproduziu com a Fox as séries Foca News e O Último Programa do Mundo, ambas protagonizadas por Daniel Furlan e exibidas no FX.