Jon Hopkins lança o single “Forever Held”, uma composição orquestral emocionante que explora a conexão entre a Terra e o espaço, em colaboração com a NASA

Jon Hopkins compartilha uma nova faixa, “Forever Held”. Uma peça orquestral completa com arranjos de cordas do multi-instrumentista islandĂȘs Ólafur Arnalds, Ă© uma composição emotiva e profundamente pacĂ­fica de mĂșsica cinematogrĂĄfica que explora temas sobre a Terra e seu contexto no espaço.

Jon Hopkins

O NASA JPL colaborou com Jon Hopkins para compor a mĂșsica “Forever Held” para o Space for Earth, a primeira experiĂȘncia imersiva aberta ao pĂșblico, encomendada pela NASA e localizada na sede da NASA em Washington, DC. A mĂșsica foi inspirada por cartas escritas pela Diretora Criativa e artista da NASA, Erica Bernhard, durante a criação da instalação. Essas cartas, descritas como “cartas de amor da Terra para o Espaço”, terminavam com a frase “para sempre envolvida em sua gravidade”. Essas palavras inspiraram Rick Holland, colaborador frequente de Jon, a nomear a mĂșsica como “Forever Held”.

Falando sobre a composição, Hopkins diz: “Aproveitei essa oportunidade para criar uma peça orquestral completa. Eu queria criar algo atemporal que transmitisse a sensação de ser ‘abraçado’ pela Terra. Pensei na fragilidade e no poder do nosso planeta, e no papel da raça humana em seu próprio destino.”

Erica Bernhard acrescenta: “O espaço nĂŁo Ă© apenas o cenĂĄrio da existĂȘncia humana, mas uma dimensĂŁo viva e pulsante. Existem comunicaçÔes invisĂ­veis acontecendo entre a Terra e os satĂ©lites da NASA que observam nosso planeta. A visĂŁo do espaço oferece uma profunda mudança de perspectiva – os astronautas chamam isso de efeito panorĂąmico. As composiçÔes de Hopkins capturam essa mudança, infundindo o som com a vastidĂŁo do espaço ao mesmo tempo em que nos ancoram na essĂȘncia e nos ritmos da vida na Terra. Suas paisagens sonoras atuam como uma ponte entre esses reinos, traduzindo a admiração e o deslumbramento do espaço e da Terra em uma jornada sonora e imersiva que nos leva a refletir sobre nosso lugar no universo e nossa responsabilidade com o planeta.”

O videoclipe de “Forever Held”, criado e dirigido por Erica Bernhard, exibe a variedade do estĂșdio de arte-ciĂȘncia COVALENT Collaboratory. É uma evolução visual das cartas de amor entre o Espaço e a Terra – os humanos sendo uma parte inextricĂĄvel desses sistemas interconectados. Ele envolve poeticamente imagens e dados da NASA em dois dançarinos capturados em movimento: o personagem ‘Espaço’, composto de imagens do TelescĂłpio Espacial James Webb, enquanto o personagem ‘Terra’ Ă© envolto em imagens de satĂ©lites da Terra Ă  noite, enquanto eles realizam sua dança eterna.

ApĂłs a colaboração entre NASA JPL/Erica Bernhard e Jon Hopkins na criação de “Forever Held”, a mĂșsica continuou a evoluir, crescer e viver fora da instalação. A mĂșsica, imagens de seu videoclipe, as cartas originais e partes da instalação Space for Earth foram gravadas e codificadas em um disco NanoFiche, que serĂĄ enviado Ă  Lua como parte do Lunar Codex via NASA CLPS.

Antes de seu lançamento, “Forever Held” foi usada pelo Coldplay na introdução de seu novo ĂĄlbum Moon Music (na faixa-tĂ­tulo) e tambĂ©m abriu o show da banda no palco principal do Glastonbury deste ano com a mĂșsica.

Hopkins tambĂ©m contribuiu no projeto de remixes de Brat, de Charli XCX, na faixa “I might say something stupid” com The 1975, mostrando uma abordagem completamente diferente, mas ainda caracterĂ­stica da essĂȘncia de Brat.

Recentemente, Jon Hopkins lançou seu Ășltimo ĂĄlbum de estĂșdio RITUAL, uma Ă©pica cerimĂŽnia de 41 minutos construĂ­da a partir de graves cavernosos, percussĂ”es hipnĂłticas e uma melodia transcendental. Depois de estrear o ĂĄlbum em vĂĄrias experiĂȘncias de escuta coletiva em ĂĄudio imersivo ao redor do mundo antes do lançamento, Hopkins anunciou seu primeiro evento de grande escala no EartH Theatre, em Londres, que jĂĄ estĂĄ esgotado. O evento contarĂĄ com uma apresentação ao vivo no piano e uma sessĂŁo de perguntas e respostas com Hopkins e seu colaborador 7RAYS.

Além disso, Jon se apresentarå no Southbank Centre, em Londres, ao lado de Aaron e Bryce Dessner em 6 de dezembro, como parte da estreia de All of This Unreal Time, com o ator vencedor do Oscar, Cillian Murphy. O filme é escrito por Max Porter e dirigido por Aoife McArdle, com trilha sonora composta pelos irmãos Dessner e Hopkins.

Jon Hopkins Online:
Website | Facebook | Instagram