O premiado espetáculo A Escritora e o Empalhador de Animais retorna a Brasília com a atriz Lilian França em monólogo emocionante sobre violência e autodescoberta

A violência doméstica silenciosa (gaslighting) e o grande amor pela escrita – seu subterfúgio – permeiam a história de Elvira (Lilian França), uma mulher casada há 40 anos com Benjamim. Elvira passou grande parte de sua vida sofrendo com o isolamento social, com a solidão e com todo o distanciamento e regras impostas pelo marido. A típica mulher que se identifica com um bicho empalhado vivo. Afinal, Benjamim era também um homem que sempre gostou de empalhar animais vivos.

Mas, como subterfúgio, na solidão, ela aproveitava a ausência do marido para escrever contos que, depois de redigidos, tinha o cuidado de rasgá-los para que ninguém os vissem. Mesmo assim, Elvira tinha um desejo secreto, de que alguém um dia descobrisse estes contos. Costumava dizer que quem escreve, manda recados. E é por meio da escrita – profissão que o marido renega- e do seu amor pelas letras que ela percebe que nunca é tarde para recomeçar.

Com direção do premiado diretor Ernandes Silva e do dramaturgo pernambucano integrante da Academia Pernambucana de Letras (APL), Cícero Belmar, que tem a presença em cena da atriz premiada nacionalmente pela obra, Lilian França, A Escritora e o Empalhador de Animais retorna em cartaz em Brasília após circulação nacional.

Em únicas sessões nos dias 24 e 25 de maio de 2024, sexta e sábado, às 20h, no Teatro Engrenagem (712 Norte). Ingressos à venda pelo Sympla:https://www.sympla.com.br/evento/a-escritora-e-o-empalhador-de-animais/2446559?referrer=www.google.com. Valor: R$ 25 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 12 anos. Mais informações no Instagram: @ernandes_ator.

O monólogo que completa 3 anos e é assinado pelaCia Em Comma de Teatro revela essa mulher que, após passar 40 anos sofrendo com o distanciamento por imposição do marido, resolve dar um basta e retomar a sua vida. Elvira, desde criança, sabia que seu dom nato era para escrita. Escrita de contos que deram origem a vários personagens. Cada um de uma forma, estas personas de seus livros contam com sua essência e exalam um pouco de um desejo reprimido.

“Me sinto muito honrada de voltar aos palcos na minha capital após circulação nacional e de apresentar essa peça que é um grito engasgado meu, da Elvira e de todas nós mulheres. Vamos gritar estes engasgos juntas!!! ”, convida a atriz Lilian França.

E esta história lírica desta mulher que procura se autoconhecer será embalada por uma trilha sonora autoral/original do eterno compositor mineiro Caio César Costa. Ainda, figurino também original de Fátima Braga e cenografia de Ernandes Silva e equipe.

Segundo o diretor Ernandes Silva “Elvira chega para nos mostrar que não há idade para recomeçar, reconstruir nossas vidas e ser feliz. O abusador empalha, aniquila sua parceira ou o seu parceiro, vive usando da desculpa que fez isso ou aqui por amor, por amar demais. É preciso ficar atento aos primeiros sinais. O amor deve ser livre”.

Sobre o espetáculo 

A Escritora e o Empalhador de Animais estreou em maio de 2022 no Centro de Ensino Darcy Ribeiro, Paranoá. No mesmo mês, esteve em cartaz no Teatro Sesc Silvio Barbato, no Setor Comercial Sul. Apresentou-se também na cidade de Santa Maria, DF. Em 2023, fez curta temporada no Teatro Museu Correios, SCS – DF, com o apoio cultural dos Correios.

Já participou de três Festivais nacionais ganhando prêmios e várias indicações. No Festival de Teatro em Governador Valadares, MG/2023 teve 7 Indicações: Melhor Atriz, Direção, Cenografia, Figurino, Iluminação, Dramaturgia e Melhor Espetáculo; Festival de Teatro em Mariana, MG/2023, ganhou como Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Indicações a Melhor Direção e Cenografia; Festival de Teatro em Ibiúna, SP/2022, ganhou como Melhor Dramaturgia, Atriz, Cenografia e Indicação a Melhor Direção e Melhor espetáculo; CONVITES: Fez temporada na FUNARTE, SP/2022; Este mês de maio, estará participando do Festival Nacional Em São João de Nepomuceno, MG. Fará parte da Programação Oficial do Teatro da Cidade, Belo Horizonte, MG (09 à 11/08/2024). Em setembro estará em uma mini Circulação Nacional passando nas cidades de Recife, João Pessoa e Manaus.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Cenografia e Produção: Ernandes Silva
Trilha Sonora Original: Maestro Caio César Costa
Figurino: Fátima Braga
Maquiagem: Ju Welasco
Operadora de Luz e som: Tauana Barros
Cenotécnicos: Araújo Lima e Theo Neto
Designer Gráfico: Fábio Carvalho
Fotografias: Humberto Araújo
Teaser: Adriano Ferreira
Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Clara Camarano
Realização Cia Em Comma de Teatro, Santa Maria-DF

SERVIÇO:

Espetáculo: A Escritora e o Empalhador de Animais
Monólogo, Duração 45 minutos
Local: Teatro Engrenagem
SCLRN 712 Bloco C Loja 42 Asa Norte
Dias 24 e 25 de maio, sempre às 20h
Sexta e Sábado
Classificação Indicativa 12 anos

Vendas via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/a-escritora-e-o-empalhador-de-animais/2446559?referrer=www.google.com.

Valor: R$ 25 (meia-entrada).
Mais informações no Instagram @ernandes_ator ou via e-mail: [email protected]
Contato do diretor: 61.99508.4994 Ernandes Silva