A Matriarca”, protagonizado por Charlotte Rampling, une drama e comédia, explorando a conexão entre uma ex-correspondente de guerra e seu rebelde neto. Chega aos cinemas em 21 de março

Atriz de blockbuster, como “Duna: Parte 2”, e filmes independentes, como “45 Anos”, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, a inglesa Charlotte Rampling brilha como a protagonista de A MATRIARCA, longa-metragem de Matthew J. Saville, que chega aos cinemas brasileiros em 21 de março, com distribuição da Pandora Filmes.

Charlotte interpreta Ruth, uma famosa correspondente de guerra que agora está aposentada e com problemas com álcool. Ao ser expulso do internato, seu neto, Sam (George Ferrier), se surpreenderá ao encontrar aquela mulher que, até então, ele não conhecia, morando na antiga casa da família. O encontro entre os dois, num primeiro momento, é violento, mas, quando são obrigados a passar um tempo juntos, suas vidas irão se transformar.

Saville, que também assina o roteiro, conta que partiu de experiências pessoais para criar esse seu primeiro longa. “Quando eu tinha 17 anos, minha avó alcoólatra quebrou a perna e se mudou da Europa para morar na Nova Zelândia, na casa de sua família. Ela viveu uma vida incrível, esteve na Espanha durante a Guerra Civil Espanhola, enfrentou a África e bebeu gim suficiente para conservar um elefante. Na verdade, quando a conheci, ela bebia dois terços de uma garrafa de gim todos os dias. Ela era afiada, charmosa, engraçada e rude. Ela levou todos nós às lágrimas, mas também às gargalhadas. ”

Em A MATRIARCA, confessa, partiu dessas experiências e de seu relacionamento com a avó para criar um filme que “trata de alguns dos temas mais fortes a que somos confrontados como humanos: vida, amor, morte, tristeza, vergonha e nossa própria mortalidade. Este é um filme sobre a escolha que fazemos como humanos de viver e morrer, como lidamos com a dor e como aceitamos vida. Embora os temas sejam sombrios, seu tom é cômico e o drama não tem nada de sentimentalismo.”

Desde o começo, ele queria Charlotte para o papel principal. “Eu nunca tive certeza de que poderia convencê-la, mas também me senti confiante de que se ela lesse o roteiro, ela poderia se interessar.” Já a atriz confessa que o roteiro chamou sua atenção logo que começou a ler, e o fato de ser uma produção independente a animou. “Eu gosto de fazer filmes com uma equipe de produção menor também. Você sente que pode embarcar em uma aventura de uma maneira que você não pode com uma grande produção.”

Saville aponta que, mesmo partindo de suas experiências pessoais, A MATRIARCA traz uma história universal. “Espero que o filme seja uma experiência transformadora para o público. A história contém temas sombrios, mas acho que as pessoas sairão com um sentimento de esperança e acreditando que podemos superar as coisas que nos separam.”

Ganhador do Prêmio de Atriz no BIFEST – Bari International Film Festival, o longa tem recebido diversos elogios. “O filme tem charme espinhoso, em grande parte por causa da agressiva Rampling, cuja personalidade de ‘ice queen’ aqui abrange humor seco e tragédia fulminante”, escreveu Beatrice Loayza, no The New York Times. Já Erick Massoto disse no The Colider: “O filme é um daqueles que encapsula lindamente experiências de vida”.

Sinopse

Ruth (Charlotte Rampling) é uma ex-correspondente de guerra, agora entediada na aposentadoria com um problema com bebida e uma perna recentemente fraturada. Sam (George Ferrier) é seu neto rebelde, recentemente expulso do internato e sofrendo com a morte de sua mãe. Quando os dois são reunidos sob o mesmo teto, eles formam um vínculo inesperado.

Ficha Técnica

Direção: Matthew J. Saville
Roteiro: Matthew J. Saville
Produção: Desray Armstrong, Angela Littlejohn
Elenco: Charlotte Rampling, Marton Csokas, George Ferrier, Edith Poor
Direção de Fotografia: Martyn Williams
Desenho de Produção: Mark Grenfell
Trilha Sonora: Mark Perkins, Marlon Williams
Montagem: Peter Roberts
Gênero: drama, comédia
País: Nova Zelândia
Ano: 2021
Duração: 94 minutos

Sobre a Pandora Filmes

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Beto Brant, Fernando Meirelles, Gustavo Galvão, Armando Praça, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa, Pedro Serrano e Gabriela Amaral Almeida.