Cia de Cantores LĂricos de BrasĂlia encerra temporada de A Serva Patroa apĂłs greve dos docentes
Ăpera cĂ´mica que conta com recursos do Fundo de Apoio Ă Cultura do Distrito Federal â FAC-DF estarĂĄ em cartaz em duas sessĂľes extras nesta sexta-feira (9), na Escola Parque (313/14 Sul).
Uberto (Gustavo Rocha) Ê um velho solteiro que vive só em sua casa. Serpina (Renata Dourado) começou ainda jovem a trabalhar em sua casa como secretåria. Ela age com ele com impertinência, como se fosse a patroa. Hå ainda Vespone (Antônio Lucas), que acaba por torna-se comparsa de Serpina. Estes personagens dão vida a ópera La serva padrona (A Serva Patroa), de Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736).
Com recursos do Fundo de Apoio Ă Cultura do DF, a Ăłpera que leva a Direção Musical de Rafael de Abreu Ribeiro e Direção CĂŞnica de Ărika Kallina â ambos da Cia de Cantores â passou por escolas pĂşblicas de Santa Maria, Gama e Plano Piloto em abril/maio de 2023. ApĂłs sucesso de pĂşblico em 10 sessĂľes e diversos pedidos de escolas, a cĂ´mica produção adaptada pela Cia de Cantores LĂricos farĂĄ duas sessĂľes extras para encerrar a temporada em escolas. Nesta sexta-feira (9), Ă s 10h30 e Ă s 14h45, na Escola Parque (313/14 Sul). Gratuito. Classificação livre. Maiores informaçþes no Instagram: @ciadecantoresliricos.
Conhecida por tornar o gĂŞnero operĂstico mais acessĂvel, com Ăłperas com menos horas de duração, porĂŠm sem perder a essĂŞncia, a Cia de Cantores LĂricos ficou reconhecida na capital federal e no Brasil. Agora, eles focaram em levar aos estudantes um pouco do gĂŞnero operĂstico por meio desta Ăłpera cĂ´mica: A Serva Patroa. Todas as apresentaçþes contaram /contam com aulas de apresentação dos instrumentos â violino, violoncelo â para os estudantes.
âFoi muito emocionante ver a recepção dos estudantes, professores e equipe, em geral, dos colĂŠgios. Esta ĂŠ uma Ăłpera muito engraçada, jĂĄ que a Serpina enrola e acaba por mandar em seu chefe. Ficamos encantados ao ver o interesse dos alunos pelo gĂŞnero operĂstico, um gĂŞnero que muitos consideram de difĂcil entendimento. Mas, pretendemos desmistificar esse conceito passando sempre a Ăłpera de forma leve, mais dinâmica e sem perder a essĂŞnciaâ, explica e comemora a cantora/atriz interprete de Serpina e uma das fundadoras da Cia, Renata Dourado.
A iniciativa denominada Projeto Ăpera Nas Escolas â A Serva Patroa conta com recursos do Fundo de Apoio Ă Cultura do Distrito Federal â FAC/DF.
Conheça A Serva Patroa
Ăpera em ato Ăşnico dividida em dois intermezzi, A Serva Patroa trata-se de uma comĂŠdia romântica, importante tĂtulo do teatro lĂrico, um dos mais antigos a serem ainda hoje representados em todo o mundo. A Ăłpera tem como cerne o personagem Uberto, um rico solteirĂŁo que reclama da constante demora de sua serva, Serpina, em atendĂŞ-lo, bem como de sua postura de patroa.
ApĂłs discutirem, Uberto incumbe o empregado Vespone de lhe arrumar uma esposa obediente, pois somente assim poderĂĄ ter uma casa organizada, sem ficar Ă mercĂŞ dos caprichos de sua serva. ApĂłs rebater as crĂticas do patrĂŁo, Serpina revela um pouco de sua personalidade e se oferece como a melhor opção de esposa para o patrĂŁo que a desdenha.
â E assim começa a histĂłria ĂŠ a briga entre os dois. A Serva Patroa ĂŠ uma Ăłpera irreverente que conta um humor ĂĄcido e apresenta vĂĄrias crĂticas sociais. Nas escolas, os professores trabalharam com os alunos sobre estes temas e nĂłs podemos debater o gĂŞnero operĂstico e tirar dĂşvidas de todos os envolvidosâ ressalta Dourado.
Sobre a Cia de Cantores LĂricos de BrasĂliaÂ
A Cia de Cantores LĂricos de BrasĂlia surgiu em 2008 por meio da uniĂŁo de cantores lĂricos de BrasĂlia que resolveram contribuir com o cenĂĄrio musical da cidade. Todos os cantores realizam apresentaçþes musicais, shows, concertos, recitais, Ăłperas e casamentos, em performances em grupo ou solo.
Renata Dourado e Ărika Kallina sĂŁo sopranos e atuam tanto em produçþes da Cia de Cantores LĂricos, quanto em outras produçþes musicais da cidade. Gustavo Rocha ĂŠ um dos barĂtonos mais atuantes de BrasĂlia e, alĂŠm de cantar nas produçþes da companhia e em outras produçþes no DF, tambĂŠm divide a produção dos espetĂĄculos com a soprano e produtora Renata Dourado. AlĂŠm da performance musical e cĂŞnica, os cantores ministram aulas individuais de canto.
Ficha tĂŠcnica:
Elenco: Serpina Renata Dourado
Uberto: Gustavo Rocha
Vespone: AntĂ´nio Lucas
Direção cĂŞnica: Ărika Kallina
Direção musical: Rafael de Abreu Ribeiro
Serviço:
Cia de Cantores LĂricos de BrasĂlia encerra temporada de A Serva Patroa apĂłs greve dos docentes
Data: 9 de junho
Local: Escola Parque (313/14 Sul)
HorĂĄrio: 10h30 e 14h45
Gratuito
Livre para todos os pĂşblicos
Maiores informaçþes no Instagram: @ciadecantoresliricos.