SĂ©rie documental com participação de Pedro Scooby vence categoria no Emmy Awards. “A onda de 100 pĂ©s” acompanha a jornada de grandes surfistas na busca incessante pela onda de 30 metros; Produção foi indicada em seis categorias

Neste final de semana, a primeira fase do Emmy Awards, nomeada Creative Arts Emmy, aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, premiando produçÔes em categorias tĂ©cnicas e de gĂȘneros televisivos. A sĂ©rie documental 100 Foot Wave (A onda de 100 pĂ©s), produzida pela HBO e que conta em seu elenco com o surfista de ondas gigantes Pedro Scooby, venceu a categoria de melhor cinematografia em programa de nĂŁo-ficção, vencendo concorrentes de peso pelo prĂȘmio.

“Fiquei muito feliz com a indicação da sĂ©rie para vĂĄrias categorias dessa premiação tĂŁo importante, e ainda mais feliz de saber que a sĂ©rie venceu como melhor cinematografia. É um feito enorme para o surfe de ondas gigantes. Tenho certeza que muitas pessoas gostaram de acompanhar um pouco da nossa histĂłria e de conhecer mais sobre o surf de ondas gigantes. Acho que a sĂ©rie conseguiu passar pelo menos um pouco do sentimento e da adrenalina que sentimos na nossa rotina”, conta Scooby.

Pelo segundo ano consecutivo, a produção foi indicada para o prĂȘmio de melhor sĂ©rie documental, mas, dessa vez, com outras cinco nomeaçÔes. “A onda de 100 pĂ©s” conta sobre a jornada do pioneiro do surf de ondas gigantes, Garrett Mcnamara, e dos principais surfistas do mundo, como Pedro Scooby, na procura pela onda perfeita de 30 metros de altura, alĂ©m de contar sobre a evolução do esporte ao longo dos anos e das dificuldades enfrentadas pelos big riders ao redor do mundo. A maioria das imagens Ă© feita na regiĂŁo de NazarĂ©, em Portugal, onde se encontram as maiores ondas do planeta.

Ao todo, a série da HBO foi indicada em seis categorias da premiação: melhor cinematografia em programa de não-ficção, melhor documentårio de não-ficção, melhor edição de fotografia, melhor edição de som em programa de não-ficção, melhor mixagem de som em programa de não-ficção e melhor roteiro de não-ficção.

Ao vencer a categoria de melhor cinematografia, a produção desbancou outros gigantes da Tv americana: Secrets of the elephants: Desert, do National Geographic; Stanley Tucci: Searching For Italy, da CNN; Still: A Michael J.Fox Movie, da AppleTV+; The 1619 project; “Justice”, da Hulu e The Territory, do National Geographic.

SOBRE PEDRO SCOOBY

Nascido no bairro de Curicica, Rio de Janeiro, Pedro Henrique Mota Vianna, mais conhecido como Pedro Scooby, de 35 anos, se tornou um dos maiores surfistas de ondas gigantes do mundo. O atleta foi vice-campeĂŁo do NazarĂ© Tow Surfing Challenge, principal competição do surf de ondas gigantes, que tambĂ©m o premiou como atleta de destaque pela maior nota da competição; alĂ©m de ter sido indicado ao Big Wave Awards 2022, o “Oscar” do surf de ondas gigantes, como finalista nas categorias de maior onda surfada e surfista do ano.

AlĂ©m de ser uma potĂȘncia do esporte, Pedro Scooby tambĂ©m possui projetos que englobam sustentabilidade, moda e, claro, surf. O surfista Ă© patrocinado pelas maiores e mais diversas marcas de esporte e lifestyle, como a Red Bull, Oakley, Bulgari, Bet Nacional e Corona. Como empreendedor, o atleta Ă© sĂłcio da Mamba Water, a primeira marca de ĂĄgua brasileira em lata, que carrega o propĂłsito de levar ĂĄgua potĂĄvel para regiĂ”es carentes, a cada lata vendida.

Além disso, o atleta é o apresentador do Podpah Visita, programa do Podpah, na qual ele conhece as casas e intimidades de celebridades das mais diversas åreas, além de visitar eventos, locais históricos, campeonatos e treinos.