As experiências educacionais mais inovadoras de quatro continentes são reveladas em “A Escola do Amanhã”, minissérie em dois episódios de 52 minutos, inédita no Brasil, que chega ao Curta! com exclusividade. A produção oferece aos espectadores uma reflexão sobre o desafio que a revolução digital e os avanços da neurociência impõem às escolas.

O primeiro episódio apresenta os sistemas educacionais mais promissores do planeta e questiona se as novas tecnologias podem ajudar as crianças a se tornarem melhores alunos ou, ao contrário, se não as prejudicam. Afinal, as instituições devem estimular o uso de tablets ou promover mais oficinas manuais? Perguntas como essa são respondidas por grandes professores, a fim de permitir que a geração mais jovem encontre seu lugar em um mundo que, cada vez mais, recorre à inteligência artificial. Estreia na Quinta do Pensamento, 17, às 21h30.

Episódio inédito de “Nós, Documentaristas” mostra como o teatro e o cinema salvaram Cristiano Burlan da violência

Cristiano Burlan é um dos principais nomes na nova geração de documentaristas. Diretor de filmes como “Construção”, “Mataram Meu Irmão” e “Elegia de um Crime”, Burlan é o entrevistado da semana no episódio inédito de “Nós, Documentaristas”, série exclusiva do Curta!. No episódio, ele revela o processo de realização de seus documentários e explica como o teatro e, posteriormente, o cinema foram sua rota de fuga da violência na periferia. Estreia na Terça das Artes, 16, às 23h30.

Segunda da Música – 14/1
20h – “Os Ímpares” (Série) – Episódio “Ronnie Von – Opala e Dônica”
As bandas Dônica e Opala fazem a releitura das músicas do álbum “A misteriosa luta do reino de parassempre contra o império de nuncamais”, de Ronnie Von. Acompanhando o processo de gravação, Ronnie Von e Luiz Vagner relembram as histórias do álbum. Diretores: Henrique Alqualo e Isis Melo. Duração: 27 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de janeiro, terça-feira, à 0h e às 14h; 16 de janeiro, quarta-feira, às 8h.
PROMO: https://youtu.be/GennQZFk-bs

Terça das Artes – 15/1
23h – “Inhotim Arte Presente” (Documentário) – Episódio “Chris Burden”
Neste episódio, investigamos as obras e as performances polêmicas do artista americano Chris Burden, como “Shoot”, em que ele é atingido no braço por um tiro de espingarda disparado por um amigo, numa galeria. Entre as obras mais ambiciosas de Burden, está “Beam Drop”, realizada originalmente em Nova York, em 1984, e recriada, em 2008, em Inhotim, onde ainda pode ser vista.

Sob orientação do artista, foram lançadas, com um guindaste, vigas de aço numa poça de cimento fresco. Diretor: Pedro Urano. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de janeiro, quarta-feira, às 3h e às 17h; 17 de janeiro, quinta-feira, às 11h; 19 de janeiro, sábado, às 11h.
PROMO: https://youtu.be/sdFfDySv4bY

Quarta de Cinema – 16/1
20h – A faixa “A Vida é Curta!” traz dois curtas-metragens que abordam o tema “férias escolares”

Os Irmãos Mai (Ficção)
Dois irmãos precisam levar um presente para sua avó. Quanto mais eles caminham, mais longe parecem estar do seu objetivo. Diretora: Thaos Fujinaga. Duração: 19 min. Classificação: livre.

História de uma Pena (Ficção)
Um professor espera a chegada dos alunos atrasados. Longe dali, um jovem casal acorda entre as árvores. São dez e quinze da manhã. Diretor: Leonardo Mouramateus. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de janeiro, quinta-feira, à 0h25 e às 14h25; 18 de janeiro, sexta-feira, às 8h25; 19 de janeiro, sábado, às 14h25.

23h30 – “Nós, documentaristas” (Série) – Episódio “Cristiano Burlan”
No episódio, Cristiano Burlan, diretor de filmes como “Construção”, “Mataram Meu Irmão” e “Elegia de um Crime”, aborda o processo envolvido na realização de seus documentários e o impacto dos mesmos. Diretora: Susanna Lira.

Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de janeiro, quinta-feira, às 3h30 e às 17h30; 18 de janeiro, sexta-feira, às 11h30; 19 de janeiro, sábado, às 20h30.
PROMO: https://youtu.be/XzBSrOx2kpE

Quinta do Pensamento – 17/1
21h30 – “A Escola do Amanhã” (Série) – Episódio 1
Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, esta minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã? Diretor: Frederic Castaignede. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 18 de janeiro, sexta-feira, à 1h30 e às 15h30; 21 de janeiro, sábado, à 0h e às 9h30.
PROMO: https://youtu.be/Hg2WRRLRSRk

Sexta da Sociedade – 18/1
20h – “Margherita Sarfatti, a Mulher que Inventou Mussolini” (Documentário)
Intelectual, feminista e socialista, a judia Margherita Sarfatti tornou-se amante de Mussolini e deu todo o apoio ideológico, psicológico e político que levou o ditador ao poder. Ela ajudou a criar o seu maior inimigo.

Diretor: Pierre-Henry Salfati. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de janeiro, sábado, à 0h; 20 de janeiro, domingo, às 16h45; 21 de janeiro, segunda-feira, às 14h.
PROMO: https://youtu.be/MpaTMhtolCo

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Anterior Hajimê amplia estações de sushi e celebra 9 anos de sucesso
Próximo Mark Morton divulga single “Cross Off” com Chester Bennington