O Festival Itinerante Rock e Quadrinhos levará oficinas de HQs e shows da banda Quebraqueixo às escolas públicas de São Sebastião, no Distrito Federal, em 2025
Elaborado pela banda brasiliense Quebraqueixo e realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Festival Itinerante Rock e Quadrinhos é um projeto multidisciplinar de artes integradas para promover cultura, educação e entretenimento para alunos da rede pública do Distrito Federal. Desde 2014, o projeto passou por dezenas de escolas em diversas regiões administrativas do DF e retorna em 2025 para mais cinco datas em São Sebastião:
7 de maio (quarta-feira), no CED São José
14h35: oficina
15h35: show
10 de maio (sábado), no CED Zumbi dos Palmares
9h30: oficina
10h25: show
17 de maio (sábado), no CED Nova Betânia
turno matutino
17 de maio (sábado), no CED Nova Betânia
turno vespertino
14 de junho (sábado), CED São Bartolomeu
turno matutino
Por se tratarem de linguagens extremamente lúdicas e com grande poder de adesão e influência sobre a juventude, o projeto propõe, de forma original, a utilização da escola, da música e das HQs como ferramentas de aproximação de jovens da cultura. As oficinas são ministradas por Evandro Vieira, vocalista do Quebraqueixo e artista gráfico, que, em sala de aula, apresenta aos estudantes os rudimentos básicos para a produção de uma história em quadrinhos, mostrando como, com recursos simples, qualquer pessoa pode fazer uma HQ.
Além da oficina, o quarteto formado por Evandro (voz), Paulo Mattos (guitarra), André Bermak (bateria) e Herman Antunes (baixo) sobe ao palco montado na escola e faz uma apresentação de 30 minutos, na qual mostra seu hardcore contestador e empolgante, tocando músicas de seus dois CDs e antecipando material inédito.
O evento é gratuito e voltado para a comunidade escolar de cada instituição de ensino. Para mais informações, siga o projeto: www.instagram.com/2festival_

SOBRE O PROJETO
A ideia do Festival Itinerante Rock e Quadrinhos surgiu a partir do segundo álbum da banda Quebraqueixo, A Banda Desenhada, lançado em formato híbrido, CD e livro, em 2011, e que contou com a participação de 14 quadrinistas de Brasília adaptando as letras das músicas do quarteto para os quadrinhos. A banda foi então contemplada com o apoio do FAC para realizar uma série de oficinas de quadrinhos que se transformaram no festival itinerante.
SOBRE O QUEBRAQUEIXO
Na estrada desde 2001, o Quebraqueixo tem dois CDs lançados: Terra Torta (2004) e Quebraqueixo – A Banda Desenhada (2011) – o segundo álbum está disponível para audição nas plataformas de streaming. Tocando hardcore, o quarteto se apresentou em diversos palcos no Distrito Federal e ainda em cidades como Goiânia (GO), Palmas (TO) e Belo Horizonte (MG).
Com seu segundo trabalho, a banda foi indicada ao Troféu HQ Mix (principal premiação dos quadrinhos no Brasil) e ao Prêmio Jorge Salim de excelência gráfica. Representando a banda, Evandro participou de importantes eventos de quadrinhos, como o FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), em Belo Horizonte; a Rio Comicom, no Rio de Janeiro; a Gibicom, em Curitiba; e o Montevideo Comics, no Uruguai.
FESTIVAL ITINERANTE ROCK E QUADRINHOS
Datas em escolas de São Sebastião (DF), com oficinas de histórias em quadrinhos e shows da banda Quebraqueixo: 7 de maio (quarta-feira), no CED São José (turno vespertino); 10 de maio (sábado), no CED Zumbi dos Palmares (turno matutino); 17 de maio (sábado), no CED Nova Betânia (turnos matutino e vespertino) e 14 de junho (sábado), no CED São Bartolomeu (turno matutino). O evento é gratuito e exclusivo para a comunidade escolar de cada centro de ensino visitado. Classificação indicativa livre.