“De Férias com o Fim” é uma performance que convida à reflexão sobre práticas conscientes, unindo tecnologia e responsabilidade ambiental, em apresentações gratuitas de até 4 de maio
Resultado de residência artística, performance convida o público a refletir sobre a urgência de práticas conscientes que aliem tecnologia à responsabilidade ambiental.
A Residência Artística EKO foi realizada ao longo do mês de abril com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e contou com o apoio do SESI Lab, do ICMBio (Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília), da Extra Classe Turismo, do Centro de Invenção Cultural e da pesquisa teórico-prática Yncruza.
Como culminância dessa jornada, nasce a peça de teatro performativo “De férias com o fim”, que será apresentada até de maio no espaço Ateliê Eco Arte Balaio do Cerrado, com entrada gratuita.
O espetáculo convida o público a refletir sobre a urgência de práticas conscientes que aliem inovação tecnológica à responsabilidade ambiental. Durante o processo, artistas e pesquisadores se reuniram em encontros imersivos, criativos e formativos para refletir sobre futuros possíveis diante da crise climática, atravessados pelos eixos temáticos: tecnologia e meio ambiente.
O elenco contará tanto com artistas previamente convidados, quanto artistas que foram selecionados a partir de uma chamada aberta: Gabriela Rabêlo (Briu), Nathália Azoubel, TASSI – Tassiana Rodrigues, Larissa Souza, Íris Marwell, Cainan Rodrigues, Catu, Coletivo Kilombra, Erica Rodrigues, Oli, Maria Vitória Carballar, Gaspar e Kosha.
Para Gabriela Rabêlo, produtora do projeto, a Residência Artística EKO promove diálogos sobre o futuro a partir de uma perspectiva interdisciplinar do teatro. “A peça nasce de um processo baseado em formação, intercâmbio e criação coletiva. A residência percorreu diversos territórios de Brasília, articulando arte e ativismo ambiental em prol de um futuro climático mais consciente no Distrito Federal”, explica.
Além do espetáculo, o projeto investiu na criação de um site interativo, que abriga uma inteligência artificial performativa inspirada em uma vidente: A Eko. O bot convida o público a imaginar futuros coletivos a partir de inquietações individuais. O acesso é gratuito e está disponível em: https://eko-ai.streamlit.app.
Outro desdobramento da residência é o jogo Novo Rio, atualmente em desenvolvimento por Clayton Borges e Kosha, que buscará, de forma lúdica e educativa, sensibilizar o público sobre a crise climática e os caminhos do reflorestamento.
SERVIÇO:
DE FÉRIAS COM O FIM
Data: 1 a 4 de maio (quinta a domingo)
Local: Ateliê Eco-Arte Balaio do Cerrado – SHIP – Asa Sul, próximo ao zoológico, em frente a hípica hall.
Horários:
03/05 (sábado), às 18h30 e 20h30
04/05 (domingo), às 18h40
ENTRADA GRATUITA
C.I. 14 anos