“A Aforista” é indicado ao prêmio de Melhor Atriz e Melhor Espetáculo pela APCA

Associação Paulista de Críticos de Arte anunciou os indicados do primeiro semestre do ano ao Prêmio APCA, reconhecido como a mais tradicional premiação brasileira na área de cultura.

O espetáculo “A Aforista”, da companhia de teatro curitibana Cia.Stavis-Damaceno, foi indicado ao Prêmio APCA na categoria Teatro do primeiro semestre de 2023. A premiação, que é promovida pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), é reconhecida como a mais tradicional na área da cultura. A gratificação brasileira, criada em 1956, conta com 12 segmentos culturais, sendo: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Moda, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão.

Os nomes dos indicados foram divulgados pela associação nesta terça-feira (25) e “A Aforista”, do dramaturgo e diretor Marcos Damaceno, foi indicado em duas das principais categorias, sendo Melhor Atriz, pela atuação de Rosana Stavis, e como Melhor Espetáculo.

“Essas indicações representam uma enorme alegria para a companhia, ainda mais se tratando de uma associação tão importante para a arte brasileira, baseada no jornalismo e na crítica de arte. Acabamos de completar 100 sessões do espetáculo sempre com teatro cheio. Estamos muito felizes pelo resultado da montagem e com as indicações vindas de um corpo de críticos absolutamente técnicos e de grande experiência nas artes cênicas”, comenta Marcos Damaceno.

Para a atriz Rosana Stavis, que também foi indicada ao prêmio em 2013 por sua atuação na peça “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”, a nomeação reforça todo um trabalho de equipe para que pudesse exercer a atuação de forma técnica e minuciosa. “Foi um trabalho que exigiu muita técnica, que também mudou muito o meu timbre, para mais grave, para que transmitisse todas as coisas que estão dentro da cabeça da personagem, algumas musicais e outras textuais. Foi um trabalho minucioso, que envolveu a direção e a atuação dos músicos no espetáculo, que trouxe grande satisfação coletiva pessoal e profissional”, explica Rosana Stavis.

“A Aforista” teve sua estreia no Rio de Janeiro e passou por Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, com sessões esgotadas e sucesso de crítica. Atualmente, a peça está em cartaz em Curitiba, no Teatro Zé Maria Santos, até o dia 30 de julho. Em agosto, devido ao sucesso, o espetáculo retorna para curta temporada no Teatro da Caixa.

A peça abre a mente da protagonista, a aforista, em que se sobressaem confusões como de linguagem, ritmo, de excessos de informações, ansiedades e perturbações comuns da mente humana nos dias de hoje, com uma obra teatral por vezes angustiante, frequentemente hilariante. Em uma arquitetura mental espiral, em que a personagem verbaliza um estado próximo ao devaneio e da loucura, com pensamentos, lembranças e imaginações que fluem de forma lírica em alguns momentos, por meio de pesar em outros, flertando com a filosofia e o sublime, os acontecimentos na peça tornam-se expansivos e contraditórios. No palco, a atriz Rosana Stavis é acompanhada por dois pianos tocados ao vivo por Sérgio Justen e Rodrigo Henrique, que duelam e dão o tom da narrativa com a trilha original criada pelo premiado compositor Gilson Fukushima.

O projeto é realizado em Curitiba com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da Ademicon Consórcio e Investimento. Acompanhe as novidades e informações por meio das redes sociais oficiais da Cia.Stavis-Damaceno, pelo Instagram e Facebook @cia.stavis-damaceno.

Ficha técnica:

A AFORISTA
Texto e Direção: Marcos Damaceno
Elenco: Rosana Stavis
Pianistas: Sérgio Justen e Rodrigo Henrique
Composição e Direção Musical: Gilson Fukushima
Iluminação: Beto Bruel
Figurinos: Karen Brustollin
Assessoria de Comunicação: TIP – Performance de Mídia
Criação de artes: Pablito Kucarz
Produção Executiva: Bia Reiner
Assistente de Produção: Edilaine Maciel
Produção: Cia.Stavis-Damaceno

Serviço:

A AFORISTA
Temporada em Curitiba: De 12 até 30 de julho
Quarta a sábado – 20h | Domingo – 19h.
Local: Teatro Jos̩ Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 РṢo Francisco)
Ingressos: Pela Ticket Fácil ou na bilheteria oficial do Centro Cultural Teatro Guaíra.
Link dos ingressos: https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-a-aforista.aspx
Valores: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Classificação: 16 anos
Duração: 70′