A nova sĂ©rie documental ‘Justiça Por Elas’, da CafĂ© Royal, estreia no GNT no domingo (10/03), abordando as vĂĄrias formas de violĂȘncia contra as mulheres

Neste domingo (10/03) vĂŁo ao ar os dois primeiros episĂłdios da nova sĂ©rie documental do GNT e produzida pela CafĂ© Royal, “Justiça Por Elas”, que relata e discute as vĂĄrias violĂȘncias a que as mulheres sĂŁo expostas ao longo de suas vidas.

Com duração de sete episĂłdios, a produção contarĂĄ com apresentação de Gabriela Manssur, advogada especializada no direito da mulher e ex-promotora pĂșblica, que discutirĂĄ os aspectos jurĂ­dicos, prĂĄticos e emocionais de cada tipo de violĂȘncia junto a pensadoras e pesquisadoras do tema, nomes relevantes do direito e da psicologia.

A produção do programa é feita inteiramente por mulheres, pela frente e por trås das cùmeras. A direção é de Andrea Cassola e a produção executiva de Adriana Tavares, sócia da Café Royal.

A sĂ©rie vai ao ar todos os domingos, Ă s 23 horas, com dois episĂłdios em sequĂȘncia. Os conteĂșdos tambĂ©m estarĂŁo disponĂ­veis no Globoplay + Canais.

No primeiro episĂłdio, sobre ViolĂȘncia DomĂ©stica, participam como personagens Zeila Plath, Advogada e Especialista em CiĂȘncias Criminais e Maria Gal, atriz. Ao comentarem sobre suas experiĂȘncias como vĂ­timas da violĂȘncia domĂ©stica, as entrevistadas suscitam vertentes como os ciclos da violĂȘncia, os sinais de um relacionamento abusivo, a importĂąncia da sororidade entre as mulheres e a escalada desse tipo de violĂȘncia. Uma das especialistas, ValĂ©ria Scarance, que Ă© Promotora de Justiça, alega que “A chave para o enfrentamento da violĂȘncia domĂ©stica contra a mulher Ă© a percepção, a constatação da violĂȘncia psicolĂłgica”.

AlĂ©m de Manssur, que apresenta o programa, participam como especialistas: Daniele Campos, Advogada especializada em direito das mulheres; Maria Sylvia de Oliveira, Advogada e coordenadora de polĂ­ticas de promoção de gĂȘnero e raça do GelĂ©des Instituto da Mulher Negra; Pagu Rodrigues, Coordenadora de prevenção a violĂȘncia contra as mulheres no MinistĂ©rio das Mulheres e KĂĄtia Rosa, PsicĂłloga especializada em violĂȘncia contra a mulher.

JĂĄ o segundo episĂłdio, tem como tema o FeminicĂ­dio e conta com os relatos de Tina Gabriel, irmĂŁ de vĂ­tima de feminicĂ­dio, e Bruna Freitas, Assistente Administrativa.

As histĂłrias das convidadas criam rostos para os nĂșmeros estarrecedores de feminicĂ­dio no Brasil, quando a morte da mulher acontece por ela ser mulher. O Brasil Ă© o 5Âș paĂ­s que mais mata mulheres. Em 2022, foram registradas 1.437 mortes, sendo 61% de mulheres negras e com 53% dos assassinos como “parceiros Ă­ntimos”.

Considerado um dos maiores avanços contra esse cenårio, o episódio relembra a criação da Lei Maria da Penha. Em 1983, Maria da Penha levou um tiro nas costas de seu então marido enquanto ela dormia. Lutou 19 anos por justiça quando, em 2002, o agressor foi finalmente preso. Em 2006, foi criada a Lei em homenagem a seu nome, estabelecendo a concessão de medida protetiva. A importùncia disso estå nos dados: 97% das vítimas de feminicídio não tinham medida protetiva.

Sobre a Café Royal

Desde 2019, a CafĂ© Royal tem desenvolvido projetos nas ĂĄreas de entretenimento: filmes, documentĂĄrios, sĂ©ries e peças de teatro, incluindo a co-produção de “Eu De VocĂȘ”, protagonizada por Denise Fraga. Entre os principais projetos lançados pela produtora, estĂŁo: o filme “45 do Segundo Tempo”, dirigido por Luiz Villaça e protagonizado por Tony Ramos; os documentĂĄrios “Do Amor NinguĂ©m Foge” e “Samadhi Road”, ambos dirigidos pelos IrmĂŁos Ahimsa; o curta “ColetĂąnea de HistĂłrias Extremamente Curtas”, de Pedro Fraga Villaça; e o documentĂĄrio “Nossa PĂĄtria EstĂĄ Onde Somos Amados”, dirigido por Felipe Hirsch, em parceria com o Museu da LĂ­ngua Portuguesa e com o Sesc.

Em 2023, a produtora finalizou as filmagens do documentĂĄrio sobre a peça “Eu de VocĂȘ”, produziu a sĂ©rie “Justiça Por Elas”, para a GNT, estĂĄ finalizando o documentĂĄrio “Amor Radical”, de Julio Hey, sobre a vida e o legado de Satish Kumar e desenvolve projetos para Netflix e outros players.

Sobre o GNT

O GNT Ă© uma marca multiplataforma, que busca inspirar e Ă© inspirada pelas histĂłrias das pessoas. HistĂłrias de gente que ama comer, cuidar da casa, da autoestima. HistĂłrias de gente que trabalha e viaja para valer, gosta de um bom papo e, principalmente, descontrair. A partir do diĂĄlogo, queremos promover discussĂ”es relevantes para a sociedade. VocĂȘ pode acessar esse e todos os outros produtos do GNT atravĂ©s das diversas plataformas da marca:

Para assistir a qualquer hora do dia: Canais Globo
Para conferir trechos com os melhores momentos: YouTube
Para saber tudo o que acontece nos bastidores: Instagram e Facebook