Celebrando duas décadas de vanguarda teatral, o Festival Cia. YinsPiração apresenta espetáculos marcantes e a aula-show “Rouxinol ou Cotovia” no SESC 504 Sul

Criada em 2002, em Brasília, a Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas possui uma linha de investigação teatral direcionada à excelência do ator e ao teatro de vanguarda, com incentivo à construção de dramaturgia original. Há mais de 20 anos, desenvolve seu método próprio – Physis, baseado na presença e vulnerabilidade do ator em cena, mesclando linguagens de teatro, cinema, artes marciais, yoga, tai-chi e psicologia.

A peça A Página em Branco marcou o início “oficial” do grupo em 2005, montagem escrita a várias mãos, com grande elenco, cenário sofisticado, música e sonoplastia ao vivo, falava exatamente sobre a criação teatral, suas crises e maravilhas, com personagens e parentes misturados à vida do autor que conversava ora com uns, ora com outros.

Dentre as muitas obras dessa estrada e para comemorar esse marco, serão apresentados O Equilibrista, Diatribe de Amor e Fahrenheit, e, de brinde, a demonstração de trabalho Rouxinol ou Cotovia, de 13.maio a 01.junho no SESC Estação 504 Sul!

Outros espetáculos da Cia. YinsPiração são: Mare Serenitatis (2019); Sonhos de Shakespeare (2015 – 2016), The Big Heart; Eros (2014), Elizabeth Tudo Pode (desde 2011), Ars – As Mil Folhas Nuas dos Poemas (2003 a 2012), Até que a Morte nos Separe (2007) e Medeia – Gaia em Fúria (2006). Desde 2007, mantém intercâmbio com o grupo dinamarquês Odin Teatret, através, principalmente, da residência artística A ARTE SECRETA DO ATOR, com Eugenio Barba e Julia Varley. Realiza também o festival internacional de teatro feito por mulheres, Solos Férteis, em Brasília, ligado à rede Magdalena Project.

O grupo é parte da TAO Filmes, também dirigido por Martuchelli, que produz e ministra cursos de teatro e atuação para cinema há mais de 30 anos na capital.

Programação Festival Cia. YinsPiração

13.maio – 20h
Rouxinol ou Cotovia – Aula-espetáculo
Direção de Luciana Martuchelli
Com Filipe Lima Durant
Classificação indicativa LIVRE

Aula-espetáculo sobre o trabalho de voz. O ator Filipe Lima Durant apresenta o processo de descoberta da própria voz em cena com exercícios vocais e caminhos que levaram à criação de personagens dos espetáculos da Cia. YinsPiração. Compartilha descobertas sobre voz falada e cantada, para a música e o teatro. Após a apresentação, o ator e a diretora responderão perguntas do público

22 e 23.maio – 20h
O Equilibrista
Direção e dramaturgia de Luciana Martuchelli
Com Filipe Lima Durant e Guilherme Cezário
Classificação indicativa LIVRE

Quais são as escolhas do coração que transformam um menino em um homem e um homem em um artista e criador?

O palco é uma ilha onde o tempo não existe; as ruínas de um teatro incendiado, onde o tempo passou; a morada de Deus, onde o tempo está parado; o jardim do Imperador, onde o tempo voa.

“Este espetáculo é uma poética contemporânea sobre novas masculinidades . A ausência de ritos de passagem modernos para os homens, que os levam infância à vida adulta, privam os meninos de se tornarem homens mais integrados com a vida”, afirma a diretora Luciana Martuchelli.

24 e 25.maio – sábado 20h e domingo 19h
Diatribe de Amor
Tradução e direção: André Aires
Com Juliana Zancanaro
Direção Geral: Luciana Martuchelli
Classificação indicativa 16 anos

“Nada se parece tanto com o inferno quanto um matrimônio feliz!”

Única peça de teatro escrita por Gabriel García Márquez, com as belezas e crueldades da vida cotidiana. Enquanto se prepara para suas bodas de prata, Graciela Jaraiz de la Vera revela ao público detalhes, segredos e percepções que marcaram a história do casal, deixando claro que a festa será a mais importante de todas: a última! Recheada de frases líricas e profundas, típicas do autor colombiano, expõe o machismo comum aos países latinos.

31.maio e 01.junho – sábado 20h e domingo 19h
Fahrenheit – Cantos e Contos de João de Ferro
Direção e dramaturgia: Luciana Martuchelli
Com: Davi Pieri, Filipe Lima Durant, Francisco Rocha, Gabriel Duarte, Henrique Pamplona, Ítallo Ramiro, Pedro Duarte, Reges Aragão e Guilherme Cezário.
Classificação indicativa LIVRE

Para defender as mulheres, em busca de equidade, devemos nos questionar: e os meninos que nascem? “Fahrenheit – Cantos e Contos de João de Ferro” pergunta: qual futuro espera de nossos meninos? Que mundo, modelos e exemplos eles herdarão e perpetuarão? Atores trazem memórias com os estereótipos de ser homem em uma performance imersiva sobre novas masculinidades para investigar e questionar o universo masculino.

FESTIVAL CIA. YINSPIRAÇÃO 20 ANOS

SERVIÇO

– Rouxinol ou Cotovia – Aula-espetáculo 13.maio – 20h
– O Equilibrista 22 e 23.maio – 20h
– Diatribe de Amor 24 e 25.maio – sábado 20h e domingo 19h
– Fahrenheit – Cantos e Contos de João de Ferro 31.maio e 01.junho – sábado 20h e domingo 19h

Local: SESC ESTAÇÃO 504 SUL (W3 SUL – 504)
Entrada: R$ 60,00 (R$ 30,00 meia entrada para estudantes, professores, maiores de 60)
Rouxinol ou Cotovia e O Equilibrista, dia 22.05, entrada franca
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/evento/festival-cia-yinspiraCAo-20-anos/2938499
Livros à venda com desconto por ingresso